NOVA AURORA

POLÍCIA

Capitão da Polícia Militar apresenta pesquisa em Conferência Internacional de Segurança Pública

Publicado em

O capitão da Polícia Militar do Paraná, José Eleutério da Rocha Neto, do 20º Batalhão da Polícia Militar, teve sua pesquisa selecionada para apresentação na 7ª Conferência Anual da Sociedade Americana de Polícia Baseada em Evidências (American Society of Evidence-based Policing – ASEBP). A pesquisa comparou a eficácia de dois conjuntos de técnicas de retenção de armas de fogo, com o fim de subsidiar a decisão pela técnica a ser ensinada na PMPR.

O estudo foi realizado em parceria com o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor Bruno Ângelo Strapasson.

Os pesquisadores usaram dados coletados em aulas regulares com o efetivo policial. Durante as sessões de sparring (combate simulado), que faziam parte das aulas, a turma foi aleatoriamente dividida em dois grupos. Os grupos praticaram as duas técnicas de forma cruzada. Os resultados dos exercícios executados foram registrados como fracassos/sucessos. Posteriormente, foram aplicados testes estatísticos sobre os dados coletados.

Leia Também:  Polícia Civil orienta população sobre como agir no combate à corrupção

Para além dos resultados obtidos, que permitiram responder à pergunta original, José Eleutério da Rocha Neto considera o estudo relevante em dois aspectos adicionais: (1) a produção científica experimental sobre técnicas, táticas e procedimentos (TTPs) policiais é bastante escassa; essa limitação é ainda maior para TTPs relativos ao uso de força não-letal, sendo, essa pesquisa, um avanço do conhecimento nessa direção; (2) o estudo simboliza uma quebra de paradigma na tomada de decisão em instituições policiais no Brasil; em lugar de basear a tomada de decisão na opinião de especialistas (individual ou em grupos/comissões), o estudo mostra um processo baseado em evidência experimental produzida através de metodologia rigorosa. Mais ainda, mostra que a evidência científica pode ser gerada pelas próprias instituições policiais, no contexto de sua atuação profissional cotidiana.

A conferência anual da ASEBP é, atualmente, um dos mais relevantes eventos de pesquisa policial do mundo. Lá encontram-se e se apresentam alguns dos maiores editores e pesquisadores da área de segurança pública do mundo.

Leia Também:  PCPR prende suspeitos de homicídio ocorrido em Almirante Tamandaré

A conferência foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem foragido por furto em Morretes

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (23), um homem de 32 anos foragido pelo crime de furto. A captura ocorreu no município de Morretes, no litoral do estado.

O homem é suspeito da prática de furto, ocorrido no dia 19 de dezembro, em Morretes. O indivíduo furtou uma bicicleta avaliada em R$ 1.800. A investigação foi conduzida pela equipe de plantão da PCPR, que também solicitou a expedição do mandado de prisão.

A investigação apurou que o vizinho da vítima foi flagrado em imagens de câmeras de segurança próximas ao local do fato com a bicicleta furtada.

“Ressalta-se que o homem é reincidente e, embora o furto seja simples, a prática de crimes contra o patrimônio na região gera grave abalo à ordem pública, principalmente em período em que há grande circulação de pessoas no município, em razão do veraneio”, afirma a delegada da PCPR Taís Melo.

A delegada da PCPR Aline Simadon destacou a importância da ação para a segurança da população. 

Leia Também:  PCPR prende dois homens em desdobramento de operação contra o tráfico em Piraquara

“A prisão deste indivíduo reforça o compromisso da Polícia Civil em garantir tranquilidade à comunidade local, especialmente em períodos de maior movimentação, como a temporada de verão”, afirmou.

A prisão foi realizada pela equipe de expediente da delegacia de Morretes, que integra a Operação Verão Maior Paraná. Após a captura, o homem foi encaminhado para o sistema penitenciário.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar em investigações. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA