NOVA AURORA

PARANÁ

UENP oferta prática esportiva gratuita a mais de 500 crianças e adolescentes de Jacarezinho

Publicado em

Além de promover a prática esportiva, o projeto de extensão “Esporte na UENP para crianças e adolescentes” tem auxiliado no desenvolvimento dos participantes e resgatado o envolvimento com o esporte em Jacarezinho. Realizado pelo curso de Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o projeto tem a participação de mais de 500 crianças e adolescentes.

O Esporte na UENP oferece modalidades esportivas individuais e coletivas: iniciação esportiva, natação, tênis, ballet – baby class, xadrez, futsal, vôlei, handebol, basquete e judô. Através da prática esportiva, o projeto proporciona a melhora do desempenho motor, cognitivo, social e afetivo.

“Desde que foi lançado, o projeto já teve muito sucesso. Logo na primeira semana de atividades, nós conseguimos atender 200 crianças. Atendemos uma grande população de Jacarezinho, inclusive, notamos que as escolas e a prefeitura já têm um público maior para mandar para os jogos escolares, de juventude, por exemplo”, comenta a coordenadora do projeto, professora Flávia Evelin Bandeira Lima.

“O projeto tem um caráter pedagógico, de desenvolvimento da criança para auxiliar a elevar a prática esportiva; desenvolver o gosto pelo esporte; melhorar a coordenação motora; a relação social; mas, ainda assim, nós estamos conseguindo que o alto rendimento esteja ali atrelado nas entrelinhas”, explica.

Leia Também:  Com apoio do Estado, 17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro

A profissional formada em Educação Física e supervisora do projeto, Mariane Aparecida Coco, destaca que o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes é perceptível. “Os pais relatam que percebem o benefício para as crianças depois que começam a participar do projeto, não só pela atividade física, mas no comportamento dentro de casa, no rendimento escolar. Tudo melhora”, aponta.

André tem 8 anos e participa das aulas de natação do projeto. Sua mãe, Silvia Ferreira, disse que, por conta do autismo do filho, o esporte foi recomendação médica. “Diagnosticado com autismo, de suporte nível 1 (leve), ele pratica natação duas vezes na semana. Para nós, que somos de Jacarezinho, é uma ótima oportunidade, ainda mais que temos flexibilidade de horários. Procuramos essa modalidade por recomendação médica, porque trabalha coordenação motora e autonomia da criança”, relata.

Para a aluna de educação física que atua nas aulas de vôlei, de tênis e de natação, Maria Eduarda Príncipe, é muito gratificante poder participar do projeto. “O Esporte na UENP atua de forma muito positiva na sociedade, principalmente, porque os jovens estão cada dia mais interessados pelo esporte. Muitas vezes, eles deixam de estar na rua e em comportamento sedentário para estar aqui na quadra, participando das modalidades esportivas, tentando se desenvolver o máximo possível”, declara.

Leia Também:  Biblioteca Pública do Paraná tem programação gratuita para as crianças nas férias

O projeto realizou, em maio, um torneio interno com todas as modalidades esportivas oferecidas. Ele funciona como uma vitrine para os pais poderem ver a evolução das crianças e ajudar na divulgação do projeto.

O projeto tem atividade de segunda a sexta-feira, no Centro de Ciências da Saúde da UENP – Alameda Padre Magno, nº 841 – Nova Jacarezinho. As atividades acontecem no contraturno escolar, são gratuitas e o participante pode praticar quantas modalidades quiser. Os interessados em participar podem ir até o CCS ou preencher o formulário disponível AQUI. As vagas para as aulas de natação estão esgotadas. Interessados podem permanecer em uma lista de espera AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Programa Porto em Ação é retomado com oferta de serviços a mais de 300 caminhoneiros

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR conclui recuperação estrutural da ponte sobre o Rio Nhundiaquara, em Morretes

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA