NOVA AURORA

PARANÁ

TV Paraná Turismo expande sinal para todo o Brasil

Publicado em

A TV Paraná Turismo, que dedica parte da programação para a promoção da identidade paranaense, com foco em turismo e cultura – e também em conteúdos de cunho educativo e informativo – passa, a partir dessa quinta-feira (16/11), a disponibilizar o seu sinal para todo o território nacional, de forma aberta, via satélite, para os domicílios que possuem antenas parabólicas com recepção digital da Banda Ku, pelo satélite Star One D2.

Semanalmente são exibidos 22 programas, uma programação diária de quase 14 horas de conteúdo local. “A TV Paraná Turismo produz conteúdo relevante e de qualidade. O Brasil terá a oportunidade de conhecer toda essa programação de um Estado que tem belezas naturais incríveis”, observa o secretário de Comunicação do Paraná, Cleber Mata. “A orientação do governador Ratinho Junior é fortalecer a grade da emissora, sobretudo apresentando as riquezas do turismo do Estado que agora todos os brasileiros terão acesso”, completa Mata.

Leia Também:  Estado firma novo convênio com hospital da RMC para ampliar atendimento do SUS

O QUE É A BANDA KU – A banda Ku é uma faixa de frequência utilizada via satélite. Ela oferece maior largura de banda, possibilitando uma transmissão de sinal mais rápida e de maior qualidade. Isso significa imagens mais nítidas, som mais claro e uma experiência de visualização mais envolvente para os telespectadores que tem antenas parabólicas.

Com a tecnologia 5G, a transmissão residencial de televisão via satélite está sendo transferida da Banda C pra Banda Ku.

“A grande vantagem da banda Ku é a sua capacidade de cobrir diversas áreas geográficas. Com essa nova tecnologia, a nossa emissora alcançará todos os cantos do Brasil, levando entretenimento de qualidade para cerca de 20 milhões de lares que estão nas antenas parabólicas”, celebra o coordenador de TV Paraná Turismo, Eduardo Abilhoa.

Confira os destaques da programação da TV Paraná Turismo:

VISITE PARANÁ – Destaca as atrações turísticas do Estado. São lugares para descansar ou para curtir a natureza ou até para se aventurar em esportes radicais.

Leia Também:  Paraná tem saldo positivo de 117 mil novas empresas nos primeiros 10 meses do ano

AGROTUR – Aborda o turismo no meio rural – passeios, lazer e diversão nas propriedades do campo, café colonial e comidas típicas e caseiras, cuidados com a natureza, artesanato, desenvolvimento sustentável e educação ambiental, além de pequenos negócios da economia rural e muitas curiosidades do agroturismo.

CONHEÇA PARANÁ – Um olhar do alto sobre as cidades paranaenses para apresentar os pontos turísticos com um roteiro encantador pelos municípios.

DESCUBRA PARANÁ – Uma revista eletrônica que reúne dicas de turismo, destaques de cada região, agenda, negócios, entrevistas e interação com o público.

COMO SINTONIZAR – Para sintonizar a TV Paraná Turismo e toda sua nova programação, via banda Ku, basta verificar se o seu receptor de satélite é compatível com essa tecnologia. O conteúdo pode ser acessado no canal 236.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado entrega óculos com inteligência artificial para apoiar alunos cegos da rede estadual

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com investimento de R$ 47,5 milhões, Bope e Rone vão ganhar novas sedes na RMC

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA