A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou eventos de posse para a nova delegada chefe da Delegacia da Mulher de Pato Branco, no Sudoeste do Estado, na terça-feira (31). A delegada Keila Maria Mafioletti passa a ser a delegada adjunta da unidade.
Durante o discurso de posse a delegada da PCPR Luciana Novaes contou que a nova delegada da unidade mostrou que corresponde a tudo o que a sociedade de Pato Branco espera. “Receber, acolher e defender nossas mulheres e qualquer pessoa que se identifique com o gênero feminino que sejam vítimas de violência doméstica ou crime contra a dignidade sexual.”
Ao todo 391 policias tomaram posse em todo o Paraná. Os novos policiais civis desempenham funções em investigação de crimes, direção de delegacias, interlocução com o Poder Judiciário, lavraturas de flagrantes, operações policiais e condução de inquéritos. Com esse reforço, a expectativa é de respostas muito mais rápidas para a sociedade.
Contratação histórica – A contratação de mais de 400 servidores para compor o efetivo da Polícia Civil do Paraná marca um momento histórico do Estado: todas as 161 comarcas passam a contar com delegados. Ao todo foram chamados, por concurso público, 150 delegados, 200 investigadores, 50 papiloscopistas e 25 escrivães. Destes, 391 concluíram com sucesso o curso de formação e em 2023 passaram a reforçar a segurança dos paranaenses.
LOTAÇÕES – A ordem de escolha da lotação ocorreu a partir de uma média aritmética entre as notas obtidas no concurso e as notas das avaliações teóricas, práticas e de aptidão física realizadas durante o curso técnico-profissional.
Além da média, dois outros fatores também interferiram na escolha das unidades onde cada profissional vai atuar. No concurso de investigador e papiloscopista, as vagas foram regionalizadas por edital. Por isso, o candidato se inscreveu para uma região específica do Estado.
As vagas para o cargo de delegado foram direcionadas para as cidades do Interior e da Região Metropolitana – os novos servidores devem trabalhar nestas localidades por, no mínimo, três anos.
Nas subdivisões do Interior, o reforço no efetivo ocorre com 281 servidores: 130 delegados, 108 investigadores, 15 escrivães e 28 papiloscopistas.
PLANO ESTRATÉGICO – A contratação e a formação dos futuros servidores fazem parte do Plano Estratégico 2019-2023 que foi instituído no primeiro mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e que busca trazer melhorias tanto para os policiais civis como para a sociedade. Outra conquista histórica do período foi a remoção de todos os presos das delegacias, liberando os policiais civis para sua missão constitucional. Os detentos passaram a ser responsabilidade da Polícia Penal e foram encaminhados para unidades específicas ou penitenciárias.
PRESENÇAS – a Delegada Chefe da Divisão de Polícia Especializada Luciana de Novaes, o Prefeito Municipal de Pato Branco Robson Cantu, o Delegado Chefe da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco Helder Andrade Lauria, a Delegada Chefe do Nucleo de Repressão ao Tráfico Pato Branco, Franciela Alberton, o Presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco Hania Caminski, a Juíza de Direito, Franciele Estela Albergoni de Souza Vairich, o Promotor de Justiça Vitório Alves da Silva Júnior, o Comandante do 3o Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco Major Vicente Carvalho Júnior, a Prefeita de Clevelândia Rafaela Losi, a vereadora e Procuradora da Mulher de Clevelândia Andréia Aparecida de Abreu e o presidente da Câmara Municipal de Clevelândia Cristiano Dlugoss.
Fonte: Polícia Civil do Paraná