NOVA AURORA

POLÍCIA

Ney Leprevost protocola expediente na Polícia Federal pedindo investigação de crimes contra crianças na Reserva Yanomami de Roraima

Publicado em

Preocupado com a gravidade do caos sanitário que atinge a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, o deputado federal Ney Leprevost encaminhou ontem, 23 de janeiro, expediente à Polícia Federal, em Brasília, requerendo a apuração rigorosa e independente sobre a morte de 570 crianças Yanomami pela fome, pneumonia e diarreia, além de outras causas evitáveis.

Segundo o ministério da Saúde, 570 crianças morreram de fome e outras causas evitáveis na reserva indígena dos Yanomamis, em Roraima.

Médicos, Profissionais de Saúde, Assistentes Sociais, Exército e Força Aérea Brasileira, além de voluntários, estão mobilizados realizando o socorro humanitário.

“Quando uma criança perde a vida, não me interessa sua raça, etnia ou nacionalidade. A mim, só importa que ela é uma criança e precisava ter sido protegida”, afirmou Leprevost

Segundo o Ministério da Saúde , 570 crianças morreram de causas evitáveis, como fome e doenças respiratórias.

Os índios não podem pescar e nem caçar devido ao avanço criminoso do garimpo ilegal na reserva. O mercúrio contaminou os rios e envenenou os peixes. A floresta sofreu desmatamentos que afastaram os animais.

Leia Também:  Secretaria de Saúde realiza capacitação de servidores para atender a Nova Lei de Licitações

Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2022, haviam sido confirmados 11.320 casos de malária no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanommi.

“Todas autoridades federais, estaduais e municipais; sejam elas do poder Executivo, Legislativo ou Judiciário; que eventualmente possam ter participado de conluio para encobrir ou praticar este grave crime contra os Direitos Fundamentais da Pessoa, a Saúde Pública de brasileiros em pleno território nacional e o Estatuto da Criança, precisam ser punidas de forma exemplar para que tragédias como esta não se repitam em nosso país”, garantiu Leprevost.

(Via assessoria de imprensa)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR relata 70% dos inquéritos e realiza 17 prisões na primeira semana do Verão Maior Paraná

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alcançou um índice de 70% de inquéritos policiais relatados na primeira semana do Verão Maior Paraná, destacando-se pela agilidade na conclusão das investigações. Entre os dias 14 e 21 de dezembro, dos 107 procedimentos iniciados, 75 já foram relatados e enviados ao Ministério Público para apreciação.

No mesmo período, a PCPR realizou 17 prisões no Litoral e no Noroeste do Estado, sendo sete em flagrante, nove em cumprimento a mandados judiciais e uma por descumprimento de medida protetiva. Além disso, foram registrados 334 boletins de ocorrência, solicitadas 43 medidas protetivas e realizados 23 Termos Circunstanciados de Infração Penal, refletindo o compromisso da instituição em atender à população de maneira humanizada.

O Instituto de Identificação da PCPR também desempenhou papel importante na semana inicial do Verão Maior Paraná. Foram atendidas 373 pessoas, entregues 50 carteiras de identidade, atendidos 14 locais de crime e realizadas cinco coletas papiloscópicas que resultaram em 18 objetos analisados.

Leia Também:  PCPR elucida homicídio em menos de uma semana em Guaíra

O delegado e coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Getúlio de Moraes Vargas, enfatizou que as estatísticas da primeira semana de atuação da Polícia Civil no Verão Maior Paraná são expressivas e refletem o intenso trabalho para garantir a segurança e a tranquilidade da população e veranistas. 

“Esses números mostram a eficiência e o compromisso da PCPR em proporcionar uma temporada segura. Tivemos apenas um homicídio registrado e com autoria definida e o autor preso,” destacou o delegado.

O Verão Maior Paraná segue até 9 de março de 2025, com ações integradas entre as forças de segurança pública, que incluem a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para moradores e visitantes do litoral e do Noroeste do Estado.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Leia Também:  PCPR inicia a segunda fase da Operação Verão Maior Paraná

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA