NOVA AURORA

PARANÁ

UEPG reuniu mais de 14 mil candidatos nas provas do PSS neste domingo

Publicado em

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou neste domingo (28) as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS). A instituição reuniu 14.233 candidatos, alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. No total, a taxa de abstenção foi de 7,30%.

Para quem fez o PSS 3, foi a vez de disputar 505 vagas entre os 39 cursos da graduação. A edição teve 2.979 candidatos nessa faixa. Nesta edição, a opção de graduação mais concorrida foi Medicina, com 43 candidatos por vaga. Em seguida, veio Engenharia de Software, com 17,9; Agronomia, com média de 12,5; Enfermagem, 11,4 candidatos; e Odontologia, com 10,6.

As provas aconteceram em um típico domingo em família. Na entrada da UEPG, familiares dos alunos acompanharam os adolescentes – para muitos era o primeiro processo seletivo da vida. Pais, mães, avós, tios, irmãos pequenos e até cachorros acompanharam alunos até o portão, como um sinal de boa sorte.

Leia Também:  Marrocos bate Canadá e é o 1º africano a vencer grupo da Copa neste século

A estrutura da UEPG surpreendeu Mateus Groenwold Machado, de Itararé, São Paulo. Ele sonha em cursar Direito. “Escolhi fazer UEPG por ser boa e famosa. Já tinha ouvido falar da universidade porque todo mundo da minha cidade conhece e tenho muitos professores formados na UEPG”, conta.

Dentre as participantes do PSS 3 estavam as amigas Débora Eduarda Siom e Fabíola Storer. Ambas são colegas e vieram de Ivaí para prestar a prova no prédio do Colégio Agrícola da UEPG. “Nos primeiros anos foi bem difícil, não entendia muito, mas agora foquei mais nas específicas”, destaca Débora.

TRABALHO – Para que o PSS acontecesse, 1.567 pessoas trabalharam em 19 cidades do Paraná. Foram fiscais de sala, fiscais de corredor, operadores de detector de metal, serviço de limpeza e copa, serviço médico e motoristas. 

DIVULGAÇÃO – A UEPG publicou o gabarito provisório das três provas, que pode ser conferido aqui. O resultado dos aprovados no PSS 3 está previsto para ser divulgado em 22 de dezembro. O desempenho individual para quem fez das provas 1 e 2 será publicado em 01 de março de 2023.

Leia Também:  Termina neste sábado o prazo para realização de Conferências Municipais da Assistência Social

PSS – O PSS tem 25% das vagas da universidade e ocorre em três passos. As provas anuais (I, II e III) avaliam as competências e habilidades adquiridas pelo aluno em cada uma das séries do Ensino Médio. Os melhores classificados conquistam o acesso em precisar passar pelo vestibular tradicional.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Estado amplia opções de lazer a veranistas que visitam praias do Noroeste

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Estado lança plataforma interativa sobre riscos de grandes eventos climáticos

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA