Na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, o 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), sediado em Sarandi, celebrou seu primeiro ano de criação e instalação com uma solenidade marcada por homenagens e reconhecimento. Criado por meio do Decreto Estadual nº 5477, de 16 de abril de 2024, o batalhão é fruto da reorganização do 3º Comando Regional de Polícia Militar, e nasceu com a importante missão de reforçar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública em toda a Região Metropolitana de Maringá.
Conhecido como “Batalhão Metropolitano do Noroeste do Paraná”, o 32º BPM atende a uma população estimada em 300 mil habitantes, distribuída em 11 municípios. Com três companhias estrategicamente posicionadas — em Sarandi, Mandaguaçu e Marialva —, a unidade vem se destacando pela atuação eficaz, resultado do comprometimento de seus homens e mulheres que, diariamente, dedicam-se a proteger e servir a comunidade.
Durante a solenidade, autoridades civis e militares estiveram presentes para prestigiar a trajetória da unidade e os avanços conquistados em seu primeiro ano de existência. Um dos destaques do evento foi a entrega da recém-criada Medalha “Mérito do Batalhão Metropolitano do Noroeste”, instituída por portaria do Comando-Geral da PMPR, com o objetivo de homenagear militares, civis, autoridades e entidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à segurança pública na área de atuação do 32º BPM.
A medalha traz em seu desenho o simbolismo da roda dentada com 11 dentes, representando os 11 municípios atendidos pelo batalhão. No verso, um escudo em estilo português com o numeral “32º” reafirma a missão de proteção à sociedade. A fita da comenda é confeccionada nas cores da bandeira de Sarandi, reforçando a identidade e o vínculo da unidade com a cidade-sede.
Em seu discurso, o comandante do 32º BPM, tenente-coronel Carlos César de Souza Peres ressaltou o desafio de montar uma nova unidade policial e a satisfação em ver os resultados alcançados em tão pouco tempo. “Implantar um batalhão exige planejamento, dedicação e espírito de equipe. Mas nada disso seria possível sem o esforço dos nossos policiais militares e o apoio da sociedade civil, que caminha ao nosso lado”, afirmou Peres.
Ao final da solenidade, os presentes foram convidados a celebrar a data com um momento de confraternização, em clima de orgulho e reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na região.
O 32º Batalhão segue firme em sua missão, consolidando-se como referência de segurança pública no Noroeste do Paraná, e reafirmando o compromisso de proteger a vida, garantir a ordem e fortalecer os laços com a comunidade.
Estiveram presentes na solenidade, o comandante-geral em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer; o diretor de Inteligência, coronel Rinaldo Paz da Rocha; o oficial respondendo pelo Comando do 3º CRPM, coronel Edson Kamakawa; o deputado estadual Soldado Adriano José; o comandante do 32º BPM, tenente-coronel Carlos César de Souza Peres; o secretário de Segurança de Mandaguaçu, tenente-coronel veterano Rogelho Aparecido Fernandes, representando o prefeito do município; a juíza de Sarandi, Elaine Siroti; a juíza de Sarandi, Vanyelza Mesquita Bueno; a juíza de Direito de Maringá, Aline Koentopp; a promotora de Justiça de Mandaguaçu, Simone Rodrigues Borba Paim; o vice-prefeito de Sarandi, Claudinei Souza Silva, representando o prefeito; o presidente da Câmara Municipal de Sarandi, vereador Dionízio Aparecido Viaro; e o presidente do CONSEG Sarandi, Leandro Santos.
Comunicação Social da PMPR
Fonte: Polícia Militar PR