NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR e Prefeitura de Ponta Grossa lançam programa para confecção de Carteiras de Identidade para crianças

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa e o Instituto Mundo Melhor, lançou o Programa Primeiros Passos. O programa tem como objetivo facilitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional para crianças na primeira infância, abrangendo a faixa etária de 0 a 6 anos.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que a iniciativa beneficiará principalmente a população carente, evitando a necessidade de deslocamento até o Instituto de Identificação. “Vamos facilitar o acesso dessas crianças ao documento de identidade. Várias entidades estão colaborando para garantir esse direito às crianças”, afirmou.

O programa conta com a colaboração do Instituto Mundo Melhor, do Conselho Nacional de Justiça, da Vara de Infância e Juventude e do Distrito 4730 do Rotary Brasil. Inicialmente, dois servidores da Guarda Civil Municipal estão capacitados para emitir os documentos. A previsão é de 10 mil atendimentos anuais, incluindo emissão e renovação de carteiras de identidade, além de cursos online certificados.

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, ressaltou a importância da carteira de identidade como um elemento fundamental para a cidadania e inclusão. “A carteira de identidade é a chave para a cidadania, garantindo mais proteção e direitos para as nossas crianças”, destacou.

Leia Também:  PCPR prende suspeito de ameaçar a própria mãe em Palmeira

Durante o evento de lançamento, a presidente do Instituto Mundo Melhor, Cirlei Simão Pauliki, ressaltou a importância de levar cidadania às crianças e mencionou que o programa oferecerá capacitação online para professores e familiares. “Vamos disponibilizar conteúdos de prevenção e promoção à saúde infantil em vídeo aulas, através do Projeto Linha da Vida, em parceria com a Santa Casa, para uso de professores e familiares das crianças atendidas pelo Programa Primeiros Passos”, explicou.

Representando a Polícia Civil do Paraná, o agente de polícia judiciária e coordenador do programa PCPR na Comunidade, João Mário Goes, enfatizou a união de esforços para proporcionar serviços essenciais à sociedade. “Este programa é a realização do sonho de muitos pais e mães que desejam construir uma vida de cidadania para seus filhos”, disse.

Evento de Lançamento:
O lançamento oficial do programa ocorreu nesta quinta-feira (27), no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Itamara, em Ponta Grossa.

Os equipamentos para a confecção dos documentos foram doados pelo Rotary Distrito 4730. O governador do Rotary Distrito 4730, Laerzio Chiesorin Junior, destacou a importância do projeto para a cidadania. “Essa iniciativa é fundamental para conceder cidadania desde o início para as crianças, unindo a iniciativa privada e o poder público em prol do bem-estar da população”, afirmou.

Leia Também:  19º Batalhão de Polícia Militar realiza solenidade de comemoração aos militares estaduais promovidos em abril

Com essa iniciativa, a PCPR e a Prefeitura de Ponta Grossa esperam promover a inclusão social e garantir que todas as crianças tenham acesso à documentação básica, essencial para o exercício pleno da cidadania.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no Sudoeste do Estado. A substância foi localizada pelo cão farejador Becky em um veículo que estava apreendido no pátio da delegacia.

A droga foi localizada enquanto o Agente de Polícia Judiciária (APJ) Juliano Riboli passava pelo local com Becky após participarem de uma operação na região de Palmas.

O APJ conta que soltou a cachorra por alguns instantes para que ela descansasse antes de prosseguir viagem até Palmas e percebeu que ela havia sumido.

Ao procurar no pátio, verificou que ela estava posicionada próxima e indicava um veículo que havia sido apreendido anteriormente pela Polícia Militar em uma ocorrência de tráfico de drogas. 

“Com a plena confiança que temos no treinamento dos nossos cães, decidimos desmontar os paralamas do veículo e encontramos a droga escondida em pacotes à vácuo”, explica Riboli.

Ao todo, haviam 2,5 quilos de skunk, que é uma variação da maconha. O prejuízo estimado para o tráfico de drogas é de R$ 62,5 mil.

Leia Também:  PCPR realiza palestras para mais de mil pessoas nos últimos 15 dias

A droga foi encaminhada para os procedimentos de praxe e a PCPR seguirá com as investigações para identificar os responsáveis.

Becky foi recompensada pelo excelente trabalho que realizou nesta quarta-feira.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA