NOVA AURORA

PARANÁ

Vice-governador recebe livro que narra 50 da relação de irmandade entre Paraná e Hyogo, no Japão

Publicado em

O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, e membros da comissão organizadora do livro “50 Anos de Convênio – da Amizade e Cooperação – Província de Hyogo, Japão, e Estado do Paraná, Brasil” entregaram ao vice-governador, Darci Piana, nesta sexta-feira (03), um exemplar da obra, que acaba de ser publicada.

O livro é comemorativo ao jubileu de ouro da irmandade entre a província de Hyogo e o Paraná, comemorada em 2020. Devido à pandemia de Covid-19, as comemorações dos 50 anos da parceria ficaram comprometidas. Por essa razão, apenas agora o livro foi publicado.

A obra conta um pouco da história desse meio século de união das duas regiões, que originou várias conquistas para ambos os lados, como a concretização de várias missões econômicas, científicas e culturais, além da vinda de empresas japonesas de grande porte e o intercâmbio de estudantes e profissionais de várias áreas que cresceram em conhecimento e tecnologia de primeira geração, resultado da aproximação entre as duas culturas.

Leia Também:  Grêmio recebe o Brasil de Pelotas em jogo que deve marcar estreia de Cristaldo

A instalação no Paraná de indústrias com sede originária em Hyogo é, por si só, a comprovação do sucesso dessa irmandade. A Sysmex do Brasil – Indústria e Comércio Ltda, do ramo de alta tecnologia médica, por exemplo, tem sede na cidade de Kobe, em Hyogo, e foi instalada no Paraná em 2020. A instalação da Sumitomo Rubber do Brasil, em Fazenda Rio Grande, também é fruto dessa parceria. Com um reconhecido trabalho baseado em tecnologia da borracha, a Sumitomo gera desenvolvimento para a Região Metropolitana de Curitiba.

Durante a audiência, Piana destacou a importância do livro. “Julgo fundamental a publicação do livro que narra a história da irmandade Paraná-Hyogo. Registrar e contar às futuras gerações um exemplo de parceria bem-sucedida é o nosso papel. Por isso, o Governo do Estado foi parceiro de primeira hora para viabilizar a confecção do livro. O Paraná se desenvolveu a partir dessa efetiva troca com Hyogo”, disse

Leia Também:  Nove viadutos e pontes de rodovias da RMC estão passando por reformas

O cônsul ressaltou a relevância e a oportuna publicação do livro. “Parabenizo a comissão que o elaborou e julgo oportuna a publicação, porque o fato ocorre num momento próximo a viagem de representantes do Estado ao Japão. E, por consequência, fortalece ainda mais os laços existentes entre o Paraná e a Província de Hyogo”, afirmou Hamada.

Já Laura Hiroko Tamaru, responsável pela organização, enfatizou o conteúdo. “A obra certamente atenderá os anseios dos estudantes e pesquisadores e demais interessados, que buscavam informações da parceria e não tinham. O lançamento do livro além de equacionar a questão vai ficar para a posteridade”, arrematou.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

Published

on

By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.

O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.

A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.

“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.

RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.

Leia Também:  Prazo para inscrições do curso público de aperfeiçoamento em Saúde Mental é prorrogado

Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.

“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.

EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.

“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Leia Também:  Grêmio recebe o Brasil de Pelotas em jogo que deve marcar estreia de Cristaldo

SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.

A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.

Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.

Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA