NOVA AURORA

PARANÁ

Volume de drogas apreendidas pelo BPFron na região de fronteira cresceu 88% em 2022

Publicado em

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), unidade especializada da Polícia Militar do Paraná (PMPR), registrou crescimento em seus índices de combate à criminalidade durante o ano de 2022. No ano passado, a unidade apreendeu 78 toneladas de drogas, volume 88% maior do que o registrado em 2021, quando foram apreendidas aproximadamente 42 toneladas. O Batalhão é encarregado do policiamento ostensivo e preventivo nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Argentina.

No caso de medicamentos sem autorização dos órgãos de saúde e vigilância sanitária, foram 47 mil unidades interceptadas. Já os agrotóxicos somaram 29 mil unidades e as munições, 6.205.

O BPFron também foi responsável pela prisão de 619 pessoas envolvidas com diferentes tipos de crimes e pela apreensão de 5.477 volumes de contrabando de produtos diversos e de 140 armas de fogo irregulares.

O Batalhão registrou, ainda, aumento de veículos recuperados (29%), ultrapassando a marca de 100 apreensões, enquanto que em 2021 elas totalizaram 78. Além disso, foram apreendidas 100 embarcações em situação de flagrante ao tentar acessar o território nacional com ilícitos dos mais diversos tipos.

Leia Também:  PCPR incinera 226 quillos de drogas em Fazenda Rio Grande

“Todos esses resultados demonstram o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar em região de fronteira, principalmente pelo papel que o Batalhão de Polícia de Fronteira desempenha, que é a integração com as forças de segurança, defesa e controle aduaneiro para trazer mais tranquilidade à nossa população”, disse o comandante do BPFron, tenente-coronel André Cristiano Dorecki.

O BPFron está presente em 139 municípios na faixa de fronteira do Estado, que abrange um raio de 150 km, além da linha divisória terrestre do território nacional. Sua sede está localizada em Marechal Cândido Rondon, no Oeste, bem como sua primeira companhia. Já a segunda, a terceira e a quarta companhias estão situadas em Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Umuarama.

A base do Pelotão C.O.B.R.A. (Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática) está em Entre Rios do Oeste e o Pelotão de Operações com Cães do BPFRON fica na sede da unidade em Marechal Cândido Rondon.

Leia Também:  Saúde inicia campanha de alerta para prevenção de novos casos de câncer de pele

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Jogos de Aventura e Natureza movimentam Curitiba e o Sudoeste com 4 mil atletas

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Políticas do Estado ampliam acesso à alimentação saudável no combate à obesidade

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA