NOVA AURORA

PARANÁ

Última consulta pública da Agepar para revisão tarifária da Sanepar começa nesta quarta-feira

Publicado em

Aproximando-se da etapa final da 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Sanepar, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) abre nesta quarta-feira (15) a última consulta pública prevista para ser realizada ao longo deste trabalho. Desta vez, a temática está relacionada a questões referentes à receita da companhia, incluindo Base de Ativos Regulatória (BAR), Quota de Depreciação Regulatória, Receita Verificada, Receita Requerida, entre outros.

“O que será apresentado à população nesta consulta pública são Notas Técnicas referentes ao aprimoramento da metodologia da BAR, as metodologias de definição da receita requerida e verificada, dos ajustes compensatórios e do modelo financeiro geral para se chegar ao valor final da tarifa”, explica Christian Luiz da Silva, chefe da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agepar.

Os documentos, elaborados pela equipe técnica da Agência, estarão disponíveis para consulta no site da Agepar, junto com o formulário online para envio de contribuições, neste link.

Leia Também:  Programa de Redução de Perdas de Água da Sanepar é reconhecido na COP29

Qualquer cidadão, independentemente de sua formação acadêmica ou atividade profissional, pode participar, enviando sugestões, críticas e questionamentos sobre os temas da consulta. O prazo para participação se encerra no dia 30 de março. Após a consolidação das contribuições desta consulta pública, a 2ª RTP entra em sua etapa final, com uma audiência pública, em data a ser definida, para apresentação e debate a respeito da nova tarifa e da proposta de estrutura tarifária. Concluída a RTP, será homologado o reajuste anual do serviço de saneamento no Paraná.

Ao todo, ao longo da 2ª fase da 2ª RTP da Sanepar, foram promovidas outras três consultas públicas, cada uma pertinente a uma temática diferente. Promovida a cada quatro anos, a Revisão Tarifária Periódica da Sanepar traz definições importantes sobre a cobrança nos próximos anos para prestação dos serviços de saneamento. A 2ª RTP deve ser concluída até maio de 2023, com base em cronograma aprovado pelo Conselho Diretor da Agepar em 29 de março de 2022, conforme a Resolução 7/2022.

Leia Também:  Paraná recebe equipe de Minas Gerais para troca de experiências sobre inovação

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Caminhões-pipa fornecidos pelo Estado ajudam a combater incêndio florestal em Cianorte

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Programa de Redução de Perdas de Água da Sanepar é reconhecido na COP29

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA