NOVA AURORA

POLÍCIA

Cadetes recebem o Espadim Tiradentes na formação do primeiro ano do CFO

Publicado em

Nesta sexta-feira (2), 120 cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, receberam o Espadim Tiradentes, uma arma de representação que simboliza o ideal de liberdade do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Independência e patrono das polícias no Brasil. O momento é um marco na trajetória dos cadetes e serve como uma apresentação deles à Polícia Militar e à sociedade paranaense.

Ao todo, receberam o Espadim Tiradentes 100 cadetes do curso policial-militar e 20 cadetes do curso bombeiro-militar.

A cerimônia começou com a apresentação da turma “Coronel PM Carlos Octávio Valente Aymoré” pelo comandante da Escola de Formação de Oficiais, Major QOPM Ricardo Caron ao Exmo. Sr. Comandante-Geral da PMPR, Coronel QOPM Hudson Leôncio Teixeira.

“Essa formatura deles no primeiro ano representa uma apresentação para todos nós e o reconhecimento como cadetes da PMPR. Eles receberam e continuarão recebendo todos os ensinamentos da Polícia Militar, além das aulas com diversos temas, como Direitos Humanos, para que, logo após esse processo estejam aptos a representar a corporação e defender a população paranaense”, destacou o Major Ricardo Caron.

Leia Também:  PCPR prende homem por falta de pagamento de pensão alimentícia em Campo Largo

O comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, também lembrou a todos da importância da formação, do comprometimento com a corporação e com a sociedade.

“É um momento de reconhecimento e também de muita responsabilidade. São cadetes em formação que já devem mostrar seu comprometimento com todo o Paraná. Serão mais dois anos de formação e logo esses policiais estarão nas ruas e nas unidades cumprindo seu juramento”, frisou o coronel Hudson.

O momento sempre marcante aconteceu com a entrega do Espadim Tiradentes pelas madrinhas e padrinhos dos recipiendários, seguindo-se do importante juramento dos cadetes, a continência a Bandeira Nacional e como ato final o tradicional fora de forma, consagrando oficialmente esses militares como cadetes da Polícia Militar do Paraná.

A cadete Elaisa Cecília Alves entrou em 2012 para a Polícia Militar do Paraná, como Praça. Agora, realiza o sonho de passar pelo Curso de Formação de Oficiais.

“É uma sensação indescritível, pois, tento o CFO desde que terminei o Ensino Médio. Agora, quero seguir a formação e poder contribuir com a corporação e com toda a população da melhor forma possível”, contou.

Leia Também:  Isis Valverde esbanja boa forma com biquíni minimalista: "Puro brilho, sem explicação!”

ESPADIM TIRADENTES – Em sua gênese histórica, as pequenas espadas de aço decoradas com marfim e bronze, foram fabricadas por armeiros e distribuídas aos príncipes do Império Russo para que fossem usadas até que os aprendizes estivessem aptos a exercerem a função de comando, quando então, passariam a usar a tão sonhada e idealizada espada.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem foragido por furto em Morretes

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (23), um homem de 32 anos foragido pelo crime de furto. A captura ocorreu no município de Morretes, no litoral do estado.

O homem é suspeito da prática de furto, ocorrido no dia 19 de dezembro, em Morretes. O indivíduo furtou uma bicicleta avaliada em R$ 1.800. A investigação foi conduzida pela equipe de plantão da PCPR, que também solicitou a expedição do mandado de prisão.

A investigação apurou que o vizinho da vítima foi flagrado em imagens de câmeras de segurança próximas ao local do fato com a bicicleta furtada.

“Ressalta-se que o homem é reincidente e, embora o furto seja simples, a prática de crimes contra o patrimônio na região gera grave abalo à ordem pública, principalmente em período em que há grande circulação de pessoas no município, em razão do veraneio”, afirma a delegada da PCPR Taís Melo.

A delegada da PCPR Aline Simadon destacou a importância da ação para a segurança da população. 

Leia Também:  Sanepar anuncia investimento de R$ 402,7 milhões no primeiro trimestre de 2023

“A prisão deste indivíduo reforça o compromisso da Polícia Civil em garantir tranquilidade à comunidade local, especialmente em períodos de maior movimentação, como a temporada de verão”, afirmou.

A prisão foi realizada pela equipe de expediente da delegacia de Morretes, que integra a Operação Verão Maior Paraná. Após a captura, o homem foi encaminhado para o sistema penitenciário.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar em investigações. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA