NOVA AURORA

POLÍCIA

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Publicado em

O mês de novembro é marcado por uma importante campanha de conscientização sobre a saúde masculina, conhecida como “Novembro Azul”. A Polícia Militar do Paraná se junta a essa iniciativa e destaca a relevância dos cuidados preventivos e da promoção da saúde entre os homens.

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 32% dos homens acima dos 40 anos se consideram muito preocupados com sua própria saúde e 58% só vão ao médico quando sente algo.

A pesquisa demonstra que a maioria dos homens não tem o hábito de ir ao médico regularmente, o que preocupa, pois existem doenças que não apresentam sintomas no seu estágio inicial, são as chamadas silenciosas, como a hipertensão, diabetes e o câncer de próstata, por exemplo.

No caso do câncer de próstata, na fase inicial, em que as chances de cura ficam acima dos 90%, a doença não apresenta nenhum sintoma. Por outro lado, quando os sintomas aparecem, cerca de 95% dos tumores já estão em faze avançada, o que dificulta a cura, dai a importância de fazer o acompanhamento da saúde regularmente.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante pelos crimes de contrabando e descaminho em Irati

Neste “Novembro Azul”, a Polícia Militar do Paraná reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus integrantes e da sociedade em geral. A prevenção é a chave para uma vida mais saudável e feliz, e todos são convidados a abraçar essa causa.

CÂNCER DE PRÓSTATA – É um tumor que afeta a próstata, causado pelo crescimento descontrolado das células.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos devido à doença. Somente no primeiro semestre deste ano, houve 21.803 internações devido ao câncer de próstata (dados do Ministério da Saúde).

Os sintomas mais comuns são:
– dificuldade de urinar;
– demora em começar e terminar de urinar;
– presença de sangue na urina;
– diminuição do jato de urina;
– necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

Fatores de risco: histórico familiar, sobrepeso e obesidade e idade (a cada dez homens diagnosticados, nove tem mais de 55 anos).

Prevenção: A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Já os homens que integrarem o grupo de risco devem começar a partir dos 45 anos.

Leia Também:  PCPR prende três homens por homicídio ocorrido em Curitiba

HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR: O Agendamento de consultas médicas para policiais militares que residem em Curitiba e Região Metropolitana podem ser feitas pelos seguintes canais: WhatsApp (41) 99282-3500 / telefone 08006430001.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC

Published

on

By

Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva. Com uma carga horária de 50 horas, o programa combina atividades teóricas e práticas, garantindo um aprendizado abrangente e aplicável às atividades policiais, o curso foi realizado por meio da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF).

Nesta edição do curso, participaram, no total, 20 policiais militares, sendo 17 da Polícia Militar do Paraná, além de 3 policiais pertencentes à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Os militares passaram por disciplinas como legislação de trânsito, fundamentos de física, princípios de mecânica, direção defensiva e técnicas avançadas de direção.

Durante a cerimônia, todos os 20 participantes foram chamados para receber os brevês e certificados. Estavam presentes no evento e realizaram as entregas: o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; o Diretor interino de Ensino e Pesquisa da PMPR, tenente-coronel Marco Antonio da Silva; o Diretor interino de Apoio Logístico e Finanças da PMPR, tenente-coronel Alessandro Galeski; o Chefe do Centro de Motomecanização e coordenador do curso, major Alexsander Cardoso; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Fabio Bonifácio Ferreira; o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, major Felipe Serberna; e o comandante da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), major Adilson Martendal.

Leia Também:  PCPR prende homem por furto contra o próprio pai em Cândido de Abreu

Após as entregas, o tenente-coronel Galeski fez uso da palavra. “É com grande alegria que faço parte dessa solenidade. O policial deve ser proficiente com todo o seu equipamento, e a viatura é um dos principais equipamentos do Policial Militar. A boa utilização do nosso equipamento é fundamental para que tenhamos uma atividade exercida dentro da técnica e do profissionalismo”, disse o tenente-coronel Galeski.

Para encerrar, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, fez uso da palavra. “Na Polícia Militar, é fundamental essa capacitação permanente do nosso profissional. Um curso como esse vem para a melhoria dos serviços prestados à população. A PMPR vem avançando a passos largos no quesito capacitação”, destacou o coronel Lima, que também agradeceu a confiança dos PMs do estado do Mato Grosso do Sul. “Meu abraço aos policiais do Mato Grosso do Sul, muito obrigado por terem acreditado no curso da Polícia Militar do Paraná. A casa é de vocês, mandem nosso abraço ao comando da corporação e tenham certeza de que, sempre que aqui estiverem, serão sempre muito bem-vindos.”

Leia Também:  Três homens são presos pela PM após serem flagrados com maconha, cocaína e uma arma de fogo nos Campos Gerais

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA