NOVA AURORA

PARANÁ

Trupes circenses do programa Trilhando pelo Paraná já passaram por 50 cidades

Publicado em

O programa Trilhando pelo Paraná já levou arte circense para mais de 50 municípios. A programação prossegue até outubro, contemplando ainda mais 15 localidades do Interior. Os espetáculos são gratuitos e voltados para crianças de todas as idades. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e o governo federal.

Com o objetivo de democratizar e descentralizar a cultura, o Trilhando pelo Paraná selecionou dez companhias de circo e teatro para se apresentarem em 100 municípios com menos de 5 mil habitantes. O programa atende aos objetivos descritos no Plano Estadual de Cultura, fomentando a circulação de bens culturais e reforçando a importância das artes circenses.

Para as trupes, é a oportunidade de compartilhar a cultura com os cidadãos. Para Gerson Bernardes, cofundador do grupo Triolé, de Londrina, sair do eixo dos grandes centros urbanos é enriquecedor. A trupe já passou por cidades como Corumbataí do Sul, Quarto Centenário e Rancho Alegre D’Oeste.

“É importante ir a esses lugares, conhecer as pessoas, os espaços culturais e quem faz cultura. Os municípios são pequenos em número de habitantes, mas também têm muita história e riqueza cultural a ser pensada”, diz o produtor. O projeto “Triolé Fora da Estrada” também viajou por municípios do Paraná de 2016 a 2020, com incentivo do Profice.

Já o Espaço Cultural Cia. dos Palhaços tem se apresentado em parceria com escolas municipais de localidades contempladas pelo Trilhando, como Esperança Nova e Alto Paraíso. “Estamos recebendo o público das escolas e moradores locais. Tem sido bem divertida a recepção do público, o depoimento das equipes pedagógicas, professores e diretores. É muito gratificante”, diz Felipe Ternes, que interpreta o Palhaço Sarrafo no espetáculo “Gran Circo Stopim”.

Leia Também:  Turismo busca regularização de empresas e prestadores de serviços junto ao Cadastur

“Foi uma experiência produtiva estar nesses ambientes, sobretudo em escolas”, afirma Camila dos Santos, produtora e artista do Grupo Baquetá, que já concluiu a circulação em cidades como Lupionópolis, Paranapoema e Salgado Filho. Ela fala sobre a experiência de participar do programa e da oportunidade de ocupar os espaços culturais e escolas desses municípios.

“Tivemos relatos bem emocionantes da importância de ter produções culturais em cidades pequenas. Sobretudo quanto a temas importantes, assim como o ‘Karingana ua Karingana! Histórias de África’, que tem temática social da cultura negra e de relações étnico-raciais”, afirma. Camila também destaca ter ouvido depoimentos de crianças que tiveram a chance de assistir a uma peça de teatro pela primeira vez, por meio da iniciativa.

Os espetáculos participantes do Trilhando pelo Paraná são: “Isaac Newton e o Enigma da Floresta”, de Gilberto Bastos Pereira; “Lendas Ciganas – Sopa de Pedras – Uma lenda da tradição oral cigana”, de Neiva Camargo da Silva Iovanovitch Promoções Artísticas; “Piska Piska 30 anos transportando cultura”, de Gilson Marcos Pereira de Oliveira; “Cia. Os Palhaços de Rua Apresenta: Números”, de Edvaldo Manoel dos Santos Junior Produções; “Karingana ua Karingana! Histórias de Áfricas”, da Baquetá Produções Artísticas; “O Melhor Show do Mundo”, de Tiago Marques da Silva; “O show não pode parar”, de Aspart – Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná; “Gran Circo Stopim”, do Espaço Cultural dos Palhaços; “O Fabuloso Circo Acessível”, de Flaviana Nunes da Silva Zanoni; e “Triolé Fora da Estrada”, da Triolé.

Leia Também:  Com 5,2 milhões de clientes, Copel investe em digitalização de serviços e da rede elétrica

Confira a programação de setembro e outubro:

“Triolé Fora da Estrada” – Triolé

Farol – 15/09/2023

Santa Lúcia – 18/09/2023

Lindoeste – 19/09/2023

Iguatu – 20/09/2023

Campo Bonito – 25/09/2023

Anahy – 26/09/2023

“O show não pode parar” – Aspart

Porto Vitória – 15/09/2023

Espigão Alto do Iguaçu – 02/10/2023

Diamante do Sul – 03/10/2023

Altamira do Paraná – 04/10/2023

Mato Rico – 05/10/2023

Campina do Simão – 06/10/2023

“Gran Circo Stopim” – Espaço Cultural dos Palhaços

Iracema do Oeste – 15/09/2023

Ramilândia – 18/09/2023

Entre Rios do Oeste – 19/09/2023

São José das Palmeiras – 20/09/2023

Quatro Pontes – 21/09/2023

Serranópolis do Iguaçu – 22/09/2023

“Piska Piska 30 anos transportando cultura” – Gilson Marcos Pereira de Oliveira

Lidianópolis – 2/10/2023

Cruzmaltina – 3/10/2023

Arapuã – 5/10/2023

Novo Itacolomi – 5/10/2023

Ariranha do Ivaí – 6/10/2023

Marumbi – 9/10/2023

Rosário do Ivaí – 10/10/2023

Kaloré – 11/10/2023

Rio Bom – 12/10/2023

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio do Estado, Associação de Mulheres Rurais de Chopinzinho amplia sua sede

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Vendaval no Oeste derruba energia e Copel mobiliza eletricistas de todo o Paraná 

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA