PARANÁ
UEPG implementa Agência de Desenvolvimento Regional, projeto articulado pelo Estado
Publicado em
26 de março de 2023por
Itajuba TadeuA Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) e seu respectivo comitê foram instalados na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta semana. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e apoiada pela Fundação Araucária, tem como objetivo apoiar ideias de negócios e agregar tecnologia aos processos de produção de bens e serviços para aumentar a competitividade empresarial.
“A Ageuni é a porta de entrada institucional das demandas por soluções tecnológicas”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.
Ele destacou a importância da criação das agências de inovação e desenvolvimento no Interior do Paraná, utilizando os ativos para o desenvolvimento regional das universidades estaduais. “O conhecimento que produzimos gera desenvolvimento econômico e social”, resumiu.
Com o sistema de governanças, que descentraliza as Ageunis, as ações de todo o Estado ficam articuladas ao sistema estadual de Ciência e Tecnologia. “O coração da Ageuni é a sua estrutura de governança, e o objetivo desse coração é fazer esse organismo ser vivo, ativo e forte, levantando as demandas da sociedade e conectando com os ativos tecnológicos para trazer soluções”, completa.
Segundo o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, a agência estabelece um canal de comunicação para a captação de demandas da sociedade e dos municípios dos Campos Gerais. “Essa é uma importante política pública que está sendo oficializada, de descentralização da inovação e da busca por soluções tecnológicas no Paraná”, aponta. “O sistema estadual de Ensino Superior é um patrimônio dos paranaenses, e a solução dos problemas da região pode ser feita com a ajuda da UEPG”.
O secretário municipal de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, Paulo Barbosa Pinto, ressaltou a experiência de gestão inovadora da cidade de Ponta Grossa, com um ecossistema de inovação baseado na retirada de barreiras burocráticas, agilidade dos procedimentos e pela visão de sustentabilidade. “Ousadia não é ignorar o risco, mas avançar apesar dele”, destacou.
COMITÊ – Com a coordenação das universidades estaduais e participação de empresas, entidades do setor produtivo e municípios, o Comitê de Gestão da Ageuni é responsável por escolher os projetos a serem viabilizados.
Os membros do Comitê Gestor da governança dos Campos Gerais são: Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG; Rodrigo Simionato, diretor da Agipi-UEPG; os prefeitos Elisangela Pedroso de Oliveira Nunes (Carambeí), Henrique de Oliveira Carneiro (Piraí do Sul) e James Karson Valério (Rio Negro), representando a Associação dos Municípios do Paraná; Tônia Mansani, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG); Joaquim de Mira Junior, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Ponta Grossa; Mateus Jonsson de Almeida, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Mauricio Chizini Barreto, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Beatriz Simony de Lara Sysocki, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomercio); Ivadely Tozetto, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); Luiz Henrique Penckowski, da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e José Ruiter Cordeiro Junior, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“As Agências de Inovação são foco de relacionamento entre a sociedade, universidades e o setor produtivo”, assinala o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi-UEPG), Rodrigo Simionato, que assume a secretaria executiva da Ageuni na UEPG. “É preciso destacar a confiança do Estado na criação deste programa de governo. Entidades, iniciativa privada e serviços públicos estão em consonância, para que todos ganhem, sobretudo a sociedade”.
- UENP instala Comitê da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação
- Com Ageuni e Projetek, Unicentro passa a contar com iniciativas para o desenvolvimento regional
AGEUNI – O Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade instalou Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável em cada uma das sete instituições estaduais de ensino superior, com atendimento aos empreendedores nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). A operacionalização do programa conta com a parceria da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
As iniciativas que serão apoiadas pela Ageuni estão alinhadas com os ecossistemas de inovação e áreas prioritárias identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência: agricultura e agronegócio; biotecnologia e saúde; energias inteligentes; cidades inteligentes; educação, sociedade e economia; bem como as áreas transversais – transformação digital e desenvolvimento sustentável. A
agência é voltada para projetos locais e regionais de educação e qualificação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura econômica e urbana; e desenvolvimento social, artístico e cultural, fortalecendo os mecanismos de gestão, infraestrutura e serviços tecnológicos das instituições estaduais de ensino superior.
As atividades da Ageuni contemplam quatro eixos temáticos: parceria entre universidade e empresa; inovação e apoio para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas, associações e empreendimentos solidários; universidade empreendedora; e universidade e desenvolvimento regional sustentável.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça5 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça5 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”