NOVA AURORA

PARANÁ

Volta do sol motiva prática de atividades nas arenas esportivas no Litoral

Publicado em

Depois de uma semana com chuvas intensas no Litoral do Paraná, o fim de semana (27 e 28) foi marcado pelo retorno do sol e de temperaturas elevadas. O calor motivou os veranistas a aproveitarem as praias, movimentando as arenas esportivas montadas pelo Governo do Paraná e impulsionando o comércio nas areias.

Débora Juliana Rambo saiu de Rebouças, na região Centro-Sul, ao Litoral do Estado com a esperança do sol aparecer. “Parou de chover e ficamos muito animados”, disse. “As nossas praias estão lindas e a estrutura espetacular. Há muita diversão para todos os gostos”.

Débora participou junto com a filha Dominique, de 8 anos, da atividade promovida na tenda do Detran Paraná, que orienta sobre sinalização e regras do trânsito. “Nós jogamos juntas, ela foi lendo as instruções, aprendendo a respeito do trânsito, algo muito educativo”, explicou a mãe.

AMBULANTES – Quem também aprovou as iniciativas do Governo do Estado no Litoral foi Pâmela Lima dos Santos, que trabalha pela primeira vez como vendedora ambulante nas praias do Paraná. Natural de São Paulo, Pâmela sempre atuou em Santos (SP), mas desde que conheceu Matinhos, no ano passado, decidiu que era hora de mudar de endereço e local de trabalho.

“Vim visitar minha irmã na temporada passada e decidi que era aqui onde gostaria de morar e trabalhar. Eu vendia porções nas praias de Santos e é o que continuo comercializando aqui. Lá eu não tinha uma estrutura boa para trabalhar, muito diferente do que tenho em Caiobá. A estrutura montada pelo Governo do Estado atrai os turistas para a praia e isso movimenta mais o meu negócio, consigo vender mais”, declarou a profissional.

Leia Também:  Projeto de lei quer transformar Capanema na Capital do Melado do Paraná

FÉRIAS – Cláudio Sansigolo, de Curitiba, que passa férias no Litoral, foi só elogios a respeito do Verão Maior Paraná. “As atividades são muito agradáveis, tem muita coisa para aproveitar, tanto para crianças como para adultos. É um espaço muito interessante e que conta com um atendimento muito bom de todos os profissionais. Depois de dias com muita chuva, foi muito bom poder participar dessas ações”, disse Cláudio Sansigolo, de Curitiba.

Claudio experimentou, acompanhado de sua família, do passeio de voo de balão. “Eu já tinha feito um voo uma vez, mas achei muito legal poder realizar novamente, ainda mais por ser uma oportunidade subsidiada pelo Governo do Estado”, completou Sansigolo.

A atividade de voo de balão cativo encerrou a programação no Verão Maior Paraná neste domingo, com o atendimento de cerca de mil pessoas. Mas para os próximos dias seguem as atividades disponibilizadas pela Secretaria de Estado do Esporte, como as aulas de ginástica, dança, recreação infantil, ações educativas de trânsito, saúde e muito mais.

Leia Também:  Rádio Educativa apresenta informativos sobre a história do Teatro Guaíra

CONTINUA – As ações são ofertadas no Litoral e na Costa Noroeste do Estado, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.

Nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá são seis pontos fixos no Litoral, três equipes itinerantes, além de outros dois postos fixos no Noroeste, em Porto Rico e São Pedro do Paraná.

Os postos fixos estão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. As quadras ficam à disposição da comunidade, que pode emprestar os equipamentos necessários. Há, ainda, brindes dos apoiadores e patrocinadores aos participantes.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Polícia Civil promove evento de conscientização sobre drogas no domingo, na Capital

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  PCPR, PMPR e Guarda Municipal de Pontal do Paraná deflagram operação contra tráfico de drogas

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA