NOVA AURORA

PARANÁ

Voos de balão do Verão Maior Paraná atraíram mais de mil participantes no Litoral

Publicado em

O passeio de balão promovido pelo Governo do Estado no Litoral encerrou as atividades neste domingo (28) com o atendimento de mais de mil pessoas, entre adultos e crianças. Foram três fins de semana de ações na Arena Caiobá, em Matinhos, atingindo 24 horas de voo.

“Maravilhoso. Quando eu cheguei na praia e vi que tinha essa atividade disponível e gratuita, logo pensei: eu tenho que fazer isso. Era um sonho que eu tinha, porque amo tudo que é relacionado ao ar, como helicóptero e avião, mas nunca tinha tido a oportunidade de passear de balão. É uma experiência incrível, que eu adorei”, disse Regina Paixão, moradora de Curitiba.

O voo disponibilizado aos veranistas era de caráter cativo, ou seja, com o balão preso por cordas fixas ao chão, com uma subida de até 30 metros de altura. A duração foi de aproximadamente cinco minutos por voo, para que os turistas pudessem contemplar e tirar fotos da vista.

Nathalia Pedroso de Oliveira tem 17 anos e foi de Carambeí, nos Campos Gerais, ao Litoral para, além de aproveitar o mar paranaense, usufruir da estrutura montada pelo Governo nas praias. Quando desceu do passeio de balão não escondia a animação.

Leia Também:  PCPR prende homem por agredir e ameaçar ex-companheira em Pato Branco

“Foi diferente de tudo que já vivi. Senti um pouquinho de medo, mas foi muito legal. Eu nunca imaginei que voaria de balão na vida e ter essa experiência foi demais”, contou. Sobre a arena esportiva na praia, a jovem destacou as atividades que mais gosta. “Eu sou suspeita para falar porque amo as aulas de dança. Todo ano que a gente vem para a praia, eu tenho que participar dessas aulas”.

De Ponta Grossa, também nos Campos Gerais, Melanin Schmne, de 17 anos, apontou o voo de balão como uma das experiências mais divertidas do Litoral. “A paisagem é muito bonita, dá para sentir o vento mais forte no rosto, muito interessante mesmo”, ressaltou.

SUCESSO – O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Secretaria do Esporte, Tiago Campos, comemorou o sucesso da iniciativa. “O balão é mais uma ação do Governo do Estado do Paraná que chamou muito a atenção da população, com um visual bem legal. O pessoal se interessou bastante porque é uma parte de entretenimento que mexe com os sentimentos de todos”, disse.

Leia Também:  Rua Alagoas terá sentindo único em Nova Aurora

Algumas atividades esportivas e culturais do Verão Maior Paraná precisaram ser canceladas ou adiadas devido às fortes chuvas que ocorreram no Litoral durante a última semana. Mas, com o retorno do sol, as arenas e tendas nas praias voltaram a funcionar neste sábado.

VERÃO MAIOR PARANÁ – As atividades disponibilizadas pela Secretaria de Estado do Esporte na programação do Verão Maior Paraná contam com aulas de ginástica, dança, recreação infantil, ações educativas de trânsito, saúde e muito mais. As ações são ofertadas de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Mais informações estão no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR na Comunidade oferece serviços para a população de Pontal do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná leva ouro e prata em duas categorias no 2º Prêmio Anvisa

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA