NOVA AURORA

PARANÁ

Unespar lança vestibular exclusivo para novos cursos tecnológicos em Loanda

Publicado em

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançou nessa terça-feira (2) um vestibular exclusivo para os novos cursos tecnológicos de Agroecologia, Gestão de Produção Industrial e Gestão do Turismo, ofertados no período noturno, cada um com 40 vagas.

As graduações foram anunciadas no final de 2022 e lançadas no mês passado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior. As inscrições seguem até 21 de maio, com taxa no valor de R$ 20.

Vinculadas ao Campus de Paranavaí, as atividades acadêmicas dos cursos serão realizadas na antiga Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor), no município de Loanda. Gestão do Turismo terá duração de dois anos e meio e as graduações em Agroecologia e em Gestão de Produção Industrial de três anos. O ingresso dos alunos será no segundo semestre de 2023.

O processo seletivo ocorrerá em fase única, no dia 4 de junho, a partir de uma prova de redação. Os interessados podem concorrer às vagas pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas, em três modalidades: candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; candidatos pretos e pardos, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; e pessoas com deficiência com Ensino Médio completo.

Durante evento de lançamento da campanha do vestibular, no Cine Teatro Mario Matarezzi, em Loanda, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou o compromisso do Estado com a ampliação da educação superior, de acordo com as potencialidades locais e regionais.

“O anúncio desse vestibular representa mais um compromisso do governador Ratinho Junior para a interiorização e diversificação da formação superior no Paraná. Nessa nova dinâmica de formação os cursos são voltados às características e vocações regionais, ofertados de acordo com a demanda”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Governo do Estado abre licitação para construção de novos viadutos em Sarandi

Segundo a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, os profissionais formados pelos novos cursos vão contribuir com o desenvolvimento da região. “A oferta desses novos cursos tecnológicos em Loanda atende uma demanda do Noroeste do Paraná, com foco no potencial econômico da região. Assim, a Unespar acentua a inserção na região, buscando contribuir ainda mais para o desenvolvimento local e regional”, disse.

Além das informações solicitadas na ficha de inscrição, os candidatos também devem preencher um questionário socioeducacional. A indicação dos locais para a realização da prova de redação será disponibilizada pela instituição de ensino superior até 31 de maio. De caráter eliminatório e classificatório, a prova terá duração de 2 horas e 30 minutos, com início previsto para as 14 horas. O resultado final do vestibular será divulgado em 21 de junho.

ATENDIMENTO ESPECIAL – A Unespar disponibiliza atendimento especial ou banca especial, a fim de assegurar igualdade de oportunidade para todos os candidatos. O edital prevê o atendimento especial para pessoas com deficiências (física, neuromotora, auditiva, visual, intelectual, mental, múltipla deficiência, transtorno do espectro autista); transtornos do desenvolvimento (dislexia; síndromes de Tourett; síndrome do pânico); e transtorno de personalidade borderline.

INSENÇÃO – Conforme o edital, é possível requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição a partir de sexta-feira (5). O benefício pode ser solicitado por cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso (Sistc), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Além desse público, doadores de sangue e de medula óssea também podem requerer a isenção, assim como servidores da Unespar com renda de até três salários mínimos e que não tenham concluído um curso superior.

Leia Também:  Em menos de três anos, Fazenda reduz em 73% os processos fiscais  em 2ª instância

ÁREAS PROFISSIONAIS – O curso de Agroecologia formará profissionais aptos para planejar, orientar e administrar a produção rural, observando aspectos de conservação do meio ambiente e de aplicação de tecnologias sustentáveis para o campo.

No curso de Gestão da Produção Industrial os estudantes serão capacitados para propor soluções e melhorias no setor da indústria, observando a otimização de materiais e a aplicação de normas de segurança do trabalho e gestão ambiental.

Os egressos do curso de Gestão do Turismo poderão atuar em diferentes atividades e organizações do segmento, como: analista de produtos de viagem em agências de turismo; agente de ecoturismo; analista de turismo corporativo; centros gastronômicos, empresas de eventos, hospedagem, recreação e lazer; consultoria; companhias aéreas e cruzeiros marítimos; e órgãos públicos.

PRESENÇAS – Entre outras autoridades do Noroeste, também particparam o evento os prefeitos José Maria Pereira Fernandes (Loanda), Francisco Antônio Boni (Santa Cruz de Monte Castelo) e José Aparecido da Silva (Marilena).

Pela Unespar estavam presentes a diretora do Campus de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa; a coordenadora da Comissão Central do Concurso Vestibular, Aurea Viana Andrade; as diretoras Helena de Oliveira Leite (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas) e Maria Tereza Martins Fávero (Centro de Ciências da Saúde); e o coordenador administrativo dos cursos tecnológicos, Luciano Ferreira.

Serviço:

Vestibular para novos tecnológicos da Unespar

Inscrições: 2 a 21 de maio – AQUI | Edital

Cursos: Tecnologia em Agroecologia; Tecnologia em Gestão de Produção Industrial; e Tecnologia em Gestão do Turismo

Solicitação de isenção: 5 a 15 de maio

Homologação de inscrições: 25 de maio

Ensalamento: 31 de maio

Aplicação de prova: 4 de junho

Resultado final: 21 de julho

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Paraná vai ganhar sete novos parques urbanos até o final de 2023

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas estão abertas até 3 de outubro

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA