A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 1,3 pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu nos dias 18 a 20 de outubro, em Cafelândia, na região Oeste do Estado. A ação aconteceu em parceria com o Paraná em Ação.
Durante o evento, os policiais civis realizaram registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade. Além disso, foram repassadas orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade.
O prefeito do município, Culestino agradeceu a presença da PCPR e ressaltou a importância da aproximação da instituição com a população. “Fazendo orientação, documentações e orientando, principalmente orientando as pessoas, isso é muito importante. Eu agradeço a presença da Polícia Civil na nossa cidade, fazendo essas orientações, muito obrigado a vocês, estão de parabéns pela boa atuação”, diz o prefeito.
Na ação, ainda foram confeccionadas 532 carteiras de identidade.
Para a enfermeira Valdirene Sanchez, a emissão de documento durante o evento é um facilitador para a população. “Vim no evento trazer o meu filho para fazer a primeira via do RG. É um evento maravilhoso, porque a população às vezes não tem esse acesso, às vezes há algumas burocracias, e estando aqui é possível participar desse evento. A população está bem assistida nesse requisito”, afirma Valdirene.
A PCPR também esteve no local com exposição de perícia papiloscópica e atividades lúdicas com as crianças, visando mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.
“Através do programa PCPR na Comunidade, levamos serviços pontuais à população de Cafelândia, como registro de boletim de ocorrência e confecção de carteira de identidade. Atendemos a comunidade de uma forma diferente, mais próxima de cada cidadão”, afirma o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-0,=Comunidade)
DEMAIS SERVIÇOS – Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná em Ação ofertou outros serviços fundamentais e necessários à toda comunidade durante o evento, como assistência social, defensoria pública, confecção da carteira do autista e serviços da agência do trabalhador.
Fonte: PJC PR