NOVA AURORA

PARANÁ

Turismo do Litoral é impulsionado por nova visita dos passageiros do MSC Lirica

Publicado em

Parte do grande movimento no Litoral do Paraná nesta sexta-feira (05) esteve diretamente relacionado à chegada do cruzeiro MSC Lirica. Esta foi a 7ª parada do navio no Paraná, de um total de 16, até o dia 08 de março. Desde o dia 01 de dezembro, mais de 9 mil passageiros e tripulantes conheceram os atrativos turísticos locais.

As ofertas ficam à disposição dos turistas na praça Mário Roque, em Paranaguá, com pacotes de diversas opções de passeios. Nesta semana, um dos passeios mais procurados foi o do Trem Caiçara, que faz a rota Morretes-Antonina, em um trajeto de aproximadamente uma hora, com parada para apreciar a gastronomia típica da região.

“São turistas estrangeiros ou de outros estados fazendo parte desse grande turismo pela primeira vez na história do Paraná. O Governo fez um investimento robusto, principalmente na recepção e na prestação de serviços a esses turistas”, disse o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

A catarinense Nilzi Danbur embarcou no navio em Itajaí (SC) e já passou pelas cidades de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai), paradas realizadas pelo navio durante sete dias. Em Paranaguá, ela comenta que conheceu uma nova cultura. “Nós visitamos o Aquário Marinho, os mercados próximos, tivemos uma experiência gastronômica muito boa. Mesmo morando no estado vizinho, nunca tínhamos vindo até aqui, então foi uma oportunidade que o cruzeiro nos trouxe”, disse.

Leia Também:  Competição apoiada pelo Proesporte traz a Curitiba campeões de jogos eletrônicos

Além do Centro Histórico de Paranaguá e da culinária peculiar da região, os turistas têm a oportunidade de curtir as praias e a Ilha do Mel, entre outros pacotes.

Para a argentina Natalia Palazzo, a escolha foi aproveitar o dia na praia da própria cidade. “Achamos um paraíso, conhecemos um mercado excepcional, a praça e achamos tudo maravilhoso”, afirmou.

A parada de navios de cruzeiros no Paraná movimenta a economia de todo o Litoral do Estado, com a injeção de mais de R$ 25 milhões, de acordo com estimativa da Prefeitura de Paranaguá. Para a parnanguara Regiane do Nascimento da Silva, é uma oportunidade de mostrar a sua cultura para pessoas de fora. “É muito bom esse movimento, coisa que não tínhamos antes. Isso é bom para a nossa cidade e quem mora aqui. É lindo ver as crianças brincando na praça central, que foi preparada para receber os turistas de fora”, disse.

Leia Também:  Após visita, empresários do Egito devem intensificar movimentação de fertilizantes pelo Paraná

RECORDE – O recorde de turistas na cidade foi registrado no dia 23 de dezembro, com o Navio Música, quando 1.215 passageiros e 80 tripulantes desceram da embarcação para aproveitar os atrativos turísticos locais.

SEGURANÇA – Os visitantes também têm elogiado a segurança da região. Desde o início da temporada de cruzeiros, a Polícia Militar do Paraná disponibilizou para a região um pelotão de eventos, formado por 30 policiais, que estão atuando todos os finais de semana no receptivo.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Jornal Cândido celebra os 25 anos do Nobel de Literatura concedido a José Saramago

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com repasses a hospitais, Governo libera R$ 57 milhões para a saúde da região de Londrina

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA