NOVA AURORA

POLÍCIA

Número de roubos no Litoral do Paraná caiu 55% na comparação com o período pré-pandemia

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) registrou uma redução de 55,70% no número de roubos nas cidades do litoral paranaense, no mês de janeiro, na comparação com o mesmo período de 2020, pré-pandemia da Covid-19. Em janeiro de 2023, foram registrados 105 casos de roubo nas praias do Paraná, contra 237 em janeiro de 2020.

O levantamento leva em conta todos os registros das cidades de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná.

Em relação ao número de furtos, a PMPR registrou acréscimo de 3,46%, passando de 1099 em 2020, para 1137 em 2023.

A Polícia Militar também registrou aumento de 28,13% no número de veículos com alerta de furto ou roubo que foram recuperados. No período pré-pandemia foram recuperados 28, e em 2023 foram recuperados 36. Houve ainda redução de 16,16% no número de acidentes de trânsito. Em janeiro de 2020, foram registrados 458 acidentes, e em janeiro de 2023, foram 384 registros.

Leia Também:  Paraná é uma máquina de gerar empregos

“O reforço policial durante toda a temporada e também o aumento de efetivos das unidades especializadas aos finais de semana trouxe mais segurança para os moradores e visitantes do litoral paranaense. Além disso, a atuação policial na prevenção aos crimes fica evidenciada com a redução no índice de roubos nas praias”, frisou o porta-voz da PMPR no Verão Maior Paraná, capitão Rafael Risoni.

Em 2023, sem as restrições impostas durante o período da pandemia da Covid-19, as praias do Paraná receberam milhões de visitantes, resultando na necessidade de maior atuação policial em todas as regiões.

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS – Ao longo do mês de janeiro foram atendidas 3.349 ocorrências pela Polícia Militar no Litoral, sendo que 444 foram atendimentos a casos de perturbação do sossego ou trabalho alheio. Também foram lavrados 240 termos circunstanciados e 205 encaminhamentos à delegacia por flagrante delito.

No primeiro mês do ano, os militares estaduais também apreenderam 16 armas de fogo e recuperaram 24 veículos.

DENÚNCIAS – A Polícia Militar reforça os principais canais de denúncias que podem ser utilizados pela população como o telefone 190, o aplicativo 190PR e o disque-denúncia 181, que possibilita o registro da ocorrência de forma anônima.

Leia Também:  PCPR transporta órgãos para transplantes na RMC

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles são suspeitos de realizar 64 compras indevidas com um cartão bancário furtado, gerando um prejuízo estimado em R$ 16 mil. As capturas aconteceram nesta sexta-feira (4), em Londrina, na Região Norte do Estado.

A ação visava o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e duas ordens de busca domiciliar contra os investigados. Conforme o delegado da PCPR Matheus Prado, a vítima teve a carteira subtraída do interior de um veículo enquanto o automóvel estava em manutenção em uma oficina em Curitiba. 

Embora não tenha sido confirmado que o furto ocorreu no local, as apurações indicaram que todas as transações fraudulentas foram realizadas em 18 estabelecimentos comerciais de Londrina. A constatação levou à transferência do caso para a unidade policial da cidade.

A identificação dos suspeitos ocorreu por meio da análise de imagens dos locais onde as compras foram efetuadas. Em 17 dos estabelecimentos, as transações foram realizadas por um homem idoso.

Leia Também:  Rodovia de Flórida vai ganhar canal de concreto e novo acostamento

Além disso, 23 das operações ocorreram em uma mesma máquina de cartões, pertencente ao segundo investigado, vizinho do idoso. O histórico criminal dos suspeitos embasou o pedido de prisão preventiva e busca domiciliar.

Durante as diligências, os agentes localizaram uma arma de fogo de uso permitido e 14 munições em posse do idoso. Ele também foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Ambos foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA