NOVA AURORA

POLÍCIA

Ney Leprevost protocola expediente na Polícia Federal pedindo investigação de crimes contra crianças na Reserva Yanomami de Roraima

Publicado em

Preocupado com a gravidade do caos sanitário que atinge a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, o deputado federal Ney Leprevost encaminhou ontem, 23 de janeiro, expediente à Polícia Federal, em Brasília, requerendo a apuração rigorosa e independente sobre a morte de 570 crianças Yanomami pela fome, pneumonia e diarreia, além de outras causas evitáveis.

Segundo o ministério da Saúde, 570 crianças morreram de fome e outras causas evitáveis na reserva indígena dos Yanomamis, em Roraima.

Médicos, Profissionais de Saúde, Assistentes Sociais, Exército e Força Aérea Brasileira, além de voluntários, estão mobilizados realizando o socorro humanitário.

“Quando uma criança perde a vida, não me interessa sua raça, etnia ou nacionalidade. A mim, só importa que ela é uma criança e precisava ter sido protegida”, afirmou Leprevost

Segundo o Ministério da Saúde , 570 crianças morreram de causas evitáveis, como fome e doenças respiratórias.

Os índios não podem pescar e nem caçar devido ao avanço criminoso do garimpo ilegal na reserva. O mercúrio contaminou os rios e envenenou os peixes. A floresta sofreu desmatamentos que afastaram os animais.

Leia Também:  PCPR e PCSP prendem duas suspeitas por extorsão mediante sequestro em Campinas

Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2022, haviam sido confirmados 11.320 casos de malária no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanommi.

“Todas autoridades federais, estaduais e municipais; sejam elas do poder Executivo, Legislativo ou Judiciário; que eventualmente possam ter participado de conluio para encobrir ou praticar este grave crime contra os Direitos Fundamentais da Pessoa, a Saúde Pública de brasileiros em pleno território nacional e o Estatuto da Criança, precisam ser punidas de forma exemplar para que tragédias como esta não se repitam em nosso país”, garantiu Leprevost.

(Via assessoria de imprensa)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Campeonato Paranaense Sub-19 masculino começou nesta sexta-feira (28), em Maringá

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA