NOVA AURORA

POLÍCIA

Ney Leprevost protocola expediente na Polícia Federal pedindo investigação de crimes contra crianças na Reserva Yanomami de Roraima

Publicado em

Preocupado com a gravidade do caos sanitário que atinge a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, o deputado federal Ney Leprevost encaminhou ontem, 23 de janeiro, expediente à Polícia Federal, em Brasília, requerendo a apuração rigorosa e independente sobre a morte de 570 crianças Yanomami pela fome, pneumonia e diarreia, além de outras causas evitáveis.

Segundo o ministério da Saúde, 570 crianças morreram de fome e outras causas evitáveis na reserva indígena dos Yanomamis, em Roraima.

Médicos, Profissionais de Saúde, Assistentes Sociais, Exército e Força Aérea Brasileira, além de voluntários, estão mobilizados realizando o socorro humanitário.

“Quando uma criança perde a vida, não me interessa sua raça, etnia ou nacionalidade. A mim, só importa que ela é uma criança e precisava ter sido protegida”, afirmou Leprevost

Segundo o Ministério da Saúde , 570 crianças morreram de causas evitáveis, como fome e doenças respiratórias.

Os índios não podem pescar e nem caçar devido ao avanço criminoso do garimpo ilegal na reserva. O mercúrio contaminou os rios e envenenou os peixes. A floresta sofreu desmatamentos que afastaram os animais.

Leia Também:  PCPR divulga foto de suspeito de homicídio em Curitiba

Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2022, haviam sido confirmados 11.320 casos de malária no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanommi.

“Todas autoridades federais, estaduais e municipais; sejam elas do poder Executivo, Legislativo ou Judiciário; que eventualmente possam ter participado de conluio para encobrir ou praticar este grave crime contra os Direitos Fundamentais da Pessoa, a Saúde Pública de brasileiros em pleno território nacional e o Estatuto da Criança, precisam ser punidas de forma exemplar para que tragédias como esta não se repitam em nosso país”, garantiu Leprevost.

(Via assessoria de imprensa)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu preventivamente um homem, de 37 anos, suspeito do homicídio de Antônio Paulo Lucio de Miranda, de 31 ocorrido em agosto de 2024. A captura aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), em Sengés, na região dos Campos Gerais. 

Segundo o delegado da PCPR, Isaias Fernandes, a vítima foi agredida com golpes de madeira desferidos por dois indivíduos após um desentendimento com a esposa.

Um dos investigados, de 36 anos, é cunhado da mulher e está foragido. O outro envolvido, que era vizinho dele, foi preso nesta quinta-feira. Ambos foram indiciados por homicídio qualificado e tiveram a prisão preventiva decretada.

“Além deles, um terceiro indivíduo, que presenciou o crime sem participar dele, foi indiciado por falso testemunho”, explica.

Diante dos fatos, o suspeito foi detido e encaminhado ao sistema penitenciário. A PCPR segue em diligências para localizar o foragido.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que levem à captura do foragido. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou (43) 9619-0907 diretamente à equipe de investigação.

Leia Também:  Empresários expõem produtos e prospectam negócios no espaço de turismo da Expoingá

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA