A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou informações sobre segurança no trânsito para mais de 2 mil pessoas em ações realizadas no mês de maio. As atividades aconteceram em alusão ao Maio Amarelo, campanha com intuito de reforçar a importância de ações para reduzir acidentes de trânsito.
Dentre os eventos estão duas ações educativas de trânsito. Sendo uma em um shopping de Curitiba, no dia 21 de maio e outra no Parque Barigui, dia 27. As ações tiveram o objetivo chamar a atenção da sociedade para atitudes em prol da vida no trânsito.
Os eventos aconteceram de forma integrada com a Polícia Militar do Paraná, Departamento de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
O delegado da PCPR, Edgar Santana, diz que a proposta de eventos como esses é conscientizar a população sobre a necessidade de um trânsito seguro, solidário e que respeite a vida do próximo.
“O intuito é reforçar para todos os usuários da via, motorista, ciclista e pedestre da necessidade de todos nós nos responsabilizarmos para termos um trânsito mais seguro. No trânsito, precisamos sempre escolher pela vida”, afirma Santana.
Durante todo o ano, os policiais civis atuam em investigações de alta complexidade com o foco na elucidação e inibição de delitos de trânsito. Além disso, realizam ações com outras forças de segurança a fim de reforçar a segurança no trânsito.
PALESTRA – No dia 24 de maio, ainda foi ofertada uma palestra sobre o assunto para motoristas e empreendedores do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas, em Curitiba. Ao todo, 40 pessoas participaram do evento.
DICAS – O cidadão flagrado conduzindo veículo automotor sob efeito de álcool terá a Carteira de Habilitação Nacional suspensa por 1 ano e receberá multa de R$ 2.934,70. Outro crime de trânsito, previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é fugir do local do acidente, mesmo quando não há vítimas. O crime ocorre quando o condutor se afasta do local do acidente para fugir da responsabilidade penal ou civil.
É importante reforçar que o motorista só poderá conduzir o veículo se tiver a permissão para dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento deve estar em dia, assim como as condições do carro. Os motoristas devem ficar atentos aos limites de velocidade da via, às placas de sinalização e manter distância segura do veículo da frente para evitar colisões.
O excesso de velocidade também é uma das principais causas de acidentes de trânsito. A PCPR também reforça os riscos de dirigir falando ou digitando no celular, ou em qualquer outro dispositivo móvel. Esses equipamentos só podem ser utilizados quando o veículo estiver parado.
MAIO AMARELO – O tema da campanha Maio Amarelo deste ano é “No trânsito, escolha a vida” definido pela Resolução n.º 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito até 2028 é a redução de 50% dos homicídios e lesões corporais ocorridos em acidentes de trânsito.
No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014. Esta é a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade em geral.
Fonte: PJC PR