NOVA AURORA

POLÍCIA

Dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Publicado em

Hoje, dia 2 de abril, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) se une ao mundo inteiro na celebração do Dia Mundial do Autismo, uma data destinada a aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão das pessoas que vivem com ele.

O Dia Mundial do Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre o Espectro Autista. O objetivo é educar a sociedade e os governantes sobre esse distúrbio do desenvolvimento neurológico, visando eliminar estigmas e preconceitos, além de divulgar informações precisas e esclarecedoras. A cor azul, representativa deste dia, simboliza a maior incidência do TEA no sexo masculino, afetando aproximadamente quatro meninos para cada menina.

O Autismo é uma condição que abrange uma variedade de sintomas relacionados ao comportamento social, comunicação e interesses específicos. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista podem ter dificuldades em interagir socialmente, se comunicar de forma adequada e podem manifestar interesses restritos e repetitivos. Além disso, é comum apresentarem padrões de comportamento atípicos, como dificuldade na transição entre atividades, foco excessivo em detalhes e reações incomuns a estímulos sensoriais. Essas características variam de pessoa para pessoa e podem se manifestar em diferentes graus de intensidade.

Leia Também:  PCPR prende casal suspeito de feminicídio ocorrido em Janiópolis

A Polícia Militar do Paraná reconhece a importância de promover a inclusão e a igualdade entre todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. Sendo assim, promove palestras e seminários com o objetivo de sensibilizar o público interno sobre o tema. Além disso, adotou procedimentos e protocolos a serem adotados pelos policiais militares quando se depararem com ocorrências policias envolvendo pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Neste Dia Mundial do Autismo, convidamos a todos os cidadãos a se juntarem a nós nessa importante missão de construir uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC

Published

on

By

Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva. Com uma carga horária de 50 horas, o programa combina atividades teóricas e práticas, garantindo um aprendizado abrangente e aplicável às atividades policiais, o curso foi realizado por meio da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF).

Nesta edição do curso, participaram, no total, 20 policiais militares, sendo 17 da Polícia Militar do Paraná, além de 3 policiais pertencentes à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Os militares passaram por disciplinas como legislação de trânsito, fundamentos de física, princípios de mecânica, direção defensiva e técnicas avançadas de direção.

Durante a cerimônia, todos os 20 participantes foram chamados para receber os brevês e certificados. Estavam presentes no evento e realizaram as entregas: o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; o Diretor interino de Ensino e Pesquisa da PMPR, tenente-coronel Marco Antonio da Silva; o Diretor interino de Apoio Logístico e Finanças da PMPR, tenente-coronel Alessandro Galeski; o Chefe do Centro de Motomecanização e coordenador do curso, major Alexsander Cardoso; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Fabio Bonifácio Ferreira; o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, major Felipe Serberna; e o comandante da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), major Adilson Martendal.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por homicídio em Curitiba

Após as entregas, o tenente-coronel Galeski fez uso da palavra. “É com grande alegria que faço parte dessa solenidade. O policial deve ser proficiente com todo o seu equipamento, e a viatura é um dos principais equipamentos do Policial Militar. A boa utilização do nosso equipamento é fundamental para que tenhamos uma atividade exercida dentro da técnica e do profissionalismo”, disse o tenente-coronel Galeski.

Para encerrar, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, fez uso da palavra. “Na Polícia Militar, é fundamental essa capacitação permanente do nosso profissional. Um curso como esse vem para a melhoria dos serviços prestados à população. A PMPR vem avançando a passos largos no quesito capacitação”, destacou o coronel Lima, que também agradeceu a confiança dos PMs do estado do Mato Grosso do Sul. “Meu abraço aos policiais do Mato Grosso do Sul, muito obrigado por terem acreditado no curso da Polícia Militar do Paraná. A casa é de vocês, mandem nosso abraço ao comando da corporação e tenham certeza de que, sempre que aqui estiverem, serão sempre muito bem-vindos.”

Leia Também:  Caminhão carregado com 13 mil pães tomba na marginal da BR 277

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA