NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR e Prefeitura de Ponta Grossa lançam programa para confecção de Carteiras de Identidade para crianças

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa e o Instituto Mundo Melhor, lançou o Programa Primeiros Passos. O programa tem como objetivo facilitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional para crianças na primeira infância, abrangendo a faixa etária de 0 a 6 anos.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que a iniciativa beneficiará principalmente a população carente, evitando a necessidade de deslocamento até o Instituto de Identificação. “Vamos facilitar o acesso dessas crianças ao documento de identidade. Várias entidades estão colaborando para garantir esse direito às crianças”, afirmou.

O programa conta com a colaboração do Instituto Mundo Melhor, do Conselho Nacional de Justiça, da Vara de Infância e Juventude e do Distrito 4730 do Rotary Brasil. Inicialmente, dois servidores da Guarda Civil Municipal estão capacitados para emitir os documentos. A previsão é de 10 mil atendimentos anuais, incluindo emissão e renovação de carteiras de identidade, além de cursos online certificados.

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, ressaltou a importância da carteira de identidade como um elemento fundamental para a cidadania e inclusão. “A carteira de identidade é a chave para a cidadania, garantindo mais proteção e direitos para as nossas crianças”, destacou.

Leia Também:  PCPR e PCSC prendem mulher em flagrante por tráfico de drogas em Curitiba

Durante o evento de lançamento, a presidente do Instituto Mundo Melhor, Cirlei Simão Pauliki, ressaltou a importância de levar cidadania às crianças e mencionou que o programa oferecerá capacitação online para professores e familiares. “Vamos disponibilizar conteúdos de prevenção e promoção à saúde infantil em vídeo aulas, através do Projeto Linha da Vida, em parceria com a Santa Casa, para uso de professores e familiares das crianças atendidas pelo Programa Primeiros Passos”, explicou.

Representando a Polícia Civil do Paraná, o agente de polícia judiciária e coordenador do programa PCPR na Comunidade, João Mário Goes, enfatizou a união de esforços para proporcionar serviços essenciais à sociedade. “Este programa é a realização do sonho de muitos pais e mães que desejam construir uma vida de cidadania para seus filhos”, disse.

Evento de Lançamento:
O lançamento oficial do programa ocorreu nesta quinta-feira (27), no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Itamara, em Ponta Grossa.

Os equipamentos para a confecção dos documentos foram doados pelo Rotary Distrito 4730. O governador do Rotary Distrito 4730, Laerzio Chiesorin Junior, destacou a importância do projeto para a cidadania. “Essa iniciativa é fundamental para conceder cidadania desde o início para as crianças, unindo a iniciativa privada e o poder público em prol do bem-estar da população”, afirmou.

Leia Também:  Policiais da PMPR buscam medalha nas Paralimpíadas Militares, em São Paulo

Com essa iniciativa, a PCPR e a Prefeitura de Ponta Grossa esperam promover a inclusão social e garantir que todas as crianças tenham acesso à documentação básica, essencial para o exercício pleno da cidadania.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Após denúncia ao 181, Polícia Militar apreende quase uma tonelada de drogas

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA