NOVA AURORA

PARANÁ

UEM aplica provas do Processo de Avaliação Seriada neste domingo

Publicado em

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplica provas do Processo de Avaliação Seriada neste domingo (04). No total, foram 23.597 inscrições homologadas. A entrada em sala será autorizada das 13h20 às 13h50.

A instituição alerta os candidatos para que saiam de casa com antecedência para não correrem o risco de atraso. “É grande o número de inscritos e, portanto, pode haver congestionamentos”, destaca o coordenador da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), Ednei Aparecido Santulo.

Os candidatos deverão responder 40 questões distribuídas entre conhecimentos gerais, língua portuguesa, literaturas em língua portuguesa e língua estrangeira e redação. Os inscritos na Etapa 3 ainda terão questões de conhecimentos específicos, relacionados ao curso escolhido. Às 19h soará um sinal indicando o término da prova.

Outra recomendação do coordenador da CVU é conhecer com antecedência o local de prova. “Em Maringá, por exemplo, o PAS será aplicado na UEM e em vários outros espaços. Caso o candidato compareça a outro local que não é aquele a que foi designado, não poderá realizar a prova”, avisa.

Aqueles que ainda não sabem onde farão o exame podem consultar AQUI. Além de Maringá, as provas serão aplicadas em dez cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama.

Leia Também:  Delegacia Móvel da PCPR atenderá população neste fim de semana em Matinhos

O QUE LEVAR – Na entrada da sala de prova será exigida a apresentação do original do documento com foto, o mesmo utilizado no ato da inscrição. Não serão aceitos documentos em formato digital.

O estudante deve levar uma caneta esferográfica na cor azul-escura, tipo escrita grossa com corpo transparente. Também pode levar lápis e borracha. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3 e equipamentos similares.

MÁSCARAS – O uso de máscaras durante o período da prova é recomendado, com obrigatoriedade apenas para candidatos com sintomas gripais. A orientação também se estende a pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, a exemplo de imunossuprimidos e gestantes.

A UEM não fornecerá as máscaras de proteção, portanto o candidato que for usá-la deverá levá-la.

SOBRE O PAS – PAS é uma modalidade de ingresso na UEM, destinada aos estudantes do ensino médio. As provas são aplicadas em três fases, uma ao final de cada série.

Leia Também:  Provas do vestibular da Unioeste acontecem no domingo (05)

Na última etapa, quando o candidato faz a opção pelo curso, são ofertadas 754 vagas distribuídas nas diferentes graduações que a universidade oferece.

Nesta edição as vagas serão disputadas entre os 4.256 estudantes inscritos na terceira etapa. Medicina, Ciência da Computação e Psicologia são os cursos mais concorridos. Confira a concorrência de todos os cursos AQUI.

PLANTÃO DE VÉSPERA – No sábado (03), a equipe da CVU estará de plantão no Bloco 28 (câmpus-sede da UEM), das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30, para tirar dúvidas dos candidatos. Outra opções é entrar em contatopelo telefone (44) 3011-4450.

APLICATIVO – Os participantes devem baixar o App Vestibular UEM nas lojas Google Play Store e App Store. Desenvolvido pela CVU, ele possui inúmeras funcionalidades, entre elas consultar o cartão de desempenho em cada prova, ver a imagem digitalizada da prova de redação e conferir onde prestará o concurso.

DIVULGAÇÃO – A CVU divulgará a lista dos aprovados no PAS 2022 no dia 23 de março do próximo ano, às 10h, no site.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Receita Estadual participa de ação que aplica R$ 590 mil em multas e detém 11 pessoas

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Licitação para reforma de sete obras em Telêmaco Borba e região chega na fase final

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA