NOVA AURORA

PARANÁ

Viaje Paraná prorroga inscrições para exposição em feiras nacional e internacional

Publicado em

As inscrições para empresários participarem como coexpositores no estande do Viaje Paraná em duas feiras, em junho, foram prorrogadas até quarta-feira (07). Ambos são eventos ligados ao segmento MICE, que abrange a área de negócios e eventos. Uma das feiras é a Fiexpo Latin America, que acontece em San José, na Costa Rica, de 09 a 12 de junho. A outra oportunidade é no Evento Business Show (EBS) em São Paulo, nos dias 04 e 05 de junho.

Ao todo, mais de 20 empresários já se candidataram para participar das duas feiras. São empresários dos ramos de alimentação, hospedagem, agências de viagens e receptivo, entretenimento, lazer, parque aquático, transporte turístico, espaços para eventos e treinamentos, e fornecedores para eventos.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão pertencente à Secretaria do Turismo do Pataná (Setu), explica que as inscrições foram prorrogadas para permitir um maior tempo para inscrição dos interessados. “Queremos dar um tempo maior para que os empresários possam se organizar e solicitar a participação de coexpositores nos dois eventos. Isso porque tivemos um feriado no meio do caminho”, explica.

Leia Também:  Tributo a Ravel: estreia da Orquestra Sinfônica em 2025 leva 4 mil pessoas ao Guairão

“A participação como coexpositor nesses eventos é muito importante porque são espaços que funcionam como vitrines para oportunidades de novos negócios e divulgação dos serviços e produtos que o Paraná oferece ao segmento MICE”, completou o presidente. Para participar da Fiexpo na Costa Rica, basta se inscrever AQUI

Para participar da EBS em São Paulo, a inscrição deve ser feita AQUI.

FIEXPO – A Fiexpo Latin America consolidou sua potência no mercado internacional de reuniões e incentivos na América Latina e no Caribe. Ela reúne fornecedores especializados e destinos com compradores de alto nível de todo o mundo. É um espaço onde as oportunidades não são apenas identificadas, mas ativamente buscadas, atuando como um catalisador para a colaboração internacional e a expansão dos negócios. 

O evento acontece no Centro de Convenciones da Costa Rica, e a edição do ano passado contou com aproximadamente 700 expositores, além de 1.100 hosted buyers (profissionais convidados especialmente para encontrar fornecedores e fechar negócios) e visitantes. Foram mais de 12.800 reuniões de negócios agendadas, com uma estimativa de potencial de negócios gerados em US$ 872 milhões.

Leia Também:  Calendário do IPVA 2023 das placas com final 5 e 6 vence na segunda-feira

EBS – O Evento Business Show (EBS) em São Paulo acontece dentro da 23ª Feira da Indústria de Eventos Corporativos, Incentivos, Treinamentos, Congressos e Feira, no Centro de Convenções Rebouças. Ele é considerado o maior dentro do segmento por sua expertise na promoção do networking, participação de empresas líderes da indústria, de instituições financeiras, entre outras. A proposta é promover conexões com profissionais, reuniões e rodadas rápidas, acesso a insights e tendências.

Além da Feira, também haverá o Speed Meeting dedicado exclusivamente ao MICE (Meetings, Incentives, Conferences e Exhibitions) e o Congresso MICE com palestras de grandes especialistas do segmento, conforme programação. A edição de 2024 contou com aproximadamente 80 expositores e mais de 7 mil reuniões de negócios entre compradores e vendedores. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Jogos Abertos do Paraná: definidos os campeões da bocha

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Penitenciária Industrial de Cascavel forma 20 profissionais em curso de maqueiro hospitalar

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA