NOVA AURORA

PARANÁ

Veranistas podem fazer aulas gratuitas de bodyboarding em Matinhos e Pontal do Paraná

Publicado em

Para ampliar o acesso dos veranistas a práticas esportivas, o Governo do Estado incluiu a oferta de aulas de bodyboarding na programa do Verão Maior Paraná. A modalidade está disponível para adultos e crianças de forma gratuita nas arenas montadas na Praia Brava, em Caiobá, e do balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

As aulas têm uma hora de duração cada e são oferecidas de sexta-feira a domingo, com inscrições das 8h30 às 12h e das 15h às 17h30. As inscrições dos interessados devem ser efetuadas diretamente nas estruturas do Governo do Estado, com início das primeiras aulas às 9h30, no período da manhã, e às 15h30, no período da tarde.

Em Caiobá, a Arena Verão Maior está localizada na Avenida Atlântica, 891, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa. Já em Praia de Leste, o posto fica na Avenida Deputado Aníbel Khury, próximo ao deck de acesso principal à praia, entre as ruas Baronesa do Cerro Azul e Manoel Marques.

A ação é feita em uma parceria do poder público estadual, por meio da secretaria estadual do Esporte, com a Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB).

Leia Também:  Governo promove atrações culturais para servidoras em comemoração ao Dia da Mulher

Sanderson Trevisan, que atua como um dos instrutores das aulas, explica que a modalidade surgiu como uma derivação do surfe. “A diferença é que a prancha é um pouco menor e que fica grudada ao corpo, além do uso de pés de pato para auxiliar nas manobras”, disse.

Criado de forma improvisada em 1971 por um norte-americano que estava no Havaí, o bodyboarding é um ótimo exercício para a saúde física e mental, segundo Trevisan. “É um esporte muito bom para o desenvolvimento de todo o corpo, porque trabalha tanto os membros inferiores quanto superiores, além de servir como um estímulo cognitivo”, acrescentou.

O instrutor considera ainda que o incentivo da modalidade pelo Governo do Estado ajuda a democratizar o acesso ao esporte e estimular a formação de potenciais atletas. “No Paraná, o bodyboarding é praticado há mais de 40 anos. Ao mostrá-lo para as novas gerações dentro do Verão Maior Paraná, estamos fazendo a iniciação esportiva destas crianças, que aprendem as técnicas básicas e podem vir a praticar o esporte de alto rendimento no futuro”, concluiu Trevisan.

Leia Também:  AIFU fiscalizou 1,2 mil comércios e aplicou 1,4 mil autuações em 2023

AULAS APROVADAS – Com mais de 350 atendimentos apenas no último fim de semana, as aulas de bodyboarding têm sido aprovadas pelos alunos. O aposentado Cristiano Andregetto considera a iniciativa importante para a educar as pessoas, sobretudo as crianças, sobre como se comportar no mar. “É um esporte bacana porque ajuda as crianças e os pais a entenderem que o mar não é um bicho-papão, mas que precisa ser respeitado para evitar riscos”, comentou.

Apesar de nunca ter subido em uma prancha antes, a pequena Giulia Rossi, de apenas 8 anos, foi outra aluna que aprovou as aulas. “Foi bem legal. Apesar de ter dado algumas capotadas, eu senti que ia dar tudo certo. Me diverti bastante”, contou.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com bom ritmo de serviços, começa concretagem na duplicação em Guarapuava

Published

on

By

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou nesta sexta-feira (10) os serviços de pavimentação com concreto da nova pista da duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, região Centro-Sul.

Este primeiro segmento é considerado experimental, com ensaios e análises confirmando as soluções previstas em projeto, daí sendo aplicadas ao longo da obra, que tem 11,52 quilômetros de extensão.

Outros serviços da duplicação estão avançando, com mais da metade da terraplenagem prevista na obra já executada, que são os serviços de movimentação de terra, como cortes, aterros e compactação, preparando o terreno para receber a plataforma da nova pista de pavimento rígido de concreto.

Neste momento também são executados os dispositivos de drenagem profunda de águas do trecho, e construída uma nova galeria celular de concreto.

Outro aspecto da obra que está adiantado é a construção da nova ponte sobre o Rio Coutinho, com a fabricação de vigas pré-moldadas de concreto que futuramente serão lançadas sobre os pilares da estrutura.

Leia Também:  Interligações hidráulicas podem afetar o abastecimento em bairros de Umuarama

CONCRETO – Nos próximos meses serão iniciados os serviços de whitetopping da pista atual, em que o pavimento asfáltico recebe melhorias e é utilizado como base para execução de uma nova camada de pavimento rígido de concreto.

A obre prevê ainda a implantação de três retornos duplos do tipo “U”, passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus, além de melhoria da geometria de curvas e também nos acessos a lotes lindeiros, entre outros serviços.

O investimento é de R$ 118.000.000,00, com previsão de conclusão em fevereiro de 2026. Os serviços começaram em setembro passado.

PITANGA – O DER/PR conta com outras duas iniciativas semelhantes de duplicação em concreto e whitetopping da PRC-466. Entre Palmeirinha e Turvo a licitação está quase concluída, com assinatura de contrato devendo ser realizada em breve, um investimento de R$ 293.750.000,00. E de Turvo a Pitanga está marcada a sessão de disputa da licitação para o final do mês, dia 27 de janeiro.

Leia Também:  AIFU fiscalizou 1,2 mil comércios e aplicou 1,4 mil autuações em 2023

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA