NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR promove palestra de capacitação para atendimento a autistas

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu uma palestra de capacitação para atendimento a autistas, nesta segunda-feira (8), na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), em Curitiba. Mais de 140 servidores participaram do evento. 

A iniciativa teve como objetivo de levar informação aos servidores sobre como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família. Para isso, o evento contou com palestras que abordaram o Transtorno Espectro Autista (TEA), os comportamentos, os termos adequados para se tratamento, a regulação emocional e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). 

O delegado da PCPR, Rafael Vianna, diretor da ESPC, enfatiza a oportunidade de os servidores terem acesso à capacitação. “A PCPR está sempre atenta as questões mais atuais e as necessidades de aprimoramento de atualização dos policiais, essa palestra do autismo se enquadra nesse contexto”, conta o delegado. 

O coordenador da (Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas) Onda, Fábio Cordeiro, ressalta que a capacitação é essencial para os profissionais que trabalham com o público, visto que o assunto ainda é algo desconhecido na sociedade. “A gente fala muito em conscientização pra dentro da comunidade do autismo, quando a gente fala do assunto para policiais que trabalham na comunidade em geral, o conhecimento automaticamente será disseminado na comunidade”, conclui Cordeiro. 

Leia Também:  PCPR prende dois homens por crimes distintos em Congonhinhas

O conhecimento ministrado nas palestras proporciona aos servidores o entendimento da necessidade de trazer acolhimento as pessoas autistas. Dessa forma, os servidores são orientados a manter e melhorar os serviços prestados a fim de realizar um atendimento moderno, que garantirá agilidade e eficiência em todo o processo. 

A escrivã Elizangela Rodrigues, participou das palestras e conta que o conhecimento adquirido faz a diferença no atendimento. “Como a gente trabalha diretamente com público nas delegacias, é de extrema importância saber identificar quando uma pessoa precisa de um atendimento diferenciado”, conta. 

O delegado Vianna finaliza que temas relevantes, como o TEA, são importantes para melhorar o atendimento ao público e o relacionamento com a sociedade e com as demais entidades. 

PRESENÇAS – Participaram do evento, o diretor da Escola Superior de Polícia Civil e Delegado da PCPR, Rafael Vianna, a presidente do Sinclapol, Valquíria Tisque, a coordenadora de ações solidárias da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná Rose Traiano, a diretora geral da Secretaria da Justiça e Cidadania Rubia Rossi, a médica psiquiatra Cláudia Paola, o coordenador da Onda Fábio Cordeiro e a pedagoga Carla Lourenço. 

Leia Também:  Com foco na inclusão, Governo do Paraná promove webinar sobre o Abril Azul

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem foragido por furto em Morretes

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (23), um homem de 32 anos foragido pelo crime de furto. A captura ocorreu no município de Morretes, no litoral do estado.

O homem é suspeito da prática de furto, ocorrido no dia 19 de dezembro, em Morretes. O indivíduo furtou uma bicicleta avaliada em R$ 1.800. A investigação foi conduzida pela equipe de plantão da PCPR, que também solicitou a expedição do mandado de prisão.

A investigação apurou que o vizinho da vítima foi flagrado em imagens de câmeras de segurança próximas ao local do fato com a bicicleta furtada.

“Ressalta-se que o homem é reincidente e, embora o furto seja simples, a prática de crimes contra o patrimônio na região gera grave abalo à ordem pública, principalmente em período em que há grande circulação de pessoas no município, em razão do veraneio”, afirma a delegada da PCPR Taís Melo.

A delegada da PCPR Aline Simadon destacou a importância da ação para a segurança da população. 

Leia Também:  Estado capacita técnicos e profissionais de saúde para incentivar o Teste do Pezinho

“A prisão deste indivíduo reforça o compromisso da Polícia Civil em garantir tranquilidade à comunidade local, especialmente em períodos de maior movimentação, como a temporada de verão”, afirmou.

A prisão foi realizada pela equipe de expediente da delegacia de Morretes, que integra a Operação Verão Maior Paraná. Após a captura, o homem foi encaminhado para o sistema penitenciário.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar em investigações. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA