NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR leva informações sobre segurança no trânsito para mais de 2 mil pessoas no Maio Amarelo

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou informações sobre segurança no trânsito para mais de 2 mil pessoas em ações realizadas no mês de maio. As atividades aconteceram em alusão ao Maio Amarelo, campanha com intuito de reforçar a importância de ações para reduzir acidentes de trânsito. 

Dentre os eventos estão duas ações educativas de trânsito. Sendo uma em um shopping de Curitiba, no dia 21 de maio e outra no Parque Barigui, dia 27. As ações tiveram o objetivo chamar a atenção da sociedade para atitudes em prol da vida no trânsito.  

Os eventos aconteceram de forma integrada com a Polícia Militar do Paraná, Departamento de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.  

O delegado da PCPR, Edgar Santana, diz que a proposta de eventos como esses é conscientizar a população sobre a necessidade de um trânsito seguro, solidário e que respeite a vida do próximo.     

“O intuito é reforçar para todos os usuários da via, motorista, ciclista e pedestre da necessidade de todos nós nos responsabilizarmos para termos um trânsito mais seguro. No trânsito, precisamos sempre escolher pela vida”, afirma Santana. 

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mais de 360 pessoas em Colombo

Durante todo o ano, os policiais civis atuam em investigações de alta complexidade com o foco na elucidação e inibição de delitos de trânsito. Além disso, realizam ações com outras forças de segurança a fim de reforçar a segurança no trânsito.  

PALESTRA – No dia 24 de maio, ainda foi ofertada uma palestra sobre o assunto para motoristas e empreendedores do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas, em Curitiba. Ao todo, 40 pessoas participaram do evento.  

DICAS – O cidadão flagrado conduzindo veículo automotor sob efeito de álcool terá a Carteira de Habilitação Nacional suspensa por 1 ano e receberá multa de R$ 2.934,70. Outro crime de trânsito, previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é fugir do local do acidente, mesmo quando não há vítimas. O crime ocorre quando o condutor se afasta do local do acidente para fugir da responsabilidade penal ou civil. 

É importante reforçar que o motorista só poderá conduzir o veículo se tiver a permissão para dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento deve estar em dia, assim como as condições do carro. Os motoristas devem ficar atentos aos limites de velocidade da via, às placas de sinalização e manter distância segura do veículo da frente para evitar colisões. 

Leia Também:  PM prende quatro pessoas de esquema que adulterava veículos em São José dos Pinhais

O excesso de velocidade também é uma das principais causas de acidentes de trânsito. A PCPR também reforça os riscos de dirigir falando ou digitando no celular, ou em qualquer outro dispositivo móvel. Esses equipamentos só podem ser utilizados quando o veículo estiver parado. 

MAIO AMARELO – O tema da campanha Maio Amarelo deste ano é “No trânsito, escolha a vida” definido pela Resolução n.º 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  

A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito até 2028 é a redução de 50% dos homicídios e lesões corporais ocorridos em acidentes de trânsito. 

No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014. Esta é a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade em geral. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem foragido por furto em Morretes

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (23), um homem de 32 anos foragido pelo crime de furto. A captura ocorreu no município de Morretes, no litoral do estado.

O homem é suspeito da prática de furto, ocorrido no dia 19 de dezembro, em Morretes. O indivíduo furtou uma bicicleta avaliada em R$ 1.800. A investigação foi conduzida pela equipe de plantão da PCPR, que também solicitou a expedição do mandado de prisão.

A investigação apurou que o vizinho da vítima foi flagrado em imagens de câmeras de segurança próximas ao local do fato com a bicicleta furtada.

“Ressalta-se que o homem é reincidente e, embora o furto seja simples, a prática de crimes contra o patrimônio na região gera grave abalo à ordem pública, principalmente em período em que há grande circulação de pessoas no município, em razão do veraneio”, afirma a delegada da PCPR Taís Melo.

A delegada da PCPR Aline Simadon destacou a importância da ação para a segurança da população. 

Leia Também:  Exposição no Litoral apresenta forças de segurança e serviços à população

“A prisão deste indivíduo reforça o compromisso da Polícia Civil em garantir tranquilidade à comunidade local, especialmente em períodos de maior movimentação, como a temporada de verão”, afirmou.

A prisão foi realizada pela equipe de expediente da delegacia de Morretes, que integra a Operação Verão Maior Paraná. Após a captura, o homem foi encaminhado para o sistema penitenciário.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar em investigações. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA