NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR promove palestra de capacitação para atendimento a autistas

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu uma palestra de capacitação para atendimento a autistas, nesta segunda-feira (8), na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), em Curitiba. Mais de 140 servidores participaram do evento. 

A iniciativa teve como objetivo de levar informação aos servidores sobre como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família. Para isso, o evento contou com palestras que abordaram o Transtorno Espectro Autista (TEA), os comportamentos, os termos adequados para se tratamento, a regulação emocional e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). 

O delegado da PCPR, Rafael Vianna, diretor da ESPC, enfatiza a oportunidade de os servidores terem acesso à capacitação. “A PCPR está sempre atenta as questões mais atuais e as necessidades de aprimoramento de atualização dos policiais, essa palestra do autismo se enquadra nesse contexto”, conta o delegado. 

O coordenador da (Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas) Onda, Fábio Cordeiro, ressalta que a capacitação é essencial para os profissionais que trabalham com o público, visto que o assunto ainda é algo desconhecido na sociedade. “A gente fala muito em conscientização pra dentro da comunidade do autismo, quando a gente fala do assunto para policiais que trabalham na comunidade em geral, o conhecimento automaticamente será disseminado na comunidade”, conclui Cordeiro. 

Leia Também:  Defesa Civil intensifica atendimento aos municípios; barragens operam com segurança

O conhecimento ministrado nas palestras proporciona aos servidores o entendimento da necessidade de trazer acolhimento as pessoas autistas. Dessa forma, os servidores são orientados a manter e melhorar os serviços prestados a fim de realizar um atendimento moderno, que garantirá agilidade e eficiência em todo o processo. 

A escrivã Elizangela Rodrigues, participou das palestras e conta que o conhecimento adquirido faz a diferença no atendimento. “Como a gente trabalha diretamente com público nas delegacias, é de extrema importância saber identificar quando uma pessoa precisa de um atendimento diferenciado”, conta. 

O delegado Vianna finaliza que temas relevantes, como o TEA, são importantes para melhorar o atendimento ao público e o relacionamento com a sociedade e com as demais entidades. 

PRESENÇAS – Participaram do evento, o diretor da Escola Superior de Polícia Civil e Delegado da PCPR, Rafael Vianna, a presidente do Sinclapol, Valquíria Tisque, a coordenadora de ações solidárias da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná Rose Traiano, a diretora geral da Secretaria da Justiça e Cidadania Rubia Rossi, a médica psiquiatra Cláudia Paola, o coordenador da Onda Fábio Cordeiro e a pedagoga Carla Lourenço. 

Leia Também:  PCPR apreende armas e munições durante cumprimento de buscas em Castro

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Governo promove webinar com fundadora da Transparência Internacional Brasil

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA