NOVA AURORA

PARANÁ

UEM aplica provas do Processo de Avaliação Seriada neste domingo

Publicado em

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplica provas do Processo de Avaliação Seriada neste domingo (04). No total, foram 23.597 inscrições homologadas. A entrada em sala será autorizada das 13h20 às 13h50.

A instituição alerta os candidatos para que saiam de casa com antecedência para não correrem o risco de atraso. “É grande o número de inscritos e, portanto, pode haver congestionamentos”, destaca o coordenador da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), Ednei Aparecido Santulo.

Os candidatos deverão responder 40 questões distribuídas entre conhecimentos gerais, língua portuguesa, literaturas em língua portuguesa e língua estrangeira e redação. Os inscritos na Etapa 3 ainda terão questões de conhecimentos específicos, relacionados ao curso escolhido. Às 19h soará um sinal indicando o término da prova.

Outra recomendação do coordenador da CVU é conhecer com antecedência o local de prova. “Em Maringá, por exemplo, o PAS será aplicado na UEM e em vários outros espaços. Caso o candidato compareça a outro local que não é aquele a que foi designado, não poderá realizar a prova”, avisa.

Aqueles que ainda não sabem onde farão o exame podem consultar AQUI. Além de Maringá, as provas serão aplicadas em dez cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama.

Leia Também:  Paraná recebe Copa Brasil de Canoagem e Paracanoagem neste fim de semana

O QUE LEVAR – Na entrada da sala de prova será exigida a apresentação do original do documento com foto, o mesmo utilizado no ato da inscrição. Não serão aceitos documentos em formato digital.

O estudante deve levar uma caneta esferográfica na cor azul-escura, tipo escrita grossa com corpo transparente. Também pode levar lápis e borracha. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3 e equipamentos similares.

MÁSCARAS – O uso de máscaras durante o período da prova é recomendado, com obrigatoriedade apenas para candidatos com sintomas gripais. A orientação também se estende a pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, a exemplo de imunossuprimidos e gestantes.

A UEM não fornecerá as máscaras de proteção, portanto o candidato que for usá-la deverá levá-la.

SOBRE O PAS – PAS é uma modalidade de ingresso na UEM, destinada aos estudantes do ensino médio. As provas são aplicadas em três fases, uma ao final de cada série.

Leia Também:  Palmeiras encara o Botafogo neste domingo pelo Brasileirão

Na última etapa, quando o candidato faz a opção pelo curso, são ofertadas 754 vagas distribuídas nas diferentes graduações que a universidade oferece.

Nesta edição as vagas serão disputadas entre os 4.256 estudantes inscritos na terceira etapa. Medicina, Ciência da Computação e Psicologia são os cursos mais concorridos. Confira a concorrência de todos os cursos AQUI.

PLANTÃO DE VÉSPERA – No sábado (03), a equipe da CVU estará de plantão no Bloco 28 (câmpus-sede da UEM), das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30, para tirar dúvidas dos candidatos. Outra opções é entrar em contatopelo telefone (44) 3011-4450.

APLICATIVO – Os participantes devem baixar o App Vestibular UEM nas lojas Google Play Store e App Store. Desenvolvido pela CVU, ele possui inúmeras funcionalidades, entre elas consultar o cartão de desempenho em cada prova, ver a imagem digitalizada da prova de redação e conferir onde prestará o concurso.

DIVULGAÇÃO – A CVU divulgará a lista dos aprovados no PAS 2022 no dia 23 de março do próximo ano, às 10h, no site.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com obra em Ponta Grossa e Pinheirão, painel de recursos da Copel já tem R$ 1,8 bilhão

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar avança em parceria para produzir hidrogênio verde com tecnologia europeia

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA