NOVA AURORA

PARANÁ

Última consulta pública da Agepar para revisão tarifária da Sanepar começa nesta quarta-feira

Publicado em

Aproximando-se da etapa final da 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Sanepar, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) abre nesta quarta-feira (15) a última consulta pública prevista para ser realizada ao longo deste trabalho. Desta vez, a temática está relacionada a questões referentes à receita da companhia, incluindo Base de Ativos Regulatória (BAR), Quota de Depreciação Regulatória, Receita Verificada, Receita Requerida, entre outros.

“O que será apresentado à população nesta consulta pública são Notas Técnicas referentes ao aprimoramento da metodologia da BAR, as metodologias de definição da receita requerida e verificada, dos ajustes compensatórios e do modelo financeiro geral para se chegar ao valor final da tarifa”, explica Christian Luiz da Silva, chefe da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agepar.

Os documentos, elaborados pela equipe técnica da Agência, estarão disponíveis para consulta no site da Agepar, junto com o formulário online para envio de contribuições, neste link.

Leia Também:  IDR-Paraná inicia os trabalhos da rede Alerta Ferrugem da soja safra 2022/2023

Qualquer cidadão, independentemente de sua formação acadêmica ou atividade profissional, pode participar, enviando sugestões, críticas e questionamentos sobre os temas da consulta. O prazo para participação se encerra no dia 30 de março. Após a consolidação das contribuições desta consulta pública, a 2ª RTP entra em sua etapa final, com uma audiência pública, em data a ser definida, para apresentação e debate a respeito da nova tarifa e da proposta de estrutura tarifária. Concluída a RTP, será homologado o reajuste anual do serviço de saneamento no Paraná.

Ao todo, ao longo da 2ª fase da 2ª RTP da Sanepar, foram promovidas outras três consultas públicas, cada uma pertinente a uma temática diferente. Promovida a cada quatro anos, a Revisão Tarifária Periódica da Sanepar traz definições importantes sobre a cobrança nos próximos anos para prestação dos serviços de saneamento. A 2ª RTP deve ser concluída até maio de 2023, com base em cronograma aprovado pelo Conselho Diretor da Agepar em 29 de março de 2022, conforme a Resolução 7/2022.

Leia Também:  Paraná recebe abertura nacional de operação para reduzir acidentes nas estradas

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

R$ 77 milhões: Governo divulga resultado preliminar do Compra Direta Paraná 2025

Published

on

By

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (04) a classificação preliminar da Chamada Pública do Programa Compra Direta Paraná 2025. Por meio dele serão contratados gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros.

Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Para esta edição deverão ser contratadas 185 Associações e Cooperativas, de todas as regionais do Estado, totalizando um investimento de R$ 77 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Nos próximos 12 meses serão entregues 63 gêneros, de 10 grupos: arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 8.300 toneladas.

Leia Também:  IDR-Paraná inicia os trabalhos da rede Alerta Ferrugem da soja safra 2022/2023

Os projetos preliminares foram encaminhados a todas as organizações para conferência e eventuais ajustes, como desistência de grupos, municípios a serem atendidos e valor limite do contrato. Neste caso o grupo passa automaticamente para o próximo classificado, que deverá se manifestar sobre o interesse no fornecimento por email.

Na próxima semana deverá ser divulgada a classificação final, com início da formalização dos contratos. Estima-se que o início do fornecimento ocorra na segunda quinzena de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA