NOVA AURORA

POLÍCIA

Patrulha Rural da PMPR realiza reuniões com Sindicatos Rurais no Paraná

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária, realizou duas reuniões, entre os dias 11 e 12 de abril, com os Sindicatos Rurais de Maringá e Mandaguaçu, no norte do estado, para tratar de segurança pública nas regiões de campo.

O objetivo das reuniões, que seguirão em andamento nas próximas semanas, é de planejar e executar o patrulhamento rural comunitário e outras ações do policiamento ostensivo, a fim de prevenir e reprimir a incidência de furto/roubo às cooperativas e propriedades rurais, de forma a complementar a segurança e a tranquilidade na área rural.

Da mesma forma, os encontros buscam fomentar a mobilização comunitária nas regiões rurais para atuar em coparticipação e coprodução com a Polícia Militar, prover serviço de Polícia Ostensiva com especificidade nos problemas de ordem pública da comunidade rural, aumentar a segurança nas comunidades rurais com o engajamento da comunidade na prevenção de crimes, otimizando e personificando as ações de policiamento.

Além disso, foram apresentados os resultados dos 9 primeiros meses da Operação Segurança Rural desenvolvida pelas equipes de Patrulha Rural Comunitária de todas as unidades operacionais da Polícia Militar.

Leia Também:  Em reunião com secretariado, governador reforça pedido de gestão guiada pela eficiência

Até o momento aproximadamente 7.100 propriedades rurais foram visitadas e cadastradas no Programa Patrulha Rural Comunitária, bem como os respectivos proprietários e funcionários foram orientados com base das informações constantes na Cartilha Segurança Rural, que traz recomendações e formas de prevenção aos principais crimes que ocorrem no campo.

A etapa seguinte após as primeiras visitas das equipes de Patrulha Rural Comunitária aos produtores rurais é a proposta de adequação da propriedade às recomendações observadas da Cartilha Segurança Rural, a fim de minimizar as possibilidades de que aquele local seja alvo de ações criminosas, a partir de medidas preventivas, como por exemplo, conserto de cercas e iluminação, e, instalação de dispositivos luminosos e sonoros de alerta.

Após o desenvolvimento destas ações, os produtores e funcionários rurais concluem a primeira etapa da capacitação preventiva e estão aptos a instalar em suas propriedades a placa de identificação do Programa Patrulha Rural Comunitária, a fim de promover o reforço territorial, e, consolidar a participação, reconhecimento e pertencimento da comunidade ao programa da Polícia Militar do Paraná.

Leia Também:  Rodovia de Tapejara vai receber melhorias na drenagem e contenção de erosão

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC

Published

on

By

Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva. Com uma carga horária de 50 horas, o programa combina atividades teóricas e práticas, garantindo um aprendizado abrangente e aplicável às atividades policiais, o curso foi realizado por meio da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF).

Nesta edição do curso, participaram, no total, 20 policiais militares, sendo 17 da Polícia Militar do Paraná, além de 3 policiais pertencentes à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Os militares passaram por disciplinas como legislação de trânsito, fundamentos de física, princípios de mecânica, direção defensiva e técnicas avançadas de direção.

Durante a cerimônia, todos os 20 participantes foram chamados para receber os brevês e certificados. Estavam presentes no evento e realizaram as entregas: o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; o Diretor interino de Ensino e Pesquisa da PMPR, tenente-coronel Marco Antonio da Silva; o Diretor interino de Apoio Logístico e Finanças da PMPR, tenente-coronel Alessandro Galeski; o Chefe do Centro de Motomecanização e coordenador do curso, major Alexsander Cardoso; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Fabio Bonifácio Ferreira; o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, major Felipe Serberna; e o comandante da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), major Adilson Martendal.

Leia Também:  Rural planejamento: aumente sua produtividade e o seu lucro através do planejamento

Após as entregas, o tenente-coronel Galeski fez uso da palavra. “É com grande alegria que faço parte dessa solenidade. O policial deve ser proficiente com todo o seu equipamento, e a viatura é um dos principais equipamentos do Policial Militar. A boa utilização do nosso equipamento é fundamental para que tenhamos uma atividade exercida dentro da técnica e do profissionalismo”, disse o tenente-coronel Galeski.

Para encerrar, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, fez uso da palavra. “Na Polícia Militar, é fundamental essa capacitação permanente do nosso profissional. Um curso como esse vem para a melhoria dos serviços prestados à população. A PMPR vem avançando a passos largos no quesito capacitação”, destacou o coronel Lima, que também agradeceu a confiança dos PMs do estado do Mato Grosso do Sul. “Meu abraço aos policiais do Mato Grosso do Sul, muito obrigado por terem acreditado no curso da Polícia Militar do Paraná. A casa é de vocês, mandem nosso abraço ao comando da corporação e tenham certeza de que, sempre que aqui estiverem, serão sempre muito bem-vindos.”

Leia Também:  Paraná e Província da Silésia, na Polônia, intensificam cooperação internacional

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA