NOVA AURORA

PARANÁ

Turistas do cruzeiro foram recepcionados com ações culturais e sociais em Paranaguá

Publicado em

Os turistas que desceram do navio MSC Lirica no Porto de Paranaguá nesta sexta-feira (16) se depararam com uma série de serviços especiais de saúde e beleza. A programação foi oferecida pelo Sest/Senat de Paranaguá na Arena Paraná, montada pelo Governo do Estado e pela Adetur Litoral, em parceria com a prefeitura a Portos do Paraná. Entre as ações estiveram aferição de pressão arterial, cadeira para massagem e distribuição de brindes.

“O nosso intuito foi mostrar o trabalho que desenvolvemos e valorizar os profissionais que fazem capacitação com a gente”, destaca a assistente administrativa da instituição, Cibele Souza Ribeiro. O Sest/Senat é parceiro da Secretaria do Estado do Turismo na oferta de cursos gratuitos para qualificação profissional de agentes de turismo ou profissões correlatas, como bares, restaurantes e atrativos turísticos.

Thaynara Peres trabalha com a criação de tranças nos cabelos e teve a oportunidade de expor seu trabalho nas tendas da Arena Paraná. “Eu achei muito bacana a oportunidade, foi uma maneira de outras pessoas conhecerem meu trabalho. Faço diversas opções de tranças, como as que são feitas até a ponta do cabelo e outras somente até a metade. Podemos customizar com coração, estrela, flor, borboleta, são várias opções personalizadas”, disse.

Leia Também:  Linha de cuidado garantiu 2,1 milhões de atendimentos em saúde mental em 2024

Segundo ela, entre os passageiros que desceram do navio para conhecer o Paraná nesta sexta estiveram turistas estrangeiros, a maioria da Argentina e do Uruguai. 

Além disso, essa sexta ficou marcada pela presença de mulheres atendidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Paranaguá, que tiveram oportunidade de vender seus artesanatos.

13ª PARADA – Essa foi a 13ª parada dos navios da MSC no Paraná. Mais de 18 mil pessoas, entre tripulantes e passageiros, desceram da embarcação para conhecer os destinos turísticos do litoral paranaense. O navio atraca no Litoral do Estado até o próximo dia 08 de março e as próximas duas temporadas já estão com programação de vendas em andamento.

Além da Arena Paraná, que também conta com música e animação da Cia dos Palhaços, além de produtos dos restaurantes locais para degustação, os turistas também aproveitam a estrutura montada na Praça Mario Roque, no centro histórico de Paranaguá, para comprar passeios com roteiros que envolvam os demais municípios da região.

Leia Também:  Sanepar inicia apresentações de PPP para contratação de esgotamento sanitário em 16 cidades

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Sanepar inicia apresentações de PPP para contratação de esgotamento sanitário em 16 cidades

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA