O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, já realizou 683 operações em todo o estado, de janeiro a maio de 2023. Os dados representam um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram 597 operações.
Ao todo, foram 324 missões de apoio às equipes da Polícia Militar com apoio aéreo em operações programadas, fiscalização ambiental em apoio ao Batalhão de Polícia Ambiental e Instituto Água e Terra (IAT), ocorrências policiais, busca a veículos, busca a suspeitos e transporte de tropas da PMPR. O número é 39% maior do que o registrado em 2022.
Além disso, foram 316 voos de resgate, remoções aeromédicas e transporte de órgãos vitais em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Neste caso, o aumento é de 2% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
De janeiro a maio deste ano, o BPMOA também auxiliou o Corpo de Bombeiros Militar em 43 missões de busca aquática, busca terrestre, combate a incêndios, Defesa Civil, salvamentos e transporte de bombeiros e materiais.
“Nós auxiliamos as demais forças de segurança, promovendo mais agilidade e rapidez no atendimento das ocorrências e no socorro médico para as vítimas que necessitam de remoção. Além disso, contamos com drones e demais tecnologias que possibilitam a fiscalização de áreas em que as aeronaves tripuladas não conseguiriam alcançar. Ganham as forças de segurança e ganha a população paranaense”, destacou o comandante em atividade do BPMOA, major Marcio Valim de Souza.
Nos cinco primeiros meses de 2023, o BPMOA também socorreu 346 vítimas, sendo que todas foram atendidas pela equipe médica no local da ocorrência e 305 necessitaram de transporte para hospitais da região.
BPMOA – Sediado no aeroporto do Bacacheri – hangar 12 e hangar 34, em Curitiba, e com bases descentralizadas nas regiões norte (Londrina) e durante a temporada de verão na Base Litoral (Matinhos), o BPMOA opera uma frota de doze aeronaves (9 helicópteros e 3 aviões).
A frota operada é composta por aeronaves próprias e locadas, em conjunto com as Secretarias do Estado através de convênios firmados proporcionando agilidade e segurança, onde e quando necessário, levando a PMPR a cumprir um serviço de excelência junto ao suporte aéreo, tendo destaque à nível nacional.
Comunicação Social PMPR
Fonte: Polícia Militar PR