A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante três homens, de 38, 47 e 62 anos, suspeitos de envolvimento em um golpe de estelionato conhecido como “golpe da falsa herança”. A ação aconteceu na tarde desta segunda-feira (7), em Guarapuava, na região Central do Estado.
A vítima, de 71 anos, moradora de Guarapuava, procurou a PCPR após ser abordada por um homem idoso que alegava precisar de ajuda para sacar uma herança. Durante a abordagem, outro indivíduo, que se apresentou como gerente de uma empresa local, teria simulado uma ligação para um banco e confirmado a existência de uma herança no valor de aproximadamente R$ 3 milhões.
Conforme o delegado da PCPR Ramon Galvão Zeferino, a vítima foi convencida a realizar saques e transferências bancárias, que totalizaram R$ 20 mil, entregues aos suspeitos sob a promessa de receber parte do valor da herança.
Durante o registro da ocorrência, a equipe da PCPR recebeu a informação de que um veículo suspeito havia deixado Guarapuava com destino a Laranjeiras do Sul. A partir disso, os policiais entraram em contato com a equipe da cidade vizinha, que localizou o automóvel por volta das 16h30 na rodovia BR-277.
“No interior do veículo estavam três homens. Com eles foram encontrados valores em espécie, celulares, documentos e comprovantes de transações bancárias compatíveis com o relato da vítima”, explica.
Os suspeitos foram encaminhados ao sistema penitenciário. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos e vítimas.
O delegado ainda orienta a população a ter cautela diante de abordagens em locais públicos relacionadas a promessas de prêmios, heranças, bilhetes premiados ou retirada de valores. Em casos de suspeita, a orientação é registrar denúncia pelo telefone 197, da PCPR ou por meio de Boletim de Ocorrência, no site da Polícia Civil ou na delegacia mais próxima.
Fonte: PJC PR