NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR orienta foliões para cuidado com novo golpe do cartão

Publicado em

Com aglomerações nas ruas por causa do feriado prolongado de Carnaval, a população deve redobrar os cuidados na hora de realizar pagamentos nos comércios, principalmente quando utilizam cartões de crédito. Uma nova modalidade criminosa tem como vítimas tanto empresários quanto consumidores, por isso, a PCPR alerta os foliões para aproveitaram as festas com segurança.

Neste novo golpe, o estelionatário vai até o estabelecimento comercial afirmando que precisa realizar a manutenção da máquina de cartão de crédito, porém, no momento da ação, instala um aplicativo para ter acesso aos dados dos consumidores que utilizarem a maquininha. 

O delegado da PCPR Emmanoel David ressalta que essa manutenção é falsa. “Assim que a vítima inserir o cartão, todos os dados serão corrompidos e repassados ao estelionatário através do aplicativo. Ao fazer compras por aproximação, por exemplo, ocorrerá um erro obrigando o usuário a fazer a inserção”, explica.  

A PCPR orienta que as pessoas estejam atentas durante o pagamento com cartão de crédito, em especial por aproximação. O delegado orienta que caso apareça alguma mensagem de erro na máquina, o consumidor deve desconfiar e utilizar outras formas de pagamento, como pix ou dinheiro. 

Leia Também:  PCPR prende suspeitos de associação criminosa responsável por aplicar golpe do motoboy

Em relação aos empresários, também é necessário redobrar a atenção com qualquer solicitação de verificação nas maquininhas. Antes de instalar algum aplicativo, entre em contato com a empresa responsável e confirme se essa ação é comum.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA– Caso seja vítima do golpe, o cidadão deve fazer um Boletim de Ocorrência. O registro pode ser realizado via internet, no portal da PCPR (www.policiacivil.pr.gov.br/BO), de forma rápida e evitando deslocamentos desnecessários. Caso deseje, a confecção do documento pode ser feita de forma presencial na delegacia mais próxima. 

O delegado recomenda ainda juntar todas as provas na hora de registrar o B.O, contribuindo com o andamento das investigações. “Inclua informações como o nome do estabelecimento, endereço completo, quais foram as transferências que você realizou. Todos os dados possíveis que possam ser levados à autoridade judiciária a fim de auxiliar o trabalho”, afirma. 

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, como atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O reforço de policiamento nesses locais continua até o fim do Carnaval.

Leia Também:  PCPR divulga fotos de foragidos por violência doméstica, lesão e ameaça em Cornélio Procópio

Fonte: Polícia Civil do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC

Published

on

By

Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva. Com uma carga horária de 50 horas, o programa combina atividades teóricas e práticas, garantindo um aprendizado abrangente e aplicável às atividades policiais, o curso foi realizado por meio da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF).

Nesta edição do curso, participaram, no total, 20 policiais militares, sendo 17 da Polícia Militar do Paraná, além de 3 policiais pertencentes à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Os militares passaram por disciplinas como legislação de trânsito, fundamentos de física, princípios de mecânica, direção defensiva e técnicas avançadas de direção.

Durante a cerimônia, todos os 20 participantes foram chamados para receber os brevês e certificados. Estavam presentes no evento e realizaram as entregas: o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; o Diretor interino de Ensino e Pesquisa da PMPR, tenente-coronel Marco Antonio da Silva; o Diretor interino de Apoio Logístico e Finanças da PMPR, tenente-coronel Alessandro Galeski; o Chefe do Centro de Motomecanização e coordenador do curso, major Alexsander Cardoso; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Fabio Bonifácio Ferreira; o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, major Felipe Serberna; e o comandante da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), major Adilson Martendal.

Leia Também:  PCPR participa de missa em alusão aos 170 anos da instituição

Após as entregas, o tenente-coronel Galeski fez uso da palavra. “É com grande alegria que faço parte dessa solenidade. O policial deve ser proficiente com todo o seu equipamento, e a viatura é um dos principais equipamentos do Policial Militar. A boa utilização do nosso equipamento é fundamental para que tenhamos uma atividade exercida dentro da técnica e do profissionalismo”, disse o tenente-coronel Galeski.

Para encerrar, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, fez uso da palavra. “Na Polícia Militar, é fundamental essa capacitação permanente do nosso profissional. Um curso como esse vem para a melhoria dos serviços prestados à população. A PMPR vem avançando a passos largos no quesito capacitação”, destacou o coronel Lima, que também agradeceu a confiança dos PMs do estado do Mato Grosso do Sul. “Meu abraço aos policiais do Mato Grosso do Sul, muito obrigado por terem acreditado no curso da Polícia Militar do Paraná. A casa é de vocês, mandem nosso abraço ao comando da corporação e tenham certeza de que, sempre que aqui estiverem, serão sempre muito bem-vindos.”

Leia Também:  PCPR prende mulher por descumprimento de medida protetiva em Cornélio Procópio

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA