NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR orienta sobre o uso de drones durante Show Rural em Cascavel

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta sobre o uso de drones para filmagens e fotografias durante o Show Rural, que acontece nesta semana, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Para pilotar o equipamento é necessário autorização dos órgãos competentes, caso contrário o usuário poderá responder criminalmente e ter o material apreendido.

Quem tiver intenção de utilizar drones no local deve obter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão controlador do tráfego aéreo.

A utilização no evento dependerá de consulta prévia na PCPR, que está no Show Rural com a delegacia móvel. Os policiais fiscalizam a documentação e emitem uma certificação para o voo. Para obter a certificação da PCPR é necessário possuir as autorizações da Anac, do Decea e da Anatel. Além disso, é preciso ter um seguro Drone R.E.T.A. Em posse desta documentação, o controlador de voo pode comparecer na delegacia móvel para realizar a fiscalização. 

Leia Também:  PCPR deflagra operação contra o tráfico de drogas em Foz do Iguaçu

Quem ignorar as orientações e empregar drones de forma clandestina e irregular, segundo agentes da Polícia Civil, estará sujeito a pena de prisão, multa e ter o equipamento apreendido.

EVITAR TRANSTORNOS – De acordo com o delegado da PCPR, Luiz Carlos Oliveira, a fiscalização é feitas a fim de evitar transtornos e acidentes no evento. “Muitas vezes o drone não é habilitado por pessoas credenciadas e não possui seguro. O objeto na mão de pessoas que não tem capacitação para isso pode se transformar em uma arma”, disse.  

DELEGACIA MÓVEL – Os policiais civis estão à disposição no ônibus da PCPR, realizando atendimentos como a confecção de boletins de ocorrência e orientações quanto às atribuições da polícia judiciária. A delegacia móvel é responsável por aproximar a PCPR da sociedade e contribuir com a inibição da criminalidade.   

ESTRUTURA – A unidade móvel funciona em um ônibus, com instalações modernas e equipamentos de última geração. Conta com internet 4G, sistema de câmeras de monitoramento, gerador de energia elétrica independente, computadores que permitem seis atendimentos simultâneos e acessibilidade para pessoas com limitações de locomoção.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem três foragidos por estupro em Palmas

SHOW RURAL – Organizado pela Coopavel, o Show Rural é um dos maiores eventos do mundo em soluções para o campo. O evento, que começou segunda-feira (6) e prossegue até sexta-feira (10), busca difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para o agronegócio.

Fonte: Polícia Civil do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem foragido por furto em Morretes

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (23), um homem de 32 anos foragido pelo crime de furto. A captura ocorreu no município de Morretes, no litoral do estado.

O homem é suspeito da prática de furto, ocorrido no dia 19 de dezembro, em Morretes. O indivíduo furtou uma bicicleta avaliada em R$ 1.800. A investigação foi conduzida pela equipe de plantão da PCPR, que também solicitou a expedição do mandado de prisão.

A investigação apurou que o vizinho da vítima foi flagrado em imagens de câmeras de segurança próximas ao local do fato com a bicicleta furtada.

“Ressalta-se que o homem é reincidente e, embora o furto seja simples, a prática de crimes contra o patrimônio na região gera grave abalo à ordem pública, principalmente em período em que há grande circulação de pessoas no município, em razão do veraneio”, afirma a delegada da PCPR Taís Melo.

A delegada da PCPR Aline Simadon destacou a importância da ação para a segurança da população. 

Leia Também:  Colaboradores da Portos do Paraná assistem à palestra sobre arboviroses

“A prisão deste indivíduo reforça o compromisso da Polícia Civil em garantir tranquilidade à comunidade local, especialmente em períodos de maior movimentação, como a temporada de verão”, afirmou.

A prisão foi realizada pela equipe de expediente da delegacia de Morretes, que integra a Operação Verão Maior Paraná. Após a captura, o homem foi encaminhado para o sistema penitenciário.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar em investigações. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA