NOVA AURORA

PARANÁ

Vídeo de policial militar abraçando alunos em Ponta Grossa viraliza na internet

Publicado em

Um vídeo de alunos da rede pública estadual de ensino cumprimentando e abraçando um policial militar do Paraná em Ponta Grossa chamou a atenção dos internautas nesta sexta-feira (22). Ele pertence ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da PMPR e aparece retribuindo o gesto de carinho. O BPEC é uma unidade que visa promover a segurança das escolas e da comunidade escolar com presença ostensiva e estreitamento dos laços com a comunidade.

O militar que aparece no vídeo é o 3º Sargento Fernando Sedlak. Ele iniciou sua carreira na Polícia Militar do Paraná em 2001 e passou por diversas unidades e funções, antes de integrar o efetivo do BPEC. Com 24 anos de serviço ativo, ele atuou na antiga Companhia de Polícia Choque e nas Rondas Ostensivas de Natureza Especial, hoje BPRONE. Em 2006, Sedlak se mudou para Ponta Grossa e foi integrar o 1º Batalhão de Polícia Militar, passando pela Rádio Patrulha e ROTAM. Ele chegou ao BPEC no final do ano passado.

Leia Também:  R$ 90 milhões: ampliação da rodovia entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão tem vencedora

“Há 10 anos as crianças pareciam ter medo das viaturas policiais. Isso mudou hoje em dia. Os próprios alunos têm confiança no nosso trabalho”, afirmou o sargento, que nessa manhã cumpria escala com a soldado Juliana Pereira de Carvalho nos arredores do Colégio Estadual Senador Correia.

O militar ainda destacou que crianças têm expressado o desejo de se tornarem policiais no futuro, fruto do impacto positivo de iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que ajuda a criar uma relação próxima entre as crianças e a PMPR.

O BPEC atua de forma preventiva no entorno de escolas estaduais, realizando patrulhamento, promovendo palestras educativas e desenvolvendo ações para prevenir a violência e o uso de drogas entre os estudantes. É uma das estratégias do Estado para coibir casos de violência na sociedade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Bombeiros lançam capacitação para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Published

on

By

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lançou nesta terça-feira (1º) um curso na modalidade de Ensino a Distância (EaD) focado na capacitação de profissionais da segurança pública para atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Abril é o mês que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu como referência para a inclusão e conscientização sobre o autismo. O projeto inicia sua fase de implantação na plataforma de ensino interna do CBMPR.

A capacitação, que totaliza 4 horas de videoaulas, é voltada para o treinamento dos bombeiros militares do CBMPR. Os demais profissionais da segurança pública e áreas relacionadas farão o curso internamente. A iniciativa atende a exigência do Código Estadual da Pessoa Autista do Paraná (Lei nº 21.964), que determina a formação de agentes públicos para prestar atendimento adequado a pessoas neurodivergentes.

“O curso possibilita a capacitação dos bombeiros militares da corporação, alinhando as práticas de atendimento a vítimas a padrões que garantam ainda maior qualidade quando se tratar de pessoas neurodivergentes, é um grande avanço”, ressalta o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco.

Leia Também:  3ª etapa da Olimpíada de Matemática reúne 9 mil alunos e vai selecionar 252 finalistas

De acordo com o major Murilo Sinque, o curso inclui manuais, guias de bolso, checklists e simulados, oferecendo uma abordagem prática e inclusiva que prepara profissionais para lidar com autistas em crise, evacuações e abordagens policiais. Ele também afirmou que o CBMPR pretende ampliar o alcance do curso futuramente.

“O objetivo é expandir esse conhecimento para outros estados e instituições, consolidando o Paraná como pioneiro nacional”, destacou. 

O curso estará disponível na plataforma do  Ensino a Distância (EAD) CBMPR e a meta é atingir o efetivo da corporação. Interessados em entender como funciona o trabalho com pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista também poderão acessar o conteúdo, mas não receberão certificado da capacitação.

Qualquer cidadão, como visitante, também pode acessar as seguintes abas: Cursos ESBM > Capacitação > Curso de Atendimento a Emergências de Pessoas no Espectro Autista > Acesso Como Visitante. A senha é cbmprtea2025.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA