NOVA AURORA

PARANÁ

Vestibular de Inverno 2024 da UEM registra menor abstenção dos últimos 15 anos

Publicado em

O Vestibular de Inverno 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve o menor índice de abstenção da série histórica do concurso, registrada desde 2009. Mais de 90% dos 10.705 vestibulandos inscritos compareceram à prova aplicada neste domingo (14) em 12 cidades do Paraná. Outros 981 candidatos, ou 9,16% do total, faltaram.

O índice de desistência é inferior ao do Vestibular de Inverno 2023, que registrou 9,62% de abstenção e detinha o recorde da série histórica entre todos os concursos da UEM, incluindo as provas de Inverno e Verão. Também neste domingo (14) foram realizadas as provas do Vestibular EaD 2024, que anotou 28,57% de desistência.

Ao todo, 9.959 vestibulandos prestaram um dos dois concursos em Maringá e mais 11 cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Conforme a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), as provas transcorreram com tranquilidade em todos os locais de aplicação.

Os candidatos foram distribuídos em 286 salas de prova. Para a organização dos concursos, a CVU mobilizou 840 fiscais. Em cinco horas, os vestibulandos tiveram de responder a 50 questões objetivas, no estilo somatória, além de uma redação argumentativa com o tema “Violência política de gênero”.

Leia Também:  Curso do Corpo de Bombeiros no Litoral prepara surfistas para salvamentos de forma segura

O caderno de provas está disponível desde a noite deste domingo (14), além do gabarito provisório divulgado na tarde desta segunda-feira (15). Já o resultado final dos vestibulares será publicado em 9 de agosto. Essas e outras informações sobre os concursos podem ser consultadas no site da CVU ou no App Vestibular UEM.

O Vestibular de Inverno 2024 oferta 1.108 vagas para os mais de 70 cursos da UEM. As graduações estão distribuídas entre seis câmpus da instituição – Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Todas as oportunidades reservam vagas para cotas sociais, para negros ou para Pessoas com Deficiência (PcD).

Devido à eliminação da prova de conhecimentos específicos, promovida pela CVU no ano passado, cada candidato pôde selecionar até três opções de cursos, não necessariamente da mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas. No Vestibular de Verão 2023, por exemplo, 94,8% das vagas foram preenchidas.

O curso mais procurado como primeira escolha dos vestibulandos foi Medicina, que soma 578,62 inscritos por vaga na concorrência universal. Entre as opções mais concorridas também destacam-se Ciência da Computação (42,62 candidatos por vaga), Odontologia (40,37) e Psicologia (39,26).

Leia Também:  Programa do Estado estimula estudantes das redes municipais a valorizarem turismo regional

Já o Vestibular EaD 2024 permite ingresso nos cursos de Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídos entre os 21 polos de Educação a Distância (EaD) da UEM. São ofertadas 755 vagas.

Mais informações podem ser obtidas nos sites do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular EaD 2024. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelo e-mail vestibular@uem.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Praticidade: aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual já emitiu 63,6 mil guias do IPVA

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Inscrições para o 22º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná estão abertas

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA