NOVA AURORA

PARANÁ

Turistas do cruzeiro da MSC são recepcionados com “baterilha” e ritmo de Carnaval em Paranaguá

Publicado em

Mais de 1,2 mil passageiros e tripulantes do cruzeiro da MSC foram recepcionados ao som da Escola de Samba União da Ilha, em Paranaguá, nesta sexta-feira (9), aquecendo os tambores para o Carnaval do Litoral do Paraná. A “baterilha”, nome da bateria da escola, animou quem passou pela Arena Paraná, na Praça Mario Roque. O Trio da Madrugada também animou as pessoas ao som de MPB.

O local foi montado pela Secretaria do Turismo e a Adetur Litoral para recepcionar os turistas e oferecer pacotes turísticos pela região, mantendo estrangeiros e turistas de outros estados mais tempo no Paraná. 

Muitos turistas de outros países tiveram contato com o Carnaval pela primeira vez e gostaram do que viram. Antes de seguir seu passeio para conhecer Caiobá, Leonardo Manhele, morador de Santa Fê, na Argentina, trocou o tango pelas marchinhas na Arena Paraná. “É minha primeira vez no Brasil e está sendo uma experiência incrível, adorei a música, que é muito animada”, disse.

Leia Também:  Ministério da Saúde antecipa vacinação contra a gripe no Paraná, que começa no dia 25

“Eu adoro a alegria do brasileiro. Essa festa é muito divertida”, destacou Yanina Camino, moradora de San Francisco, também na Argentina. A paulista Marcela Matta Trevisani também se animou com a surpresa. “Quem é de fora não imagina que o Paraná tem um Carnaval animado”, complementou.

O venezuelano Juan Garcia, de La Guaida, enxergou mais que o Carnaval. Em viagem com a família e amigos, totalizando um grupo de dez pessoas, ele disse que gostou do estilo tradicional de Paranaguá, a cidade mais antiga do Estado. “Me lembra muito a minha cidade natal, que também foi fundada há séculos. Conhecemos o centro histórico e também as praias do Paraná, que são muito bonitas”, disse.

LIRICA – Esta foi a 11ª parada do navio Lírica em Paranaguá, sempre às sextas-feiras. São 12 desembarques no total, com uma parada do navio Música no dia 23 de dezembro. Cerca de 16,5 mil passageiros e tripulantes já desceram da embarcação para curtir os atrativos turísticos do Litoral do Estado. Além da cidade histórica de Paranaguá, há opções de passeios pelas praias paranaenses, Ilha do Mel, Bahia dos Golfinhos, passeio de trem pela Mata Atlântica e as belezas da gastronomia local. 

Leia Também:  Paraná comemora os 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com webinar

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná comemora os 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com webinar

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado inaugura nova estrutura da Delegacia da Mulher em Cianorte

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA