NOVA AURORA

PARANÁ

Vai para a 49ª Expoingá? Turismo no Caminho das Águas pode completar a viagem

Publicado em

O Paraná é cortado por cenários rurais incríveis e uma pluralidade de atrativos que podem entrar na programação das famílias. O Noroeste do Estado, por exemplo, onde acontecerá a 49ª Expoingá, a maior feira dessa região, abriga uma riqueza de opções de beleza natural, acolhimento em propriedades rurais, ecoturismo, turismo de aventura, cultural e religioso.

De ônibus, de carro ou de avião, partindo de Maringá ou outras cidades, é possível chegar até o território turístico conhecido como Caminho das Águas, que abrange Altônia, Alto Piquiri, Cruzeiro do Oeste, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, São Jorge do Patrocínio, Umuarama e Xambrê, cidades banhadas por 420 quilômetros dos rios Paraná, Piquiri, Ivaí e Goioerê. O passado milenar se acomoda na paisagem verde, num cenário cuidadosamente desenhado pela natureza e conservado pela população.

O outono é uma boa opção para essas viagens regionais. Nesta região, sem gastar muito, é possível desfrutar de cachoeiras, degustar pinhão sapecado na fogueira, andar de cavalo, descer corredeiras, “lagartear” nas areias das praias de água doce ou, ainda, visitar as barraquinhas de uma feirinha que esconde tesouros de talentos anônimos. Os visitantes e moradores da região também têm acesso à Rota do Pedal, em Umuarama, Rota dos Pioneiros, a maior aquática do Brasil, e rotas do Morango, da Lavanda e dos Girassóis.

Esse turismo rural em franca expansão será um destaque da Expoingá, que acontece em Maringá, e é um dos mais importantes eventos de agronegócio do País. Ela será aberta oficialmente nesta sexta-feira (05) e segue até 14 de maio. O 3º Fórum de Turismo Rural acontece no dia 10, a partir das 14h. A feira do setor produtivo rural vai mostrar toda a potencialidade do agro, que se descobre como destino turístico e atrai viajantes em busca de novas experiências.

Nos estandes da Expoingá haverá tecnologia, tradição e esse convite para visitar o Caminho das Águas. “Os dois segmentos caminham juntos com a sustentabilidade, fomentando a economia e gerando riquezas para o Estado”, diz o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Leia Também:  Seminários vão selecionar boas práticas de alfabetização nos municípios do Paraná

TURISMO RURAL – Turismo rural é um segmento que possui excelentes opções para momentos relaxantes em contato com a natureza. Pequenas propriedades rurais potencialmente produtivas empreenderam no turismo e oferecem roteiros formados por verdadeiros oásis. A principal característica é a valorização do patrimônio cultural e natural. Refeições típicas e degustação de pratos produzidos na propriedade engordam o cardápio.

Na região do Caminho das Águas, por exemplo, adeptos ao ecoturismo precisam ir até Altônia, Icaraíma ou São Jorge do Patrocínio. Esses são alguns municípios que são abrangidos pelo Parque Nacional de Ilha Grande. A área de preservação tem 180 ilhas e 100 quilômetros de navegação pelo Rio Paraná. Ainda há a Praia do Meião em Porto Camargo, a Lagoa de Xambrê em Altônia (segunda maior lagoa costeira do Brasil), a Corredeira dos Índios em Iporã e, entre cachoeiras e trilhas, o Salto no Alto Piquiri.

Para quem gosta de adrenalina, os atrativos são as quedas do Salto Paiquerê, no Rio Goioerê, e as corredeiras dos Apertados do Rio Piquiri. Opções de rafting pelos rios Goioerê e Alto Piquiri completam o passeio. Por ali também dá para acampar e jogar uma partida de paintball.

O Rio Paraná e toda a sua exuberância é parte de São Jorge do Patrocínio, Altônia e Icaraíma. Guaíra também entra nesse roteiro, com a trilha de caiaque toda sinalizada e a Rota dos Pioneiros. A paisagem chama atenção pela biodiversidade. O acesso é fácil, através das inúmeras marinas, embarcações de aluguel e rampas de embarque e desembarque.

O patrimônio histórico da região Noroeste é moldado pela vivência de algumas etnias e ultrapassa as fronteiras da origem humana. Conhecida como a “Cidade dos Dinossauros”, Cruzeiro do Oeste é um mergulho na pré-história. O primeiro dinossauro paranaense foi descoberto lá. Cinco novas espécies estão expostas no Museu de Paleontologia. Para completar o roteiro há até um pastel do pterossauro.

Leia Também:  IAT apresenta Programa Parques Paraná em maior evento de turismo da América Latina

A religiosidade também é marcante nessa região. São várias igrejas e percursos. O Caminho dos Santuários passa pelos municípios de Iporã, Cafezal do Sul, Perobal e Umuarama. São 65 quilômetros partindo da Paróquia Santo Antônio, em Iporã. Em Cafezal do Sul, a passagem obrigatória é na Paróquia São José Batista, e, em Perobal, na Paróquia São Pedro.

O melhor bolinho de carne do Paraná, contam os moradores locais, também é encontrado no Caminho das Águas, na Serra dos Dourados. Mas a proximidade da água faz com que a maioria dos pratos da culinária local traga o peixe como principal ingrediente.

VIAGEM ACOLHEDORA – Agricultores familiares que decidiram investir em turismo rural não precisaram modificar suas propriedades para empreender. Aproveitaram a casa de arquitetura antiga, o velho fogão a lenha e as primitivas ”picadas” abertas no meio da mata. Em Altônia, três propriedades formam o “turismo rural comunitário”, no Caminho das Paineiras.

“A ideia deu certo”, diz Geni Block, dona de uma das propriedades que recebem visitantes até do estrangeiro. “Deu tão certo que inauguramos recentemente um armazém para vender os nossos produtos e o que os vizinhos produzem”, conta.

Há comida caipira, típica rural, com pães, bolos, doces e café colhido na própria propriedade. Os queijos e embutidos também são locais. A proposta é seguir a trilha para o Portal de Luz, com restaurantes e chalés para hospedagem. O portal também oferta passeios na Lagoa Xambrê para andar de caiaque, mergulhar e observar algumas espécies de peixes da lista de risco de extinção.

“É uma viagem imperdível”, diz Edvaldo Ceranto Júnior, assessor da Secretaria de Turismo. “Todos os nossos atrativos e o bioma da Mata Atlântica são parte da paisagem. O turismo na nossa região é um espetáculo que eleva o nome do Paraná como um dos destinos turísticos mais promissores do País”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Bianca Andrade exibe barriga chapada em dia de frio na França: “Viagem luxuosa!”

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Conexão direta: Maringá terá voo para o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA