NOVA AURORA

PARANÁ

Tradicional travessia dos bombeiros militares em Guaratuba chega à 24ª edição

Publicado em

A empolgação dos cerca de 100 participantes da 24ª edição da tradicional Travessia dos Veteranos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), tomou a Praia Central de Guaratuba, neste sábado (6). Com participação gratuita, a prova celebra os 62 anos do serviço de guarda-vidas no Paraná e é promovida pelos veteranos, também para valorizar aqueles que contribuíram com a instituição e promover a confraternização entre bombeiros da reserva e da ativa.

O evento começou às 10 horas e teve percurso bastante acessível, de 400 metros. “A ideia é que todos participem. Nós temos hoje bombeiros veteranos com uma idade bastante avançada. Tem alguns com dificuldade de locomoção, mas que mesmo assim fazem questão de vir. A nossa intenção é proporcionar essa oportunidade de participar ao maior número possível de veteranos”, comentou o major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), responsável pelo atendimento do litoral.

Leia Também:  Sanepar começará novas obras de ampliação do atendimento em Cascavel em fevereiro

“É uma confraternização, esse é o grande objetivo. Eles se deslocam do Estado inteiro para se reunir com o pessoal”, complementou o comandante do 8º GB.

Em apoio ao evento, o 8º GB proporciona a prevenção aquática, com o uso de embarcações; as sinalizações, delimitando a área de prova, e o atendimento terrestre, inclusive com a presença de uma ambulância. Tarefa realizada com esmero por uma equipe de 20 pessoas.

Um dos participantes da prova foi o major Paulo César Moreira, de 62 anos, que já atuou como guarda-vidas no litoral paranaense. “Participo todos os anos e é uma experiência maravilhosa. É uma forma de reencontrar velhos amigos, tendo a oportunidade de conversar e matar a saudade dos colegas de farda. Eu já atuei como guarda-vidas em muitos verões em Guaratuba e Matinhos, então você se sente muito em casa”, contou.

Além do bate-papo com os colegas e das braçadas durante a prova, o encontro também tem um ingrediente que nunca falta onde se encontram tantos bombeiros orgulhosos da farda: a canção do Soldado de Fogo, cantada em coro pelos presentes. Tudo acompanhado de perto com muita curiosidade pelo público que passava pelo calçadão da Praia Central de Guaratuba.

Leia Também:  Operação de combate a incêndios se encerra: ano já teve o dobro de ocorrências de 2023

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Anteprojeto da duplicação entre Arapongas e Sabáudia terá investimento de R$ 872 mil

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Receita Estadual aponta que 27,5% dos veículos estão com o IPVA 2023 atrasado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA