NOVA AURORA

POLÍCIA

Museu da PMPR atrai visitação da comunidade e ampla divulgação da imprensa

Publicado em

Desde a sua reinauguração, no último dia 28 de agosto, o Museu da PMPR tem atraído expressiva visitação da comunidade local e recebido uma ampla cobertura por parte da imprensa paranaense.

Denominado Museu Tenente-Coronel Augusto de Almeida Garrett, em homenagem ao militar estadual fundador do primeiro museu da PMPR, em 1950, o espaço reinaugurado se tornou uma oportunidade para que militares estaduais revisitem e aprofundem seus conhecimentos sobre o passado da instituição, bem como, a sociedade paranaense conheça a vasta e rica trajetória da PMPR e sua participação nos inúmeros fatos que constituíram o estado do Paraná e marcaram sua história.

Com um amplo acervo de itens, muitos deles com imensurável valor histórico, o Museu da PMPR conduz seus visitantes em uma viagem no tempo. Seja caminhando por momentos como das Revoluções de 1924, 1930 e 1932, seja apresentando mais sobre a vida e legado dos patronos Tiradentes e Coronel Sarmento, patrono das polícias militares do Brasil e patrono da PMPR, respectivamente, o Museu traz ainda uma grande quantidade de itens utilizados no policiamento do estado e proteção da população, através das décadas.

Leia Também:  PCPR prende dois homens suspeitos de homicídio em Jandaia do Sul

Para o administrador do Museu, capitão Rodrigo Mariano de Brito, a reinauguração proporcionou um importante resgate histórico à memória da PMPR e ao legado deixado por seus militares, da mesma forma que lhe oportunizou uma experiência ímpar durante seu processo de curadoria. “A descoberta do conteúdo de alguns destes documentos era impressionante. Alguns deles, itens do século XIX, da Província do Paraná, que remontam a história da nossa instituição e do nosso estado”, ressaltou o capitão.

O Museu também tem se mostrado um importante meio de integração entre a PMPR e a comunidade. Desde a sua reinauguração, diversos órgãos de imprensa o prestigiaram com sua cobertura e ampla divulgação midiática, o que engrandece, ainda mais, a cultura e história da PMPR e da população paranaense.

De acordo com a administração do Museu, seu horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, das 09h às 17h. Sábados, domingos e feriados estará aberto das 10h às 16h. A entrada é franca e o acesso é livre aos militares estaduais e à comunidade em geral. Ele está localizado no Quartel do Comando-Geral da PMPR (QCG), na Av. Mal. Floriano Peixoto, número 140, no bairro Rebouças em Curitiba, tendo sua entrada pela Av. Pres. Getúlio Vargas.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem em flagrante duas pessoas por tráfico de drogas e posse de arma em Foz do Iguaçu

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  PCPR incinera 50 quilos de drogas apreendidas em Reserva

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA