NOVA AURORA

PARANÁ

Vestibular 2022 da UEPG reuniu milhares de estudantes em 13 cidades do Paraná

Publicado em

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou neste domingo (11) o Vestibular 2022 em 13 cidades do Paraná, com provas de conhecimentos gerais, redação e vocacionadas, aplicadas em um único dia (manhã e tarde). Dos 7.751 inscritos, 14,6% não compareceram. Os concorrentes disputaram 1.495 vagas em 39 cursos da graduação, com previsão de divulgação do resultado até 22 de dezembro.

Quase 3 mil candidatos tentam uma vaga em Medicina, curso mais concorrido da edição, com 97 candidatos por vaga. Em seguida, veio Engenharia de Software (13); Direito noturno (8); Agronomia (7); e Direito matutino (6). Do total de inscritos, 4.020 concorrem a vagas do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde; 1.216 em Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia; 908 para Ciências Sociais Aplicadas; 789 em Ciências Jurídicas; 463 em Ciências Humanas, Letras e Artes; e 142 para Ciências Exatas e Naturais.

Com um dia inteiro de provas, quem ficou na sala até o final somou sete horas para resolução das questões e redação. Ellen Sviercoski fez vestibular na Central de Salas, Campus Uvaranas, de Ponta Grossa, buscando uma vaga para Administração – Comércio Exterior. “É o meu primeiro vestibular, estou saindo do Ensino Médio este ano, mas não fiquei nervosa, pois estudei bem antes”, disse.

Leia Também:  Júri simulado engaja estudantes ao estimular estudo das leis e direitos humanos

Gabriela Aparecida Freitas Mira e Adauane dos Santos estavam comparando as respostas na saída da prova. A amizade começou na Central de Salas, com a possibilidade de ambas estudarem juntas no curso de Administração. “Eu esperava que seria mais difícil, achei um tema fácil da redação e a UEPG é a minha única opção, por enquanto”, comentou Gabriela.

As provas de 2022 trouxeram assunto inédito para a redação. Com o tema “Caminhos para o enfrentamento do capacitismo no Brasil”, a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) solicitou aos candidatos indicações das melhores formas de se combater a discriminação no país, por meio de um texto dissertativo-argumentativo. Pelas redes sociais, o tema ganhou repercussão.

Um dos textos de apoio para o tema veio de uma entrevista concedida pelo influenciador Ivan Baron, ao Estado de Minas. “Lembro que quando comecei na internet pouquíssimas eram as pessoas que falavam sobre a temática, quase não tinha onde pesquisar, fontes empíricas para nos inspirar, e hoje vendo que uma banca de vestibular me usa como texto de apoio para um assunto tão importante e também pouco debatido, é muito motivo para se comemorar e não desistir”, disse.

Leia Também:  Com entrada gratuita, acessibilidade e Guta Stresser, Guaíra recebe "Os Analfabetos"

As considerações sobre a redação, bem como gabarito e provas constam na página cps.uep.br/vestibular. Candidatos que queiram solicitar recurso devem enviar em até 48 horas após a divulgação do gabarito, por meio de protocolo digital.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Óculos de IA transforma vida de aluno cego beneficiado por projeto do Estado

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com atendimento virtual, Paraná participa de projeto-piloto que moderniza contato com Rede Sine

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA