NOVA AURORA

PARANÁ

Últimos dias: inscrições para o Ganhando o Mundo 2026 encerram em 24 de abril

Publicado em

Faltam pouco mais de 20 dias para o fim do prazo de inscrições para os interessados em participar do maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil. Os estudantes da rede estadual do Paraná têm até o dia 24 de abril para se inscreverem no processo seletivo do Ganhando o Mundo 2026, que levará 1.200 alunos para estudarem, por um semestre letivo, em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

A iniciativa do Governo do Estado é viabilizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e, para muitos, pode ser a porta de entrada para um futuro promissor, acadêmica e profissionalmente.

Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital. O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, há cotas destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família, garantindo mais inclusão e equidade na seleção.

Leia Também:  Educação divulga lista preliminar das inscrições ao Ganhando o Mundo Diretor 

“A experiência vai muito além da sala de aula: os selecionados têm a oportunidade de viver em outro país, aprimorar o inglês, conhecer novas culturas e desenvolver autonomia e liderança”, explica o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

As inscrições podem ser feitas pelo site do programa Os interessados devem ler atentamente o edital para conferir os critérios e garantir que estão aptos a participar.

VAGAS E DESTINOS – Os 1.200 selecionados embarcarão em 2026 rumo a seus destinos. Até agora, aproximadamente 10 mil alunos já efetuaram suas inscrições para concorrerem às vagas cuja distribuição, por país, será a seguinte:

Canadá – 500 vagas

Austrália – 200 vagas

Nova Zelândia – 200 vagas

Irlanda – 150 vagas

Reino Unido – 150 vagas

O PROGRAMA – Desde sua criação, em 2019, o Ganhando o Mundo tem transformado a vida de milhares de estudantes da rede estadual de educação do Paraná, proporcionando não apenas o ensino de qualidade no Exterior, mas também vivências únicas que ampliam horizontes e abrem novas possibilidades. 

Leia Também:  Unidade prisional de Pitanga doa 590 kits com toucas e cachecóis para instituições sociais

“É o maior programa de intercâmbio do País, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, destaca Roni Miranda.

“O Ganhando o Mundo é um dos programas mais transformadores da educação paranaense. Ele abre portas para que os estudantes ampliem seus horizontes, tenham contato com novas culturas e aprimorem o domínio da língua inglesa, fatores que contribuem diretamente para o seu crescimento profissional”, acrescenta.

Desde sua primeira edição, o programa já beneficiou mais de 2.500 estudantes, além de diretores e professores da rede estadual. O investimento na iniciativa ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens aéreas, bolsa-auxílio, emissão de passaportes e todo o suporte necessário para a viagem.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Bombeiros lançam capacitação para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Published

on

By

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lançou nesta terça-feira (1º) um curso na modalidade de Ensino a Distância (EaD) focado na capacitação de profissionais da segurança pública para atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Abril é o mês que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu como referência para a inclusão e conscientização sobre o autismo. O projeto inicia sua fase de implantação na plataforma de ensino interna do CBMPR.

A capacitação, que totaliza 4 horas de videoaulas, é voltada para o treinamento dos bombeiros militares do CBMPR. Os demais profissionais da segurança pública e áreas relacionadas farão o curso internamente. A iniciativa atende a exigência do Código Estadual da Pessoa Autista do Paraná (Lei nº 21.964), que determina a formação de agentes públicos para prestar atendimento adequado a pessoas neurodivergentes.

“O curso possibilita a capacitação dos bombeiros militares da corporação, alinhando as práticas de atendimento a vítimas a padrões que garantam ainda maior qualidade quando se tratar de pessoas neurodivergentes, é um grande avanço”, ressalta o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco.

Leia Também:  Comitê de Bacia Hidrográfica Paraná 3 promove nesta sexta-feira a 34ª Reunião Ordinária

De acordo com o major Murilo Sinque, o curso inclui manuais, guias de bolso, checklists e simulados, oferecendo uma abordagem prática e inclusiva que prepara profissionais para lidar com autistas em crise, evacuações e abordagens policiais. Ele também afirmou que o CBMPR pretende ampliar o alcance do curso futuramente.

“O objetivo é expandir esse conhecimento para outros estados e instituições, consolidando o Paraná como pioneiro nacional”, destacou. 

O curso estará disponível na plataforma do  Ensino a Distância (EAD) CBMPR e a meta é atingir o efetivo da corporação. Interessados em entender como funciona o trabalho com pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista também poderão acessar o conteúdo, mas não receberão certificado da capacitação.

Qualquer cidadão, como visitante, também pode acessar as seguintes abas: Cursos ESBM > Capacitação > Curso de Atendimento a Emergências de Pessoas no Espectro Autista > Acesso Como Visitante. A senha é cbmprtea2025.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA