NOVA AURORA

POLÍCIA

Patrulha Rural da PMPR realiza reuniões com Sindicatos Rurais no Paraná

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária, realizou duas reuniões, entre os dias 11 e 12 de abril, com os Sindicatos Rurais de Maringá e Mandaguaçu, no norte do estado, para tratar de segurança pública nas regiões de campo.

O objetivo das reuniões, que seguirão em andamento nas próximas semanas, é de planejar e executar o patrulhamento rural comunitário e outras ações do policiamento ostensivo, a fim de prevenir e reprimir a incidência de furto/roubo às cooperativas e propriedades rurais, de forma a complementar a segurança e a tranquilidade na área rural.

Da mesma forma, os encontros buscam fomentar a mobilização comunitária nas regiões rurais para atuar em coparticipação e coprodução com a Polícia Militar, prover serviço de Polícia Ostensiva com especificidade nos problemas de ordem pública da comunidade rural, aumentar a segurança nas comunidades rurais com o engajamento da comunidade na prevenção de crimes, otimizando e personificando as ações de policiamento.

Além disso, foram apresentados os resultados dos 9 primeiros meses da Operação Segurança Rural desenvolvida pelas equipes de Patrulha Rural Comunitária de todas as unidades operacionais da Polícia Militar.

Leia Também:  MIS-PR promove visita guiada noturna nesta terça-feira

Até o momento aproximadamente 7.100 propriedades rurais foram visitadas e cadastradas no Programa Patrulha Rural Comunitária, bem como os respectivos proprietários e funcionários foram orientados com base das informações constantes na Cartilha Segurança Rural, que traz recomendações e formas de prevenção aos principais crimes que ocorrem no campo.

A etapa seguinte após as primeiras visitas das equipes de Patrulha Rural Comunitária aos produtores rurais é a proposta de adequação da propriedade às recomendações observadas da Cartilha Segurança Rural, a fim de minimizar as possibilidades de que aquele local seja alvo de ações criminosas, a partir de medidas preventivas, como por exemplo, conserto de cercas e iluminação, e, instalação de dispositivos luminosos e sonoros de alerta.

Após o desenvolvimento destas ações, os produtores e funcionários rurais concluem a primeira etapa da capacitação preventiva e estão aptos a instalar em suas propriedades a placa de identificação do Programa Patrulha Rural Comunitária, a fim de promover o reforço territorial, e, consolidar a participação, reconhecimento e pertencimento da comunidade ao programa da Polícia Militar do Paraná.

Leia Também:  Paraná leva soluções inovadoras à ExpoLondrina

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Professora da rede estadual usa jornalismo para promover protagonismo dos alunos

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA