O mês de novembro é marcado por uma importante campanha de conscientização sobre a saúde masculina, conhecida como “Novembro Azul”. A Polícia Militar do Paraná se junta a essa iniciativa e destaca a relevância dos cuidados preventivos e da promoção da saúde entre os homens.
Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 32% dos homens acima dos 40 anos se consideram muito preocupados com sua própria saúde e 58% só vão ao médico quando sente algo.
A pesquisa demonstra que a maioria dos homens não tem o hábito de ir ao médico regularmente, o que preocupa, pois existem doenças que não apresentam sintomas no seu estágio inicial, são as chamadas silenciosas, como a hipertensão, diabetes e o câncer de próstata, por exemplo.
No caso do câncer de próstata, na fase inicial, em que as chances de cura ficam acima dos 90%, a doença não apresenta nenhum sintoma. Por outro lado, quando os sintomas aparecem, cerca de 95% dos tumores já estão em faze avançada, o que dificulta a cura, dai a importância de fazer o acompanhamento da saúde regularmente.
Neste “Novembro Azul”, a Polícia Militar do Paraná reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus integrantes e da sociedade em geral. A prevenção é a chave para uma vida mais saudável e feliz, e todos são convidados a abraçar essa causa.
CÂNCER DE PRÓSTATA – É um tumor que afeta a próstata, causado pelo crescimento descontrolado das células.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos devido à doença. Somente no primeiro semestre deste ano, houve 21.803 internações devido ao câncer de próstata (dados do Ministério da Saúde).
Os sintomas mais comuns são:
– dificuldade de urinar;
– demora em começar e terminar de urinar;
– presença de sangue na urina;
– diminuição do jato de urina;
– necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
Fatores de risco: histórico familiar, sobrepeso e obesidade e idade (a cada dez homens diagnosticados, nove tem mais de 55 anos).
Prevenção: A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Já os homens que integrarem o grupo de risco devem começar a partir dos 45 anos.
HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR: O Agendamento de consultas médicas para policiais militares que residem em Curitiba e Região Metropolitana podem ser feitas pelos seguintes canais: WhatsApp (41) 99282-3500 / telefone 08006430001.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR