NOVA AURORA

PARANÁ

Uma das provas mais antigas do Brasil, Rally da Graciosa abre o Brasileiro de 2024

Publicado em

O 37º Rally da Graciosa será realizado nesta semana, de quinta-feira a sábado (13 a 15), abrindo a edição 2024 do campeonato brasileiro deste esporte. A prova, que é uma das mais antigas do Brasil, terá neste ano grande parte do trajeto original, nas estradas de Antonina, Morretes e Quatro Barras, incluindo a subida da Serra da Graciosa, um dos trechos mais especiais do certame.

O evento faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES). Os JANs integram a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.

A organização do campeonato espera em torno de 20 carros na competição, que é dividida em três categorias: Rally 5 para carros de produção 4×2; Rally 4 para carros 4×2 preparados; e Rally 2 para carros com tração integral. Entre as duplas, além dos atuais campeões brasileiros, Federico Ensslin / Martin Villete, grandes nomes são aguardados, inclusive a estreia do novo carro da Evandro Carbonera / Jean Paulo Klein, um Hyundai HB20 turbo.  

“O Rally da Graciosa é um dos mais tradicionais do país e vai atrair bons competidores, grandes pilotos para o nosso Litoral, um fim de semana de muita emoção e aventura pela estrada histórica da Graciosa”, afirma o diretor de inovação da SEES, Tiago Campos. Ele observa quem, além de ser uma prova de asfalto, o que não é muito comum nas etapas de rally no Brasil, o evento da Graciosa terá uma programação diferenciada para atender aos diversos públicos envolvidos. A competição será realizada sexta e sábado, 14 e 15 de junho, mas as atividades começam na quinta-feira, dia 13, com a largada promocional na Estação Ferroviária de Antonina.

Leia Também:  Governo aumenta em 55% o valor da diária dos guarda-vidas civis voluntários

PÚBLICO – Para o público, a organização disponibilizou um mapa com os pontos mais interessantes para assistir de perto e, para quem quiser acompanhar de perto a famosa SS Graciosa, a viação Graciosa traz uma inovação: haverá um transporte 3 horas antes da largada, partindo do portal da Serra da Graciosa e do trevo de São João da Graciosa, com parada em todos os recantos da serra. Dessa forma menos carros serão estacionados em locais proibidos durante a competição.

O 37º Rally da Graciosa é válido como 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, 3ª e 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade e conta com apoio da Peugeot Le Lac, Viação Graciosa, Restaurante Gusso, Secretaria de Esportes do Paraná, Viaje Paraná, Secretaria de Turismo de Antonina, prefeituras de Antonina, de Morretes e de Quatro Barras. Mais informações em www.rallydagraciosa.com.br. 

Confira a programação:

Quinta-feira – 13 de junho de 2024

              17h: Exposição dos carros – Praça Carlos Cavalcanti – Antonina

Leia Também:  PARABÉNS NOVA AURORA PELA SUA HISTÓRIA E SUA GENTE

             19h: Largada Promocional – Estação Ferroviária de Antonina

Sexta-feira – 14 de junho de 2024

            09h: Início do Shakedown (treino oficial) – Acesso secundário de Morretes

           11h: Encerramento do Shakedown

·         12h: Briefing

·         13h50: Saída do primeiro carro do Parque de Apoio

·         14h23: SS1 Graciosa

·         15h01: SS2 Dom Pedro 1

·         15h39: SS3 Dom Pedro 2

·         17h09: Entrada do primeiro carro no parque fechado – Campo de Futebol do Vasquinho

Sábado – 15 de junho de 2024

·         08h25 Saída do primeiro carro do parque de serviços

·         08h58 SS4 Antonina – São João 1

·         09h36 SS5 Antonina – São João 2

·         10h14 SS6 Antonina – São João 3

·         11h04: Parque de Serviços B

·         12h42: SS7 Guaraqueçaba

·         13h17: SS8 Cacatu

·         13h55: Parque de Serviços C

·         15h33: SS9 São João – Antonina 1

·         16h11: SS10 São João – Antonina 2

·         16h49: SS11 São João – Antonina 3 (Power Stage)

·         17h09: Chegada do primeiro carro no parque fechado (Ponta da Pita)

·         18h00: Premiação (Ponta da Pita)

Serviço

37º Rally da Graciosa

Data: quinta-feira a sábado (13, 14 e 15)

Largada: Antonina

Organização: RPMC – Rallye & Pista Motor Clube

Informações: www.rallydagraciosa.com.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Homem é atingido com tiro no pé após desobedecer abordagem da PM

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governo do Paraná apresenta projeto Angra Doce na ABAV Expo 2023, no Rio de Janeiro

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA