NOVA AURORA

PARANÁ

TV Paraná Turismo transmite para todo Brasil a finalíssima da Segundona do Paranaense

Publicado em

A TV Paraná Turismo transmite neste sábado (27) para todo o Brasil o segundo jogo da final da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense 2024. A partida entre Rio Branco e Paraná Clube será transmitida direto do Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá, a partir das 16 horas. No primeiro jogo, no último sábado (20), na Vila Capanema, em Curitiba, o Tricolor saiu na frente do Leão da Estradinha no placar de 1 a 0 e agora joga pelo empate.

A partida define quem será o campeão da divisão de acesso do Campeonato Paranaense para 2025. As duas equipes já estão garantidas na primeira divisão no ano que vem.

Além da transmissão na TV aberta pelo canal 9.1, o público também poderá acompanhar a partida pelo sinal da TV Paraná Turismo pelo canal 509 na Claro/NET. O sinal chega também às antenas parabólicas de todo o Brasil pelo Satélite Star One D2, na frequência 3985, pela Banda KU, no canal 236, e ainda na Sky TVRO no canal 66.

Leia Também:  Paraná recebe investimento de R$ 20 milhões em centro de recepção de laranjas

DECISÃO – No jogo de ida, o Paraná Clube jogou em casa e abriu o placar aos 48 minutos do segundo tempo, com gol de Ítalo, fechando a partida em 1 a 0 contra o Leão da Estradinha. Agora, na segunda partida, basta um empate para o Tricolor conquistar a taça. Caso o Rio Branco vença no tempo regular por um gol de diferença, a final vai para os pênaltis.

O confronto reúne as duas melhores campanhas da competição. Na primeira fase, o Rio Branco ficou com a primeira posição, com 20 pontos conquistados, com seis vitórias, dois empates e uma derrota. O Paraná, por sua vez, ficou na segunda colocação, com 18 pontos conquistados, com cinco vitórias, três empates e uma derrota.

A final também coloca frente a frente o melhor ataque do campeonato contra a melhor defesa. Em 11 jogos, o Rio Branco marcou 21 gols, sendo 7 deles anotados por Bryam, o artilheiro da Segunda Divisão. Do outro lado, a defesa do Paraná, liderada pelo experiente goleiro Sidão, sofreu apenas 5 gols ao longo de todo o campeonato.

Leia Também:  Sanepar promove no fim de semana ações para marcar o Dia da Consciência Negra

Na primeira vez em que os times se enfrentaram neste ano, em partida válida pela terceira rodada da primeira fase do campeonato, a equipe de Paranaguá levou a melhor jogando em casa, e venceu o Tricolor por 2 a 1.

TV PARANÁ TURISMO – Desde maio, quando o campeonato começou, a TV Paraná Turismo transmitiu jogos em todas as rodadas da Segunda Divisão. Ao longo do primeiro semestre, o canal também transmitiu a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense 2024, vencido pelo Athletico na final contra o Maringá.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná recebe investimento de R$ 20 milhões em centro de recepção de laranjas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná prospecta novos negócios no maior evento de turismo da América Latina

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA