NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR participa de Seminário de Direitos Humanos

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou do Seminário de Direitos Humanos – Proteção à Pessoa Idosa e Vulneráveis promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) na última quinta-feira (15). O encontro teve como objetivo ouvir os anseios da sociedade e das pessoas que integram e atuam na defesa dos grupos de pessoas vulneráveis. 

“Cada seminário homenageamos um grupo de pessoas vulneráveis e neste evento são as pessoas idosas. Queremos ouvir a sociedade civil para entender como recebem as nossas políticas públicas e, com a troca de ideias, fazer uma avaliação daquilo que precisamos aperfeiçoar”, disse o chefe do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis da Polícia Civil e delegado, Cláudio Marques. 

O encontro foi voltado para integrantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, do Corpo de Bombeiros, defensores de Direitos Humanos, servidores do Sistema de Justiça, estudantes e pesquisadores da área. 

“É um momento de reflexão, para que possamos entender as necessidades dos grupos vulneráveis. Hoje é um dia para reforçarmos e reafirmarmos o quanto é importante compreender e ter empatia pelo outro, uma vez que nós, servidores públicos, somos cuidadores e servidores de todos eles”, afirmou a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes. 

Para o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Chehade Elias Geha, os debates são importantes para maior conhecimento e instrução das forças de segurança. “Ninguém melhor do que os integrantes das forças de segurança estarem bem instruídos, pois somos a instituição que sempre está pronta para atender e proteger toda a população”, pontuou.  

Leia Também:  Efetivo da Polícia Militar participa de nivelamento técnico para o Verão Maior Paraná

A abertura do evento contou com a presença da presidente do Conselho das Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Rose Traiano. “Esse Seminário debate um assunto de extrema importância, que é a proteção aos nossos idosos. É nossa responsabilidade protegê-los. Juntos podemos criar um ambiente seguro e acolhedor para eles”, comentou. 

PROGRAMAÇÃO – Na programação do período da manhã foi concedido espaço para a participação de grupos vulneráveis, que apresentaram suas pautas dentro da temática prevista para o Seminário. 

Neste momento, fizeram uso da palavra os representantes da Secretaria de Justiça, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Conselho dos Refugiados, Migrantes e Apátridas, do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Estadual de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, do Comitê LGBTI+PR e do Conselho Permanente de Direitos Humanos. 

 No período da tarde, as autoridades presentes puderam apresentar as ações dos órgãos públicos em favor dos Direitos Humanos e da defesa dos grupos vulneráveis, a fim de alinhar as pautas apresentadas no início do evento. Dentre eles, falaram as do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembléia Legislativa do Paraná, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, da Delegacia da Mulher, da Defensoria Pública, da OAB Paraná, do Poder Judiciário do Paraná, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil, Científica e Penal. 

Leia Também:  PCPR participa de evento de doação de cães que foram resgatados em Curitiba

“Este momento é muito importante para a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A Sesp está dentro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa há bastante tempo e tem responsabilidade por parte das ações previstas no Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Estas ações envolvem, inclusive, capacitação de policiais em seus diferentes âmbitos. Essa capacitação não é só falar de pessoas idosas, mas é entender a especificidade do processo de envelhecimento”, acrescenta a coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Adriana Santos Oliveira. Ela representou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.   

DIREITOS HUMANOS – Anualmente, a Sesp realiza os Seminários de Direitos Humanos através das Escolas e Academias de Formação e Aperfeiçoamento das forças policiais. Neste ano, a data foi escolhida para coincidir com o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho. 

Cada edição do evento é realizada em uma data significativa para grupos de pessoas vulneráveis. Na edição de 2022, foi realizado em 28 de junho, como homenagem à luta dos integrantes da comunidade LGBTQIA+ contra a intolerância e o preconceito. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC

Published

on

By

Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva. Com uma carga horária de 50 horas, o programa combina atividades teóricas e práticas, garantindo um aprendizado abrangente e aplicável às atividades policiais, o curso foi realizado por meio da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF).

Nesta edição do curso, participaram, no total, 20 policiais militares, sendo 17 da Polícia Militar do Paraná, além de 3 policiais pertencentes à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Os militares passaram por disciplinas como legislação de trânsito, fundamentos de física, princípios de mecânica, direção defensiva e técnicas avançadas de direção.

Durante a cerimônia, todos os 20 participantes foram chamados para receber os brevês e certificados. Estavam presentes no evento e realizaram as entregas: o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; o Diretor interino de Ensino e Pesquisa da PMPR, tenente-coronel Marco Antonio da Silva; o Diretor interino de Apoio Logístico e Finanças da PMPR, tenente-coronel Alessandro Galeski; o Chefe do Centro de Motomecanização e coordenador do curso, major Alexsander Cardoso; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Fabio Bonifácio Ferreira; o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, major Felipe Serberna; e o comandante da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), major Adilson Martendal.

Leia Também:  PCPR prende homem por roubo ocorrido em Campina Grande do Sul

Após as entregas, o tenente-coronel Galeski fez uso da palavra. “É com grande alegria que faço parte dessa solenidade. O policial deve ser proficiente com todo o seu equipamento, e a viatura é um dos principais equipamentos do Policial Militar. A boa utilização do nosso equipamento é fundamental para que tenhamos uma atividade exercida dentro da técnica e do profissionalismo”, disse o tenente-coronel Galeski.

Para encerrar, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, fez uso da palavra. “Na Polícia Militar, é fundamental essa capacitação permanente do nosso profissional. Um curso como esse vem para a melhoria dos serviços prestados à população. A PMPR vem avançando a passos largos no quesito capacitação”, destacou o coronel Lima, que também agradeceu a confiança dos PMs do estado do Mato Grosso do Sul. “Meu abraço aos policiais do Mato Grosso do Sul, muito obrigado por terem acreditado no curso da Polícia Militar do Paraná. A casa é de vocês, mandem nosso abraço ao comando da corporação e tenham certeza de que, sempre que aqui estiverem, serão sempre muito bem-vindos.”

Leia Também:  PCPR e PF prendem suspeito de estupro de vulnerável ocorrido em Cubatão

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA