NOVA AURORA

POLÍCIA

Capitão da Polícia Militar apresenta pesquisa em Conferência Internacional de Segurança Pública

Publicado em

O capitão da Polícia Militar do Paraná, José Eleutério da Rocha Neto, do 20º Batalhão da Polícia Militar, teve sua pesquisa selecionada para apresentação na 7ª Conferência Anual da Sociedade Americana de Polícia Baseada em Evidências (American Society of Evidence-based Policing – ASEBP). A pesquisa comparou a eficácia de dois conjuntos de técnicas de retenção de armas de fogo, com o fim de subsidiar a decisão pela técnica a ser ensinada na PMPR.

O estudo foi realizado em parceria com o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor Bruno Ângelo Strapasson.

Os pesquisadores usaram dados coletados em aulas regulares com o efetivo policial. Durante as sessões de sparring (combate simulado), que faziam parte das aulas, a turma foi aleatoriamente dividida em dois grupos. Os grupos praticaram as duas técnicas de forma cruzada. Os resultados dos exercícios executados foram registrados como fracassos/sucessos. Posteriormente, foram aplicados testes estatísticos sobre os dados coletados.

Leia Também:  Polícia Militar prende três por tráfico de drogas em Curitiba

Para além dos resultados obtidos, que permitiram responder à pergunta original, José Eleutério da Rocha Neto considera o estudo relevante em dois aspectos adicionais: (1) a produção científica experimental sobre técnicas, táticas e procedimentos (TTPs) policiais é bastante escassa; essa limitação é ainda maior para TTPs relativos ao uso de força não-letal, sendo, essa pesquisa, um avanço do conhecimento nessa direção; (2) o estudo simboliza uma quebra de paradigma na tomada de decisão em instituições policiais no Brasil; em lugar de basear a tomada de decisão na opinião de especialistas (individual ou em grupos/comissões), o estudo mostra um processo baseado em evidência experimental produzida através de metodologia rigorosa. Mais ainda, mostra que a evidência científica pode ser gerada pelas próprias instituições policiais, no contexto de sua atuação profissional cotidiana.

A conferência anual da ASEBP é, atualmente, um dos mais relevantes eventos de pesquisa policial do mundo. Lá encontram-se e se apresentam alguns dos maiores editores e pesquisadores da área de segurança pública do mundo.

Leia Também:  Polícia Militar recebe visita do Ministério da Saúde para implantação de Salas de Apoio à Amamentação

A conferência foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles são suspeitos de realizar 64 compras indevidas com um cartão bancário furtado, gerando um prejuízo estimado em R$ 16 mil. As capturas aconteceram nesta sexta-feira (4), em Londrina, na Região Norte do Estado.

A ação visava o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e duas ordens de busca domiciliar contra os investigados. Conforme o delegado da PCPR Matheus Prado, a vítima teve a carteira subtraída do interior de um veículo enquanto o automóvel estava em manutenção em uma oficina em Curitiba. 

Embora não tenha sido confirmado que o furto ocorreu no local, as apurações indicaram que todas as transações fraudulentas foram realizadas em 18 estabelecimentos comerciais de Londrina. A constatação levou à transferência do caso para a unidade policial da cidade.

A identificação dos suspeitos ocorreu por meio da análise de imagens dos locais onde as compras foram efetuadas. Em 17 dos estabelecimentos, as transações foram realizadas por um homem idoso.

Leia Também:  Policial Militar do BPTran conclui curso de trânsito aplicado em Santa Catarina

Além disso, 23 das operações ocorreram em uma mesma máquina de cartões, pertencente ao segundo investigado, vizinho do idoso. O histórico criminal dos suspeitos embasou o pedido de prisão preventiva e busca domiciliar.

Durante as diligências, os agentes localizaram uma arma de fogo de uso permitido e 14 munições em posse do idoso. Ele também foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Ambos foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA