NOVA AURORA

POLÍCIA

Paraná sedia reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) em Foz do Iguaçu

Publicado em

Entre os dias 26 e 28 deste mês, a Polícia Militar do Paraná organizou a 3ª edição da reunião ordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG). O evento aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu e reuniu comandantes-gerais e representantes das polícias militares de todas as unidades federativas do Brasil. Esta edição, da qual a Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi a anfitriã, representou um marco importante para a segurança pública em âmbito nacional e para o turismo na região oeste do estado.

A escolha de Foz do Iguaçu como sede para a reunião reflete a importância do município no cenário turístico e econômico nacional e internacional. Reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, a cidade é famosa por abrigar as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, além de se destacar por sua localização estratégica na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Além de suas belezas naturais, o turismo de compras e a relevância geopolítica da região reforçam o simbolismo de Foz do Iguaçu para o debate de temas de segurança pública de todo o país.

Durante o encontro, os comandantes discutiram questões que impactam positivamente a segurança dos cidadãos, com destaque para a atuação conjunta das polícias militares com os demais órgãos de segurança no enfrentamento a crimes como tráfico de drogas e contrabando, fortalecendo estratégias para a manutenção da ordem nos estados participantes. A reunião do CNCG foi uma oportunidade para o alinhamento de ações e a troca de experiências que contribuem para a atuação eficiente e coordenada das polícias militares brasileiras.

Leia Também:  Ganhando o Mundo: diretores retornam do Chile com novas ideias para a Educação

A reunião contou ainda com a presença de autoridades civis, entre elas o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Francisco Zanicotti; o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Veterano da PMPR Hudson Leôncio Teixeira; Secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes e o Diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DIOP/Senasp), Rodney da Silva.

O encontro trouxe aos participantes temas importantes, como a integração entre o MPPR e a Polícia Militar do Paraná, apresentada pelo Dr. Francisco Zanicotti. O cenário atual e as ações que impactaram positivamente a segurança pública paranaense foram apresentados pelo Governador Ratinho Júnior e pelo Secretário de Segurança do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Outros temas relevantes no âmbito da PMPR também foram abordados, como o Termo Circunstanciado Operacional (TCO); as ações da Companhia de Atendimento ao Turista do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediada em Foz do Iguaçu; e a realidade da aviação policial militar no Paraná, por meio do Projeto Falcão.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, demonstrou satisfação com a realização do evento em solo paranaense e com os resultados obtidos. “Foi uma grata satisfação estar recebendo o terceiro encontro dos Comandantes-Gerais das polícias militares do Brasil, com o objetivo da troca de informações constantes e o estudo das políticas de segurança pública. Ficamos extremamente felizes por verificarmos que todos os objetivos foram alcançados”, afirmou o Comandante-Geral da PMPR.

Leia Também:  BPFRON recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu

O atual Presidente do CNCG e Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Coronel Cássio Araújo de Freitas, aproveitou para ressaltar a importância da integração e da troca de experiências entre os estados brasileiros. “Esse conselho já tem muitos anos, ele está muito amadurecido e estamos numa fase nova, de criar novas expectativas, dentre elas a integração na área da nossa inteligência”, acrescentou.

A Polícia Militar do Paraná, como anfitriã desta edição, reforça o papel do estado no cenário nacional da segurança pública, destacando a importância da união entre as forças estaduais para garantir a ordem e a proteção dos cidadãos. A realização em Foz do Iguaçu consolida o município como um dos principais destinos turísticos do Brasil e local estratégico para debates que impactam a segurança pública nacional e o desenvolvimento do país.

COLABORAÇÃO – Invictus Tactical; Parabellum Uniformes Operacionais e Coturnos; Secretaria de Estado de Turismo, por meio do Viaje Paraná; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Helisul Aviação; Celepar – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná; Axon Enterprise; Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); e Companhia Paranaense de Energia (COPEL).

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Em Assis Chateaubriand, Polícia Militar intercepta veículo roubado carregado com quase meia tonelada de maconha

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA