NOVA AURORA

PARANÁ

Velocross, maratona aquática, vôlei e teqball agitaram o fim de semana esportivo no Paraná

Publicado em

As disputas de diversas modalidades esportivas agitaram o fim de semana em todo o Paraná. Curitiba e Região Metropolitana receberam novas etapas dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) e doze cidades recepcionaram a primeira etapa da Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná.

Outros destaques foram o Desafio Solidário do Vôlei, realizado no sábado (25), que lotou o Complexo Esportivo Tarumã e arrecadou doações para o Rio Grande do Sul; e o Seminário Internacional do Desporto Escolar, com a participação de representantes de Cabo Verde, Argentina, Chile, Paraguai, República Dominicana, México, Peru, El Salvador, Estados Unidos, São Tomé e Príncipe, Austrália e Nigéria.

JANS – Promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES) desde 2019, os Jogos de Aventura e Natureza são uma iniciativa pioneira no Brasil que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. Em 2023, somadas as etapas do Litoral, Corredor das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida.

Este foi o segundo fim de semana dos JANs em Curitiba e região e as atividades continuam até 2 de junho. Encerrada essa etapa, a próxima será a do Festival de Inverno, no Litoral do Paraná, entre os dias 13 e 21 de julho.

Leia Também:  Em visita, ministra da Saúde destaca parceria com o Estado para o SUS no Paraná

Um dos destaques dentro da programação foi a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Velocross, realizado pela Federação Paranaense de Motociclismo. A competição reuniu atletas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Foram dois dias de disputas nas categorias Mini Motos, 65cc, Vx Junior, Intermediária Nacional, Nacional 250 Pro, Vx1, Vx2, Vx3 Nacional, Vx3 Especial, Vx4 Nacional, Vx4 Especial, Vx45 Nacional, Vx45 Especial, Vxf Nacional, Vxf Especial, Nacional Street 200cc, Nacional Força Livre, Vx50, Intermediária Especial Vx1 e Intermediária Especial Vx2.

As próximas etapas do campeonato acontecerão em Contenda (16/06); Piên (30/06), Salto Del Guairá (11/08), Sengés (15/09) e Lapa (17/11).

Já a 18ª Maratona Aquática de Curitiba foi realizada na piscina olímpica do Clube Curitibano no domingo (26) e também teve o objetivo de arrecadar doações para o Rio Grande do Sul – cada equipe inscrita entregou 200 kg de alimentos. A edição 2024 contou com mais de 900 atletas e paratletas, representando 38 equipes de academias, clubes e instituições educacionais de Curitiba e RMC. Participaram atletas a partir de 14 anos de idade.

Leia Também:  Nova Ferroeste fará estudos complementares em comunidades indígenas

Organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria da Educação de Curitiba e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio da Federação de Xadrez do Paraná e do Governo do Estado, o Desafio Xeque-Mate também fez parte da programa e contou com a participação de 1,5 mil enxadristas de todas as idades. Esta foi a primeira das cinco etapas até o fim oficial do torneio. As próximas acontecem dias 27 e 28 de julho; 21 de setembro; 23 e 24 de novembro; e a etapa dos campeões, dia 7 de dezembro

Após o grande sucesso do Campeonato Brasileiro, os Jogos de Aventura e Natureza também recepcionaram o Campeonato Paranaense de Teqball na Praça Oswaldo Cruz. A competição premiou os campeões estaduais nas categorias escolar, individual masculino e feminino, duplas masculinas, femininas e mistas.

Outros eventos dentro dos Jogos de Aventura e Natureza foram o Campeonato Paranaense de Taekwondo Escolar, com mais de 200 participantes no Complexo Esportivo do Tarumã; a 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura, em Piraquara, nas categorias Discovery 25KM e Aventura 55KM; o Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia Escolar; e o Pedala Metropolitano.

ESPORTE JOGOS FDS

Com competições de diversas modalidades, Jogos de Aventura e Natureza agitam a programação da Capital. Foto: SEED

Confira programação da última parte dos JANs em  Curitiba e Região Metropolitana:

30/5 – BMX Freestyle – Chalé Centro Poliesportivo, Piraquara

30/5 – Corrida de Aventura – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

30/5 – Campeonato Paranaense de Flag Football – Parque Barigui, Curitiba

30/05 – Desafio JAN Obstáculos – Crozetta Park Cross, Campina Grande do Sul

30 e 31/5 – Campeonato Paranaense de Skate Park – Complexo Esportivo Tarumã, Curitiba

30/5 a 1/6 – Paraquedismo – Aeródromo Max Fontoura, Campo Largo

30/5 a  2/6 – Torneio Elas por Elas de Futevôlei – Praça Afonso Botelho, Curitiba

30/5 a 2/6  – Aberto de Beach Tennis (Torneio FPT1000) – Jardim Botânico, Curitiba

31/5 – Wheeling – Parque Linear Rio Timbu, Campina Grande do Sul

31/5 – BMX Freestyle – Praça da Juventude, São José dos Pinhais

31/5 – Festival de Flag Football Infantil – Parque Barigui, Curitiba

31/5 a 2/6 – Campeonato Paranaense Vôlei de Praia – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – BMX Freestyle – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Ciclismo Pista – Velódromo Curitiba, Curitiba

1/6 – Crossgames – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Encontro de Jipe – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Orientação Sprint Escolar – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Kart Rentall – Kartódromo, São José dos Pinhais

1 e 2/6 – Oficinas Esportivas – Punhobol – Vôlei De Praia – Beach Tennis – Taekwondo – Hapkido – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Luta de Braço – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Beach Soccer – Praça do Carmo, Curitiba

1 e 2/6 – Festival da Família – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6  – Patinação de Velocidade – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Punhobol Escolar – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Skate Street – Complexo Esportivo Tarumã, Curitiba

1 e 2/6 – Enduro Equestre – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

1 e 2/6 – Handebol de Areia – Praça da Juventude, São José dos Pinhais

1 e 2/6 – Taça Sul-Brasileira – Parque Peladeiro

2/6 – BMX Freestyle – Parque Linear Rio Timbu, Campina Grande do Sul

2/6 – Wheeling – Chalé Centro Poliesportivo, Piraquara

2/6 – Enduro Kart – Kartódromo, São José dos Pinhais. 

JOGOS DA JUVENTUDE – A primeira etapa da Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná foi disputada de sexta-feira a domingo (24 a 26) com quatro modalidades coletivas: basquete, vôlei, handebol e futsal. Esta é a 36ª edição da competição, que reúne jovens de 14 a 17 anos, faz parte dos Jogos Oficiais do Governo do Estado e é realizada pela Secretaria do Esporte. Ela foi disputada em 12 municípios-sedes: Fazenda Rio Grande, Prudentópolis, Ribeirão do Pinhal, Rolândia, Nova Esperança, Capanema, Clevelândia, São Mateus do Sul, Missal e Marumbi. 

A segunda etapa da Fase Regional será entre 6 e 9 de junho, concluindo as disputas iniciadas nos mesmos municípios. A fase seguinte é a macrorregional terá como sedes Prudentópolis, Cornélio Procópio, Goioerê e Marechal Cândido Rondon e será realizada de 15 a 18 de agosto. As finais serão entre os dias 17 e 20 de outubro, em Campo Mourão, no Centro-Oeste. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado entrega novos veículos para reforçar serviços de saúde em Ibaiti e região

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Nova Ferroeste fará estudos complementares em comunidades indígenas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA