A Polícia Civil do Paraná (PCPR) lançou a 2ª edição do Manual Prático de Procedimentos de Polícia Judiciária. O documento tem o objetivo de auxiliar na prática diária do exercício profissional dos policiais civis, a fim de tornar o atendimento ainda mais padronizado e humanizado nas Delegacias de Polícia da PCPR.
Nesta 2ª edição foram adicionados novos procedimentos operacionais padrão, como para casos de pessoas desaparecidas, criança e/ou adolescente vítima de crimes, atendimento à pessoa idosa e apreensão de bens.
As mudanças, além de trazerem melhorias no trabalho dos policiais, visam alcançar resultados ainda mais satisfatórios durante as investigações criminais e nas práticas cartorárias.
O delegado da PCPR Italo Biancardi reforça que o manual busca a padronização de procedimentos para que a PCPR possa reafirmar cada vez mais a legalidade e a eficiência dos serviços policiais.
“Na base de todo esse manual encontra-se a preocupação com o acolhimento, o atendimento e o encaminhamento das pessoas que procuram as Delegacias de Polícia para uma ajuda, orientação e busca de resolução de problemas relacionados à violência em geral, ao mesmo tempo em que previne o desperdício de tempo e de recursos”, declara.
A publicação abrange os procedimentos operacionais de polícia judiciária, além de recomendações para a adoção das práticas de atividades.
Os assuntos são separados em 38 categorias, entre eles: atendimento, abordagem de pessoas e veículos, cibercrimes, crimes de trânsito e cumprimento de mandados.
O conteúdo está em constante aprimoramento. O intuito é sempre trazer integração entre a instituição e a sociedade, garantindo eficiência nos serviços e mitigando os riscos decorrentes da complexa atividade policial.
Fonte: Polícia Civil do Paraná