NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR atua no combate a crimes contra refugiados, imigrantes e apátridas

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) atua diariamente na proteção de refugiados, migrantes e apátridas em todo Estado. Além disso, trabalha nas apurações e investigações para combater os crimes raciais e discriminatórios contra esses grupos. Nesta terça-feira (20), comemora-se o Dia Mundial do Refugiado, relembrando à população sobre os direitos básicos desse público.  

A data de 20 de junho foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em 2001, para homenagear as pessoas que, em razão de conflitos ou perseguições, foram obrigadas a deixar seu país de origem.  

De acordo com delegado da PCPR e chefe do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis da PCPR, Claudio Marques, todos os refugiados, migrantes e apátridas são detentores dos mesmos direitos dos brasileiros, previstos na Lei de Refúgio Brasileira, número 9.474 de 1997.  

“Atualmente, são mais de 100 milhões de pessoas deslocadas no mundo. É importante que a população paranaense compreenda que, independentemente da condição do refugiado, os direitos são iguais. Precisamos combater de forma eficiente qualquer violação no que diz respeito aos direitos humanos”, afirma Marques.  

Leia Também:  Incêndio em Curitiba é controlado e ação da PM e do Corpo de Bombeiros resulta no salvamento de um rapaz

No Paraná, as denúncias apuradas envolvem crimes de ódio e de preconceito. O delegado ressalta ainda que os relatos são quase sempre relacionados a xenofobia, que é aversão, hostilidade ou ódio contra pessoas que são estrangeiras.  

Além das investigações, a PCPR promove e participa de ações oferecendo orientações aos refugiados e imigrantes acerca dos direitos essenciais, mesmo quando o processo de cidadania não foi finalizado. Também são repassadas orientações sobre como registrar boletim de ocorrência, realizar denúncias e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. 

NÚCLEO- Em casos de crimes, todas as delegacias de polícia judiciária do Paraná realizam o atendimento e a apuração dos fatos. Na Capital, em casos de crimes de autoria incerta ou ignorada, a apuração é realizada pelo Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis da PCPR. O núcleo um setor de referência para orientação e atendimento de casos que envolvam crime de ódio.

A partir das denúncias, a PCPR realiza todas as diligências necessárias no acionamento de ajuda e proteção, encaminhando as vítimas para o atendimento social necessário, e apurando os fatos relatados a fim de responsabilizar os autores.  

Leia Também:  Paraná se prepara para nova fase de imunização contra a Covid-19

A qualquer sinal de ameaça, intolerância ou violência, o delegado orienta que as vítimas registrem imediatamente um boletim de ocorrência em uma delegacia mais próxima. “Também recebemos as denúncias através dos números 197, da PCPR, ou do Disque 100”, finaliza.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC

Published

on

By

Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva. Com uma carga horária de 50 horas, o programa combina atividades teóricas e práticas, garantindo um aprendizado abrangente e aplicável às atividades policiais, o curso foi realizado por meio da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF).

Nesta edição do curso, participaram, no total, 20 policiais militares, sendo 17 da Polícia Militar do Paraná, além de 3 policiais pertencentes à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Os militares passaram por disciplinas como legislação de trânsito, fundamentos de física, princípios de mecânica, direção defensiva e técnicas avançadas de direção.

Durante a cerimônia, todos os 20 participantes foram chamados para receber os brevês e certificados. Estavam presentes no evento e realizaram as entregas: o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; o Diretor interino de Ensino e Pesquisa da PMPR, tenente-coronel Marco Antonio da Silva; o Diretor interino de Apoio Logístico e Finanças da PMPR, tenente-coronel Alessandro Galeski; o Chefe do Centro de Motomecanização e coordenador do curso, major Alexsander Cardoso; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Fabio Bonifácio Ferreira; o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, major Felipe Serberna; e o comandante da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), major Adilson Martendal.

Leia Também:  Incêndio em Curitiba é controlado e ação da PM e do Corpo de Bombeiros resulta no salvamento de um rapaz

Após as entregas, o tenente-coronel Galeski fez uso da palavra. “É com grande alegria que faço parte dessa solenidade. O policial deve ser proficiente com todo o seu equipamento, e a viatura é um dos principais equipamentos do Policial Militar. A boa utilização do nosso equipamento é fundamental para que tenhamos uma atividade exercida dentro da técnica e do profissionalismo”, disse o tenente-coronel Galeski.

Para encerrar, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, fez uso da palavra. “Na Polícia Militar, é fundamental essa capacitação permanente do nosso profissional. Um curso como esse vem para a melhoria dos serviços prestados à população. A PMPR vem avançando a passos largos no quesito capacitação”, destacou o coronel Lima, que também agradeceu a confiança dos PMs do estado do Mato Grosso do Sul. “Meu abraço aos policiais do Mato Grosso do Sul, muito obrigado por terem acreditado no curso da Polícia Militar do Paraná. A casa é de vocês, mandem nosso abraço ao comando da corporação e tenham certeza de que, sempre que aqui estiverem, serão sempre muito bem-vindos.”

Leia Também:  PCPR prende em flagrante homem por descumprir medida protetiva em Santa Terezinha de Itaipu

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA