A operação Retribuição começou nesta terça-feira (14), a PF e a Receita Federal tem o objetivo de parar com esses crimes organizados, que envolvem contrabando, sonegação fiscal, lavagem de bens, valores e capitais.
Dentro dessa operação foram cumpridas ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal da 9º Vara Criminal de Curitiba/PR de busca e apreensão, sequestro de bens e valores, na cidade de Ivaiporã, também foi determinado pela Justiça o bloqueio de bens, valores em contas bancarias e investimentos financeiros dos investigados.
A importação de cigarros do Paraguai era a atividade principal dos criminosos, que realizavam a distribuição nos comércios das regiões do Estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Lavagem de dinheiro também era uma das atividades do grupo, usavam um estabelecimento comercial de fachada e utilizavam contas de laranjas, os quais eram utilizados para dar aparência de legalidade às atividades ilícitas.
Um dos envolvidos já tinha sido condenado pelo mesmo crime de contrabando de cigarros e possui uma dívida ativa com a união descendente do crime, a divida à Fazenda Publica federal chega a quase um milhão de reais. O movimento dessa organização criminosa em 2021 foi cerca de R$ 8.755.952,00 de acordo com a apuração.
Essas investigações tiveram inicio em 2021, para averiguar ocorrência de possíveis crimes de contrabando, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, de um grupo que estava localizado em Ivaiporã.
O nome da operação é uma alusão ao ressarcimento dos valores devidos para a União que será possível após o bloqueio dos bens e valores dos investigados.
PF