NOVA AURORA

PARANÁ

Varejo, novas feiras e mobilidade: missão da Invest Paraná à Itália tem ótimos resultados

Publicado em

Boas oportunidades comerciais para o Estado foram captadas pela Invest Paraná na sexta missão internacional do ano, desta vez à Itália. De 13 a 17 de junho, a agência de negócios do Governo do Estado – vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) – organizou com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em Milão, uma série de encontros de empresários paranaenses de diferentes segmentos do varejo para prospectar novos fornecedores.

A agência também abriu negociação para trazer ao Paraná uma empresa italiana especializada na organização de feiras comerciais internacionais, além de uma startup especializada em carregamento de carros elétricos.

“O objetivo das missões comerciais internacionais é gerar oportunidades de negócios ao Paraná. Nesse caso, o foco foi abrir o portfólio de fornecedores italianos para o varejo do Estado, em especial no setor de supermercados, que foi buscar novos produtos de valor agregado para suas gôndolas”, explica o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

Uma grande rede paranaense de supermercados conseguiu na missão expandir sua lista de fornecedores na Itália para produtos como massas, azeite de oliva, molhos, embutidos, entre outros. Além disso, alguns produtores italianos se mostraram interessados em fechar parcerias com empresas paranaenses para distribuição de seus produtos no Brasil a partir do Paraná.

Em um único dia, foram 12 reuniões com fornecedores, não só para importar produtos italianos, mas também para se formar parcerias de distribuição. “Muitas vezes essas empresas de fora não têm conhecimento do mercado no Brasil, que é um país continental. Por isso, para entrar aqui precisam de um parceiro local, já que começar a distribuição no Brasil é muito difícil”, diz Giancarlo Rocco, o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná.

Leia Também:  Núcleo da UENP responsável por terapia com cavalos atende 105 pessoas em Bandeirantes

Rocco explica que esse interesse dos fornecedores italianos em distribuir seus produtos no Brasil através do Paraná tem potencial de movimentar a economia estadual. “Levamos essa proposta para os fornecedores italianos começarem a distribuição de seus produtos no Paraná, o que em um futuro próximo pode atrair investimentos efetivos com a vinda de unidades dessas empresas para cá”, argumenta o diretor da Invest Paraná.

FEIRAS INTERNACIONAIS – A Invest Paraná também aproveitou a missão para iniciar negociação a fim de trazer ao Paraná uma das maiores organizadoras de feiras da Europa. Com sede em Milão, o grupo tem larga experiência na realização de grandes eventos comerciais em setores como móveis, embalagens, alimentos processados, têxteis, entre outros. “Eles são muito grandes, conhecem muito o mercado europeu, ainda não conhecem o mercado brasileiro, mas têm muita vontade de atuar aqui. Por isso vamos fazer encontro de parceiros locais com essa empresa”, afirma Rocco.

O plano é de que essa empresa italiana promova no Estado feiras de peso internacional com produtos feitos no próprio Paraná. “Isso fará com que a gente tenha qualidade de feira internacional com produtos daqui, ou seja, que possamos entrar no eixo de feiras com qualidade internacional”, justifica o diretor. “Além dos negócios feitos nas próprias feiras, esses eventos também movimentam a economia local com o turismo na ocupação de hotéis, de restaurantes”, completa Rocco.

Leia Também:  Maratona Avenida Brasil em Cascavel começa com a entrega de kits a partir desta sexta

ELETROMOBILIDADE – Durante a missão na Itália, outra empresa demonstrou interesse em atuar no mercado paranaense. É uma startup de eletromobilidade que oferece recarga de bateria de carros elétricos com liberação por aplicativo. A empresa, que conta com um executivo paranaense na diretoria, já está consolidada na Itália e outros países europeus e planeja iniciar um plano de ação no Brasil.

“Ficamos muito felizes em vermos a empresa de um paranaense ter ganhado o mundo, atuando no mercado europeu, e agora interessada em reinvestir aqui no Estado. Os postos deles de carregamentos de carros elétricos com aplicativos inteligentes já ganharam escala no mercado internacional para atuar em locais como aeroportos, hotéis, shoppings, podendo ser replicados até em condomínios residenciais”, aponta o diretor da Invest Paraná.

PRÓXIMA MISSÃO – No fim de julho a Invest Paraná vai organizar uma nova missão internacional, dessa vez nos Estados Unidos e voltada ao agronegócio. A agência de negócios do governo estadual vai levar representantes de cooperativas, produtores rurais e demais empresas do setor para o estado americano de Iowa.

“O Iowa é um estado parecido com o Paraná, voltado ao agronegócio. Por isso temos interesse em ir lá e fazer uma troca de experiências. Serão palestras, reuniões para levarmos o que temos aqui e aprender com o que os americanos estão fazendo no agro lá”, explica Rocco.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Governo propõe ampliar cargos na PM para atender novo batalhão em Sarandi

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Posto da Polícia Científica facilita realização de exames na Casa da Mulher Brasileira

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA