NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR participa de Seminário de Direitos Humanos

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou do Seminário de Direitos Humanos – Proteção à Pessoa Idosa e Vulneráveis promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) na última quinta-feira (15). O encontro teve como objetivo ouvir os anseios da sociedade e das pessoas que integram e atuam na defesa dos grupos de pessoas vulneráveis. 

“Cada seminário homenageamos um grupo de pessoas vulneráveis e neste evento são as pessoas idosas. Queremos ouvir a sociedade civil para entender como recebem as nossas políticas públicas e, com a troca de ideias, fazer uma avaliação daquilo que precisamos aperfeiçoar”, disse o chefe do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis da Polícia Civil e delegado, Cláudio Marques. 

O encontro foi voltado para integrantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, do Corpo de Bombeiros, defensores de Direitos Humanos, servidores do Sistema de Justiça, estudantes e pesquisadores da área. 

“É um momento de reflexão, para que possamos entender as necessidades dos grupos vulneráveis. Hoje é um dia para reforçarmos e reafirmarmos o quanto é importante compreender e ter empatia pelo outro, uma vez que nós, servidores públicos, somos cuidadores e servidores de todos eles”, afirmou a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes. 

Para o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Chehade Elias Geha, os debates são importantes para maior conhecimento e instrução das forças de segurança. “Ninguém melhor do que os integrantes das forças de segurança estarem bem instruídos, pois somos a instituição que sempre está pronta para atender e proteger toda a população”, pontuou.  

Leia Também:  PCPR prende homem condenado por homicídio na direção de veículo automotor em Irati

A abertura do evento contou com a presença da presidente do Conselho das Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Rose Traiano. “Esse Seminário debate um assunto de extrema importância, que é a proteção aos nossos idosos. É nossa responsabilidade protegê-los. Juntos podemos criar um ambiente seguro e acolhedor para eles”, comentou. 

PROGRAMAÇÃO – Na programação do período da manhã foi concedido espaço para a participação de grupos vulneráveis, que apresentaram suas pautas dentro da temática prevista para o Seminário. 

Neste momento, fizeram uso da palavra os representantes da Secretaria de Justiça, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Conselho dos Refugiados, Migrantes e Apátridas, do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Estadual de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, do Comitê LGBTI+PR e do Conselho Permanente de Direitos Humanos. 

 No período da tarde, as autoridades presentes puderam apresentar as ações dos órgãos públicos em favor dos Direitos Humanos e da defesa dos grupos vulneráveis, a fim de alinhar as pautas apresentadas no início do evento. Dentre eles, falaram as do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembléia Legislativa do Paraná, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, da Delegacia da Mulher, da Defensoria Pública, da OAB Paraná, do Poder Judiciário do Paraná, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil, Científica e Penal. 

Leia Também:  Efetivo da Polícia Militar participa de nivelamento técnico para o Verão Maior Paraná

“Este momento é muito importante para a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A Sesp está dentro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa há bastante tempo e tem responsabilidade por parte das ações previstas no Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Estas ações envolvem, inclusive, capacitação de policiais em seus diferentes âmbitos. Essa capacitação não é só falar de pessoas idosas, mas é entender a especificidade do processo de envelhecimento”, acrescenta a coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Adriana Santos Oliveira. Ela representou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.   

DIREITOS HUMANOS – Anualmente, a Sesp realiza os Seminários de Direitos Humanos através das Escolas e Academias de Formação e Aperfeiçoamento das forças policiais. Neste ano, a data foi escolhida para coincidir com o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho. 

Cada edição do evento é realizada em uma data significativa para grupos de pessoas vulneráveis. Na edição de 2022, foi realizado em 28 de junho, como homenagem à luta dos integrantes da comunidade LGBTQIA+ contra a intolerância e o preconceito. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  POLICIAIS DO BPTRAN SALVAM VIDA DE RECÉM-NASCIDO E RECEBEM VISITA NO BATALHÃO

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA